Ouro Preto uma das 7 maravilhas Brasileiras é também, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade
Ouro Preto é uma cidade histórica de Minas Gerais, famosa por sua arquitetura colonial. Nasceu com a descoberta do ouro e seu primeiro nome foi Vila Rica. Foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela Organização das Nações Unidas como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980. Seu conjunto de casarios coloniais é um dos mais importantes do país.
O município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu.
Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, a cidade é sede do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes. A cidade tem também o maior Carnaval Estudantil do Brasil, onde as festas são organizadas pelos moradores das Repúblicas Estudantis.É reconhecida pela diversidade de suas atrações turísticas: das capelinhas às matrizes e paróquias barrocas, das montanhas aos fundos dos vales e da culinária mineira.
Recentemente, Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas Brasileiras. Além de ser um “museu a céu aberto”, a cidade tem instituições que guardam acervos variados como: Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva, Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro.
Hoje, a cidade representa um resumo da arte colonial mineira, não apenas pela expressão de sua história, mas pelo extraordinário acervo cultural que preservou. Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro. Igrejas e construções históricas erguidas no século XVIII espalham-se pelas ladeiras de Ouro Preto. Inspiradas no estilo barroco, exibem até hoje a suntuosidade típica da época, que teve Aleijadinho como grande ícone.
O escultor assina o projeto e as belas obras que fazem da igreja de São Francisco de Assis uma das referências do barroco brasileiro. A construção divide os holofotes ainda com a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a mais rica de Minas Gerais, com mais de 400 quilos de ouro.
As igrejas que mais se destacam são: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Francisco de Paula, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia. As igrejas barrocas e o casario colonial de Ouro Preto foram evidenciados de forma positiva pelo movimento modernista, na década de 1920. Nesse momento, as obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde passaram a ser vistas como manifestações de uma cultura genuinamente brasileira.
A cidade tem muitas atividades a oferecer. Uma delas são os passeios ecológicos de tirar o fôlego dos turistas e dar orgulho aos que são da terra como: as belas paisagens pertencentes à Mata Atlântica e ao Cerrado, variedade de quedas d’água e trilhas como no Parque Natural Municipal das Andorinhas e Nascente do Rio das Velhas.
As ruas e calçadas são cobertas pelas chamadas “pedras-sabão” que escorregam, por isso, use tênis. É preciso também ter muita disposição, pois as ladeiras da cidade são íngremes e cansativas para os mais despreparados.
Em relação ao clima, Ouro Preto tem duas estações bem definidas: Estação chuvosa e seca.
O período com mais incidência de chuvas é entre outubro e março, quando o clima é mais quente e úmido. As temperaturas, geralmente são agradáveis e não mudam tanto durante o ano.
Se quiser curtir a cidade com mais tranquilidade, procure evitar os finais de semana, feriados prolongados, e épocas de férias. Nestas datas a cidade lota os preços dos hotéis também costumam ser mais caros.
Por ser uma cidade turística, Ouro preto oferece um grande número de opções, entre hotéis, pousadas e hostels para todos os bolsos. Em geral, os preços são salgados, especialmente nos finais de semanas e datas especiais.
Os museus de Ouro Preto oferecem aos visitantes, principalmente, utensílios históricos da grande influência da atividade mineradora. Há também influência dos escravos e obras de arte de artistas renomados, como Aleijadinho.
Museu da Inconfidência
Localizado no antigo prédio da Casa de Câmara e Cadeia, na Praça Tiradentes, o museu da Inconfidência conta a história da cidade de Ouro Preto. São 16 salas com exposições temáticas, com destaque para o Panteão da Inconfidência.
Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas
Explica como se desenvolveu a atividade mineradora em Ouro Preto, principal atividade no passado da cidade.
Museu do Oratório, Museu de Arte Sacra de Ouro Preto e o Museu Aleijadinho
Estes 3 museus são rios em arte sacra e possuem tanto obras anônimas, como de artistas consagrados, como Aleijadinho.
Algumas das antigas minas de ouro de Vila Rica são abertas à visitação. Durante a visita, os turistas adentram as minas enquanto os guias relatam como foi na época da exploração do ouro e o trabalho dos escravos.
As minas estão localizadas em propriedades particulares e tem mina até no Centro Histórico, como é o caso da Mina do Chico Rei.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Viagens e Caminhos.