Holambra a beleza e diversidade de suas flores, aliada à forte influência da colonização holandesa na arquitetura, gastronomia e hospedagem local
Colonizada pelos holandeses, a pacata Holambra é famosa pelas flores – a região produz o equivalente a 40% da produção do país. Para apresentar as belas novidades que surgem a cada estação e comemorar a chegada da primavera, a cidade sedia a concorrida Exploflora, no mês de setembro. São muitas as atrações durante a feira, a começar pelos preços camaradas das flores e plantas ornamentais. E mais: barracas de doces e pratos típicos da Holanda, shows de dança folclórica com bailarinos de tamancos de madeira, desfile de carros alegóricos e Chuva de Pétalas, feita com 18 mil rosas.
É durante a Expoflora que as fazendas de cultivo de tulipas, rosas e crisântemos permitem que os turistas cheguem mais perto das plantações. O city tour leva às estufas, roseirais e campos floridos que podem ser percorridos a pé – ao contrário do restante do ano, quando os passeios são feitos em vans e as paisagens são observadas somente pelas janelinhas do automóvel. Os tours acontecem nos finais de semana e partem do Gardencenter, um verdadeiro hipermercado de plantas e flores repleto de orquídeas, azaléias, girassóis e roseiras, além de mudas, árvores frutíferas, sementes e artigos para jardinagem.
Ao longo do passeio é possível viajar no espaço e se sentir em Amsterdã. As ruas de Holambra têm canteiros floridos, cata-ventos, moinhos decorativos e bicicletas para cima e para baixo, além de casinhas de tijolos vermelhos contornadas por gramados enfeitados com anões de jardim.
As heranças dos colonizadores são encontradas ainda na gastronomia. Nos restaurantes, os pratos chegam às mesas repletos de delícias como salsichão e kassler acompanhados por repolho roxo e purês de batata e de maçã. Guarde lugar para as sobremesas, que têm como destaque as massas folhadas com frutas, canela e amêndoas.
Além das flores, há muito que se ver em Holambra, especialmente para quem viaja com os pequenos. São praças urbanas na beira dos lagos, cavalgadas em fazendas, sítios…
Holambra é considerada uma das mais charmosas cidades do interior de São Paulo. É, também, um dos mais concorridos roteiros turísticos. A beleza e diversidade de suas flores, aliada à forte influência da colonização holandesa na arquitetura e gastronomia local, transformaram essa aconchegante cidade num incomparável pedacinho da Holanda em terras tropicais.
A cidade surgiu da junção das palavras Holanda (HOL), América (AM) e Brasil (BRA). Um dos seus principais eventos é a Expo flora: a maior feira de flores da América Latina, sendo realizada anualmente sempre durante o mês de setembro.
A cidade possui uma grande estrutura para o turismo, com inúmeras opções de lazer, passeios, compras, hospedagem e ótima gastronomia.
Em Holambra, podemos observar o maior Moinho da América Latina: o Moinho Holandês de Holambra, chamado Povos Unidos. Alguns dos principais pontos turísticos de Holambra são: estufas de plantações de flores, o Museu Histórico Cultural, a cachaça produzida artesanalmente e, a tradicional Confeitaria que é parada obrigatória para todos que visitam a cidade.
Apesar de jovem, Holambra é referência em todo o país pelo alto índice de qualidade de vida que oferece aos seus moradores e por seus indicadores socioeconômicos de primeiro mundo. A organização diferenciada e o apelo turístico do município devem muito à origem do município, fundado por uma comunidade de brasileiros nativos e pelos imigrantes que vieram ao Brasil após o término da Segunda Guerra Mundial.
A cultura e as tradições trazidas pelos colonos garantiram à cidade, características peculiares que atraem, todos os anos, aproximadamente um milhão de turistas de dentro e fora do país.
Apesar do aconchego, das belezas naturais e da calmaria característica de pequenas cidades interioranas, a proximidade de Holambra com grandes centros urbanos oferece aos seus visitantes, grande diversidade de opções de lazer e entretenimento, além de fácil acesso a transporte rodoviário e aeroportos.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.