Nobres é um destino de ecoturismo ainda pouco conhecido, mas com grande potencial turístico
Conheça as atrações de Bom Jardim, em Nobres, destino, de ecoturismo que tem como principais atrações as flutuações, semelhantes à Bonito, no Mato Grosso do Sul.
Saiba o que fazer em Nobres MT e Bom Jardim, destino de ecoturismo do estado do Mato Grosso que tem como principal destaque as flutuações. Os rios desta região calcária possuem uma transparência incrível e são repletos de peixes, verdadeiros aquários naturais.
Assim como Bonito, no Mato Grosso do Sul, Nobres oferece atrações semelhantes no Mato Grosso do Norte, com atrações preservadas em meio à natureza. Rios transparentes, nascentes, cachoeiras, grutas, balneários, pássaros e animais são suas principais atrações.
As atividades são diversas como trilha, flutuação, boia cross, tirolesa, quadriciclo, entre outras. Escrevemos esse guia prático para você organizar sua viagem e seu roteiro com dicas práticas do que fazer em Nobres MT, confira!
Graças ao solo rico em calcário, as águas dos rios como o Salobra e o Triste são transparentes – e aqui ganham incríveis tons azulados e esverdeados – e formam verdadeiros aquários naturais como os apreciados no Recanto Ecológico e no Reino Encantado.
Dentro deles, uma infinidade de espécies de peixes, como as populares piraputangas, pacus e piaus. E ainda tem os dourados e as arraias, que sempre surpreendem quando surgem no cenário. Basta uma máscara, um snorkel e um colete para se soltar na correnteza e flutuar rios abaixo.
Por falar em correnteza, os passeios de boia também fazem parte da programação. Por aqui, eles são contemplativos e perfeitos para apreciar a natureza ao redor. Em um dos roteiros, o do Duto do Quebó, o percurso inclui até passagem por uma caverna repleta de estalactites!
Quer mais? Tem banho de cachoeira na Serra Azul, tirolesa, revoadas de casais de araras ao pôr do sol… E assim como em Bonito, é preciso comprar ingresso (que inclui guia) nas agências de receptivo para visitar as atrações, uma vez que elas ficam em propriedades privadas. Em Bom Jardim, porém, os preços são bem mais em conta.
A estratégia é uma das boas maneiras de preservar os atrativos, ainda mais em um destino como Bom Jardim, que ainda está se estruturando para receber os turistas. As pousadas da vila são simples e confortáveis. Nos restaurantes, a comida caseira e com o gostinho do Mato Grosso é da melhor qualidade!
Nobres é um destino de ecoturismo ainda pouco conhecido, mas com grande potencial turístico. O turismo começou no local por volta de 2014 e as principais atrações se localizam na área do distrito de Vila Bom Jardim, a 64 km da sede.
Fonte: Viagens e Caminhos e Férias Brasil.