• Home
  • Câmara de Cultura
  • Saúde e Bem Estar
  • Passeios Culturais e Turísticos
  • Mostra de Cinema de Mangaratiba
  • Revista Cidadania&Meio Ambiente
  • Revista Guia Cultural & Turístico
  • Desenvolvimento Humano/Cidadania
  • Meio Ambiente
  • Cultura
  • Educação
  • Livro Vidas e Saberes
  • CONTATO
Câmara de Cultura
  • Artigo
  • Cidadania
  • Comércio
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • Gastronomia
  • História
  • Matéria
  • Notícia
  • Pesquisa
  • Saúde e Bem Estar
  • Sem categoria
  • Turismo

A Estancia Turística Barretos considerada a Capital Country do Brasil, mundialmente conhecida como uma das maiores festas de rodeio

2024/05/03   admin

Barretos – SP.

A cidade de Barretos, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1885. A localidade está em uma altitude de 530m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 104.156 habitantes. A área total de Barretos é de 1.568km², e sua densidade demográfica é de 66,43hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barretos-SP é 14780-000.

Conhecida pela famosa festa que reúne os maiores nomes da música sertaneja do País, a cidade de Barretos, localizada na região de Ribeirão Preto, em São Paulo, tem muitos outros atrativos turísticos. É uma cidade que vale a pena ser visitada o ano todo, cuja história se confunde com a própria trajetória dos bandeirantes.

Francisco Barreto e Simão Marques, juntamente com suas famílias, chegaram à região, apossando-se de grandes extensões de terras, onde organizaram suas fazendas. O personagem “boiadeiro” sempre teve um papel importante no transporte de gado de uma região para outra, assim como na entrega de “bois gordos” aos frigoríficos da região e a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro. A famosa Internacional Festa do Peão de Barretos. Barretos sedia a mundialmente e reconhecida como uma das maiores festas de rodeio. A festa atrai em torno de um milhão de turistas para Barretos, o que abriu novos caminhos.

O Barretos Country Acquapark é um dos maiores atrativos da cidade – inclusive, é o primeiro resort de estilo country de todo o Brasil. Mas, o que os visitantes encontram lá? Além do parque aquático incrível, também há um mini zoológico, uma mini fazenda, trole, passeio a cavalo, local para a prática de esportes e muito mais. Lá, você pode até sentir como é montar em um boi! Diversão garantida para adultos e crianças.

Os outros Pontos Turísticos são: o Parque do Peão, Catedral do Divino Espírito Santo, Memorial of Peão de Boiadeiro, Museu Municipal e muitos outros lindos recantos.

O Parque do Peão é um local incrível para se conhecer. Abriga uma arena projetada pelo grande arquiteto Oscar Niemeyer especialmente para os eventos de rodeio, além de uma vila ecológica, monumento do Touro Bandido, loja de souvenir e muito mais.

Situada ao norte do Estado de São Paulo, a 430 km da capital, tendo como principal via de acesso a Rodovia Brigadeiro Faria Lima. Na cidade a “Tocada da Boiada”, “Memorial do Peão”, “Estádio de Rodeio” e “Ranchos Festivos”, dentre outros.

Para quem vai viajar em família, os pontos com atividades mais variadas sempre são bem-vindos. Em Barretos, uma das opções é o clube Rio das Pedras Country Club, com piscinas, toboáguas, parque infantil, uma praia artificial, pesqueiro e área de prática esportiva. Outra alternativa, para quem prefere um passeio mais “relax”, é o Pesqueiro Recanto do Peixe, ideal para algumas horas de pescaria e de pura tranquilidade em meio à natureza.

Na época de rodeios, a cidade e até mesmo a região ficam superlotadas. No centro uma particularidade é que as avenidas são identificadas por números ímpares e as ruas por números pares. Também industrialização de carne tanto para o mercado interno quanto para o externo. Em fase de ser considerada a Capital Country do Brasil, vem de encontro à vocação natural de Barretos, o “Projeto Country”, confirmando sua posição de pólo turístico da região, não só em época de rodeio, mas ao longo do ano. O novo pórtico da cidade oferece novo visual e caracteriza esse projeto. A origem de Barretos remete à história dos bandeirantes. 

História da Cidade:

O espírito desbravador dos herdeiro dos bandeirantes paulistas impulsionou, no início do século XIX, a busca de novas terras, mais férteis e promissoras. A privilegiada localização e os fartos recursos naturais motivaram a escolha do local para o início de um povoado. Os fundadores de Barretos chegaram à região vindos, principalmente, do Sul de Minas. Atravessaram o Rio Pardo na antiga Fazenda Santo Inácio e por volta de 1830, assentaram-se em dois núcleos “Fazenda dos Barreto” e “Fazenda dos Marques”. A primeira desenvolveu-se a partir do local onde, hoje, encontra-se o Sanatório Mariano Dias, entre os dois córregos que cortam as cidades. A segunda, teve suas primeiras construções onde está o atual Largo do Rosário.

Por volta de 1845, as duas famílias pioneiras resolveram delimitar uma área comum que recebeu o sugestivo nome de “Patrimônio do Espírito Santo”. A mesma área já vinha servindo como referência e pousada para viajantes, particularmente comerciantes das mais diversas e distantes localidades. A delimitação motivou a construção, logo a seguir, da primeira Capela e as primeiras casas começaram a surgir ao longo da atual rua 14.

A Paróquia da época organizou a divisão do “Patrimônio” em quadras e datas, formando, assim, uma “primeira planta da cidade”. O povoado começou a desenvolver-se lentamente. A densa mata que o circundava exigia sacrifícios sobre-humanos para ser removida. Um acidente natural, no rigoroso inverno de 1870, alterou substancialmente as condições de ocupação e desenvolvimento da região. Após forte geada, um grande incêndio destruiu significativa área de florestas. Foi o chamado “Fogo de 70” que deixou calcinada enorme quantidade de terra. Com a chegada das chuvas, no lugar da antiga floresta surgiu uma rica e natural pastagem que criou condições adequadas para a criação e engorda de gado. Inúmeras fazendas foram se formando e a atividade pecuária progrediu rapidamente, em toda a região, tornando Barretos um centro comercial vigoroso e próspero.

No início do século passado, importante atividade agrícola veio somar-se à pecuária. A cultura do café atingiu a região. As mudanças vieram acompanhadas de um elemento historicamente ligado ao desenvolvimento do país: o imigrante europeu.

A vinda e instalação dos europeus, particularmente italianos, alteraram o ritmo de desenvolvimento assim como o aspecto e a arquitetura da cidade. Um pouco mais tarde, chegaram os árabes e as atividades econômicas começaram a desenvolver-se também no seu aspecto urbano, unindo o aumento da produção agrícola ao crescente comércio. Foram expressão tais transformações as novas técnicas de construção e fachadas de edifícios que passaram a ser artisticamente trabalhados. Um gênio da época, o arquiteto Pagani, foi responsável pela qualidade e beleza do conjunto urbanístico da antiga área central.

Entre 1900 e 1916 dois acontecimentos marcaram a História de Barretos e região: a chegada da Ferrovia e da Companhia Frigorífica Anglo Pastoril. A ferrovia, Cia Paulista de Estrada de Ferro, impulsionou a atividade produtiva, com transporte de cargas e passageiros. A Anglo, de propriedade dos ingleses, gerou empregos e crescimento, tanto econômico como populacional, instalando, ao lado de suas dependências industriais, a Vila Operária, um núcleo urbano.
As duas grandes guerras mundiais ocorridas entre 1914 e 1945, marcaram, significativa, a evolução econômica de Barretos com o aumento nas exportações de carnes e enlatados. Naturalmente, os reflexos foram rapidamente sentidos em todos os setores da economia local.

Entre os anos de 40 e 50, o progresso chegou decisivamente nos setores urbanos. Ocorreram a ampliação dos serviços públicos, pavimentações, infra-estrutura de saneamento, energia elétrica e telefonia. O comércio local passou à condição de pólo do norte do Estado, Triângulo Mineiro e Sul de Goiás. Linhas aéreas regulares e pavimentação asfáltica da rodovia de ligação com a capital consolidaram, no final de 50, o espírito desenvolvimentista.

Fonte: Guia do Turismo Brasil e Portal Férias.

Posted in: Cultura, Turismo   Tags: Barretos, Barretos Country Acquapark, Catedral do Divino Espírito Santo, Festa do Peão de Barretos, Festa do Peão de Boiadeiro, Memorial of Peão de Boiadeiro, Museu Municipal, Parque do Peão
  • Busca

  • Mais Recentes

    • Volta Redonda, Localizada no Sul Fluminense é Considerada Melhor em Qualidade de Vida no Interior do Estado do Rio De Janeiro

    • Barra do Piraí é um lugar especial por suas belezas naturais !

    • Resende região de belezas naturais, cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros e a natureza viva são um convite ao descanso

O conteúdo da Câmara de Cultura é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito à fonte primária da informação
Powered by WordPress and MasterTemplate