Poá é uma Estância Hidromineral e tem uma das melhores água radioativa do Brasil
Estância Hidromineral tem uma das melhores água radioativa do Brasil, com alto teor de radioatividade
A Estância Hidromineral de Poá preserva o que há de melhor na Grande São Paulo. Clima de Montanha, hospitalidade e a melhor água mineral do mundo, é o que Poá oferece aos turistas que queiram passar momentos agradáveis.
Poá está localizada a apenas 34 km da capital. População estimada em 117.000 poaenses, nativos ou de coração. Em extensão territorial ganha apenas de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro: é a terceira menor cidade paulista. Sua economia é baseada no setor de serviços. Seu principal evento, a EXPOÁ, atrai mais de 350.000 habitantes em seus cinco dias. Clima de montanha e uma das melhores águas do mundo.
Fundada em 24 de dezembro de 1948 e localizada na Região Leste, a cidade está em uma altitude de 760m em relação ao nível do mar. Poá está distante 17 quilômetros de Mogi das Cruzes e 34 quilômetros da Capital. Faz parte da Região Metropolitana de São Paulo e possui uma área territorial de 17 quilômetros quadrados.
Com uma população estimada em 89.236 habitantes, a cidade é cortada pelos rios Tietê e Guaio, além do Córrego Itaim no Centro da Cidade. Faz Divisa com os seguintes municípios: Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, São Paulo e Suzano.
A cidade é servida pelos trens das linhas E e F da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos- CPTM, que se encontram nas estações Poá e Calmon Viana, e também por cerca de 20 linhas de ônibus. Por força do decreto, atendendo a reivindicações de várias lideranças políticas de Poá, a cidade passou a ser considerada “Estância Hidromineral, passando a partir de então a ter o prefeito indicado pelo governo do Estado. Citava-se o valor da Água Mineral da Fonte Áurea como principal justificativa desta alteração.
Poá é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. O município adquire, também, o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Portal Férias.