Arte Contemporânea inspira Oficinas Gratuitas do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira


Público poderá produzir materiais baseados nos trabalhos dos aborígenes da Austrália e dos artistas de rua de Angola

De paisagens desérticas a cenários urbanos, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira foi buscar influências ao redor do mundo para trazer ao público da CAIXA Cultural Rio de Janeiro duas oficinas inspiradas em trabalhos de arte contemporânea da Austrália e de Angola. São atividades com entrada franca, baseadas nas exposições Tempo dos sonhos: Arte aborígene contemporânea da Austrália, em cartaz desde o dia 14 de março, e Daqui pra frente – Arte contemporânea em Angola, com abertura marcada para a próxima terça (21).

Recheada de cores e tons dos chamados outbacks australianos, a arte da mais antiga cultura viva do planeta – a cultura aborígene da Austrália – é tema da oficina Abstraindo paisagens. De 21 a 24 de março (terça a sexta), das 15h às 17h, o público poderá aprender sobre as formas que povoam o imaginário dos artistas aborígenes para produzir suas próprias pinturas baseadas nos ricos biomas brasileiros. A classificação é livre.

Da Oceania para a África, a Oficina de cartazes lambe lambe explora a gama de possibilidades da arte urbana contemporânea e sua ligação com artistas angolanos como Yonamine Miguel. Durante a atividade, os participantes serão encorajados a criar seus próprios cartazes fundindo elementos característicos do lambe lambe e da arte angolana na produção de uma mensagem própria. Destinada a todos os públicos, a Oficina de cartazes lambe lambe acontece de 28 a 31 de março (terça a sexta), sempre das 15h às 17h.

De volta à América do Sul, no dia 30 de março, das 18h às 21h, será realizado o bate-papo Ser artista mulher no Brasil. O debate aproveita o Dia Internacional da Mulher e, inspirado na exposição À Mercê do Impossível – Ana Cristina César e na mostra Devi – Mulher em cena, propõe um grande encontro com jovens artistas brasileiras de diversas linguagens. Serão abordados os principais desafios de ter uma produção artística no país sendo mulher, além de questões sobre o mercado e o preconceito de gênero. O bate-papo é voltado para o público a partir dos 16 anos.

Atividades mensais:

O Programa Educativo CAIXA Gente Arteira também apresenta atividades que ocorrem mensalmente, como Em busca da obra de arte, que convida as crianças a interagir com as obras da CAIXA Cultural Rio de Janeiro. Em março, a atividade ocorre no dia 25 (sábado), das 16h às 17h.

Durante todos os sábados, das 14h às 15h, e domingos, das 15h às 16h, são promovidos os ateliês criativos, atividades que estimulam a criatividade, para as quais os visitantes são convidados depois de apreciarem as exposições em cartaz. Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças a sextas-feiras, das 13h às 14h e das 17h às 18h.

O programa CAIXA Gente Arteira tem, como objetivo, explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail [email protected]. Não é obrigatória a inscrição prévia para nenhuma das atividades.

Programação CAIXA Gente Arteira – março:

Oficina Abstraindo Paisagens

Datas: de 21 a 24 de março (de terça a sexta)

Horários: às 15h e às 17h

Local: Sala de oficina 1

Classificação indicativa: Livre

Oficina de cartazes lambe lambe

Datas: de 28 a 31 de março (de terça a sexta)

Horário: de 15h às 17h

Local: Sala de oficina 1

Classificação indicativa: Livre

Bate-papo Ser artista mulher no Brasil

Datas: 30 de março (quinta-feira)

Horário: 18h às 21h

Local: Sala Margareth Nascimento

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Serviço:

Programa educativo CAIXA Gente Arteira

Ateliê Criativo: sábados, às 14h; e domingos, às 15h

Ações de galeria: terça a sexta-feira, das 13h às 14 e das 17h às 18h

Em busca da obra de arte: 25 de março (sábado), das 16h às 17h

Entrada franca

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Classificação Indicativa: a partir dos 5 anos

Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | [email protected]

Assessoria de Imprensa:

Mateus Vasconcelos – [email protected] (21) 3980-4097/3096

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ) (21) 3980-3096 / 4097

www.caixa.gov.br/agenciacaixadenoticias |@imprensaCAIXA  

https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro

Fonte: Mateus Vasconcelos – [email protected] , em 16/03/2017.