Genipabu famosa internacionalmente por sua beleza, é o oásis do Rio Grande do Norte, jangadas, dromedários, praia com dunas e lagoas
Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu que engloba uma praia, um grande complexo de dunas e uma lagoa e uma área de proteção ambiental.
A cidade está localizada a 20 km do centro da capital do estado. A região destaca-se por ter imensas dunas e uma lagoa de águas doces, com um forte atrativo para o turismo. A região conta com uma boa infraestrutura de hotéis, pousadas, restaurantes, barracas de praia, passeios de bugue, jangadas e dromedários.
As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento é muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, movendo a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região. É praticado nas dunas ao redor da lagoa, o chamado “esquibunda”. Os interessados descem as dunas sentadas em cima de pranchas de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa.
Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de bugue e de dromedários. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. Pode-se também passear de jangada e de jet-ski.
Os grandes atrativos são as dunas que, aliadas aos bugues, fazem de Genipabu um verdadeiro parque de diversões no meio do nada. Os passeios podem ser “com ou sem emoção”, o que significa mais velocidade e manobras radicais pelas dunas móveis e fixas, vez por outra abençoadas com lagoas de águas doce.
Do topo do monte de areia é possível apreciar a Lagoa de Genipabu e também fazer passeios na corcova de dromedários. O percurso termina na praia de Genipabu – apesar de tranquila e protegida por uma coluna de recifes, não é tão bonita em função das águas turvas. Mas aproveite para fazer uma parada no Bar 21, certamente um dos mais fotografados do mundo pela perfeição do cenário: ele fica aos pés da duna, ao lado de um coqueiro retorcido pelo vento.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.