Saber Viver a Vida é Tema de Conferência com Jovens na CAIXA Cultural Rio de Janeiro


 

Renato Noguera

Projeto Aventuras do Pensamento traz em junho palestra do filósofo Renato Noguera, que une narrativas ubuntu e Nietzsche

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, no dia 3 de junho de 2017 (sábado), às 11h, o filósofo Renato Noguera como convidado do mês para o ciclo de palestras Aventuras do Pensamento. O projeto, que já está em sua segunda edição, é pioneiro no país ao promover debates gratuitos com pensadores brasileiros para o público infantojuvenil, e mês após mês lota o cinema do espaço. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

Com a conferência intitulada Viver e não ter a vergonha de ser feliz, Renato Noguera vai falar sobre um tema tão simples quanto fundamental no dia a dia de crianças e adultos: o que é uma vida bem vivida? Para responder a uma questão com implicações tão profundas, o professor recorrerá a uma vasta e variada gama de referências, incluindo pensadores africanos, indígenas e ocidentais.

Por meio de narrativas guaranis e ubuntu, o filósofo desenvolverá a ideia de que, em suas palavras, uma pessoa sempre depende de outras para realizar a si mesma. “Dois conceitos básicos vão ser trabalhados: o combate à infantilização da vida e o abandono do desejo de autoajuda”, afirma.

Renato Noguera é professor de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). É doutor, mestre e graduado em Filosofia pela UFRJ e também autor de literatura infantil. Entre suas publicações, destaca-se a Coleção Nana & Nilo que, além de material paradidático, inclui diversos produtos lúdicos e interativos ligados a pesquisas nos campos da filosofia, antropologia, história e educação. Também coordena o Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas e do Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Interseções da UFRRJ.

O projeto:

Iniciado em abril com a palestra da filósofa Carla Rodrigues sobre identidade de gênero, Aventuras do Pensamento promove encontros mensais com artistas, intelectuais e filósofos, como Djamila Ribeiro, Luiz Eduardo Soares e Ernesto Neto, abordando temas que vão de violência à criação artística, passando por animalidade e bem viver, sempre no primeiro sábado de cada mês. A entrada é franca e aberta a todas as idades.

Os convidados discorrem sobre temas de sua especialidade em linguagem acessível ao público infantojuvenil, proporcionando uma oportunidade de interação e aprendizagem. Após a palestra de cerca de 45 minutos, é a hora da participação do público através de perguntas e comentários.

As perguntas do público infantil são completamente diferentes do que dizem os adultos, e é onde sabemos se a palestra de fato deu certo”, diz Laila Melchior, uma das curadoras do evento.

O ciclo de palestras Aventuras do pensamento excepcionalmente não será realizado no mês de julho, voltando aos encontros no primeiro sábado de agosto (5).

Para outras informações, acesse www.aventurasdopensamento.com.br.

Programação: 

3 de junho (sábado)

11h – Viver e não ter a vergonha de ser feliz – Renato Noguera, professor de filosofia (UFRRJ)

5 de agosto (sábado)

11h – Violência e Invisibilidade – Luiz Eduardo Soares, antropólogo (UERJ)

2 de setembro (sábado)

11h – Saberes animais – Maria Esther Maciel, professora de Literatura (UFMG)

7 de outubro (sábado)

11h – Fazendo arte – Ernesto Neto, artista plástico

4 de novembro (sábado)

11h – A importância de quebrar o silêncio – Djamila Ribeiro, pesquisadora e mestre em Filosofia Política pela Unifesp e feminista

Serviço:

Ciclo de Palestras Aventuras do Pensamento

Viver e não ter a vergonha de ser feliz, com Renato Noguera

Entrada franca (Ingressos distribuídos uma hora antes de cada palestra)

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 (com transmissão ao vivo no Cinema 2)

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Informações: Tel. (21) 3980-3815

Data: 3 de junho de 2017 (sábado)

Horário: 11h

Duração: 1h30min

Lotação: Cinema 1 – 78 lugares (mais três para cadeirantes) / Cinema 2 – 80 lugares (mais dois para cadeirantes)

Classificação Indicativa: Livre (Projeto voltado ao público infantojuvenil, com temas e linguagem adaptados para essa faixa etária)

Acesso para pessoas com deficiência

Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Assessoria de Imprensa

André Duchiade – [email protected] – Tel. (21) 99417-8815

Hermano Callou – [email protected] – Tel. (21) 99457-9917

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ) Tel. (21) 3980-3096 | 4097

www.caixacultural.gov.br[email protected]

https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro

Fonte: Mateus Almeida de Vasconcelos[email protected] em 25/05/2017.