Caxambú concentra o maior complexo hidromineral do mundo com 12 Fontes de Água Mineral
A principal atração de Caxambu é o parque que possui a maior concentração de águas carbo-gasosas do mundo, com 12 fontes
Caxambú está localizado nas montanhas do sul de Minas Gerais, mais precisamente na região da Serra da Mantiqueira. A pequena cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral com propriedades diferentes. A maioria delas estão concentradas no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. Outro ponto turístico de Caxambu é o Balneário de Hidroterapia.
Após a ampla restauração e modernização, voltou a oferecer aos visitantes os seus famosos banhos e tratamentos. O turista também deve conhecer o Parque das águas. O parque possui cerca de 210.000 m2. Ele está situado bem no centro de Caxambu.
A principal atração de Caxambu é o parque, que possui a maior concentração de águas carbogasosas do mundo e conta com 12 fontes de água mineral, gêiser, piscina de água mineral, balneário hidroterápico, lago com pedalinhos, teleférico e muitas outras atrações.
Um programa imperdível para quem vem a Caxambu é o tour pela cidade ou para locais como a Chácara das Rosas (Centro de Hidroterapia e Terapias Holísticas) ou para o Portal das Águas. Nestes locais é possível realizar trilhas na mata, visitar nascentes e lagos. Há opções também para visitar fazendas com criação de cavalo manga-larga, marchador, cavalgadas, passeios em pôneis, tomar um delicioso café colonial e desfrutar de um almoço com comidas típicas da região.
Não é de hoje que Caxambu é famosa por conta da variedade de suas águas hidrotermais. No século 19, a família imperial vinha em peso do Rio de Janeiro em busca das propriedades medicinais das nascentes da cidade. Além das temperaturas amenas que predominam no Sul de Minas boa parte do ano.
Os ilustres visitantes foram homenageados e batizam algumas das doze fontes instaladas no grandioso cartão-postal da cidade – o Parque das Águas. Entre elas está a D. Pedro, uma das mais concorridas e que exibe uma imensa coroa dourada.
E que tal se inspirar nos monarcas e curtir um dia de rei ou de princesa? O balneário, instalado em um belo prédio no interior do parque, oferece banhos de sais, de espuma e de duchas escocesas, além de massagens e sauna.
Quem viaja com crianças também encontra diversão nas quadras, no lago para passeios de pedalinho e nas piscinas de água mineral!
O ar de cidadezinha do interior continua firme em Caxambu, integrante do roteiro Circuito das Águas de Minas. Passeios de charrete apresentam o Centro e são perfeitos na hora das compras – delícias como doce de leite, ambrosia, geléias, compotas de frutas e uma dezena de variedades de queijos produzidos na região enchem os olhos e as malas dos turistas.
O clima de Minas fica ainda mais evidente na pequena Baependi, a apenas oito quilômetros. Emoldurada por cachoeiras e piscinas naturais, tem noite agitada nos finais de semana quando a arrasta-pé toma conta da pracinha. Duplas de violeiros se apresentam de graça e não deixam ninguém ficar parado.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Ferias Brasil.