Busca
-
Mais Recentes
As diversas pontes são os atrativos, incluindo onde passa a fascinante e graciosa Maria Fumaça
Paraíba do Sul a Rainha das Águas Minerais, existem muitas pontes, duas para tráfego de carros e uma para tráfego de trem, por onde hoje passa a Maria Fumaça a atração turística do município.
Sua geografia acidentada e áreas verdes convidam os visitantes a um dia de lazer e passeio pela cidade, suas cachoeiras e fontes de água mineral.
Paraíba do Sul desempenhou um importante papel no desenvolvimento regional, tendo sua ponte centenária que cruza o rio Paraíba sido construída pelo entusiasta Barão de Mauá. Praça marquês de São João Marcos, mais conhecida como Jardim Velho, a praça se encontra no centro da cidade. É nela que se realizam as festas populares da cidade como o carnaval e o Encontro Nacional de Motociclistas realizado anualmente.
No centro existe um coreto que antigamente era utilizado para apresentações de bandas de música da cidade.
Entre as construções mais festejadas do século 19 está a Ponte da Parahyba, construída sobre o rio Paraíba do Sul e patrocinada pelo Barão de Mauá. Foi construída com peças de treliça que chegam a quase três metros de altura. É composta por cinco pilares construídos sobre as rochas do rio que dão sustento a um elaborado sistema de vigamento metálico treliçado com grande valor histórico. Também faz parte da história a Estação Ferroviária, inaugurada em 1867 com a presença do Imperador. O prédio antigo foi demolido e o atual leva a assinatura do engenheiro Paulo de Frontin.
É dali que parte o trem da Estrada Real, que faz passeio turístico até Cavaru, a 14 quilômetros. A viagem inclui desembarques em Werneck e no ponto final. Aproveite para comprar doces caseiros e artesanato.
No Centro da cidade os destaques ficam por conta do Palacete Barão Ribeiro de Sá – atual prédio da Prefeitura – com influência renascentista e quatro fachadas; e do Palácio Tiradentes, construção em estilo neoclássico que funcionou como residência, casa bancária e armazém de café.
A Cachoeira de Monte Cristo localiza-se em Carvalhais a 23 quilômetros do centro da cidade, com cerca de 100 metros de altura. Outro atrativo é o Museu Tiradentes, conhecido também como Museu da Inconfidência, que encontra-se instalado numa pequena casa no distrito de Inconfidência, Sebollas. Foi criado para expor um resultado de escavação feita no antigo cemitério e capela de SantAna que foram achados ossos atribuídos ao braço e tórax esquerdo de Tiradentes.
A região é famosa por abrigar diversos hotéis fazenda – refúgios de cariocas e moradores de Juiz de Fora nos finais de semana e férias de julho. Paraíba do Sul, porém, guarda belas heranças dos tempos de ouro do Ciclo do Café como palacetes e obras públicas que trouxeram progresso às terras dos barões.
Para completar o passeio histórico cultural, vale esticar até o distrito de Sebolas, onde está o Museu Sacro de Tiradentes. Instalado em uma pequena casa rural, reúne imagens sacras, alfaias, fardas militares e documentos.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.