Paraibuna oferece aos turistas, além das diversas manifestações culturais, muito ar puro, muita natureza, esportes náuticos, pesca e gastronomia
História toda plantada na roça, em uma região de represas e com muita vocação turística
A tranquila Paraibuna investe forte na simplicidade roceira, apostando no turismo rural, nos esportes náuticos, no ecoturismo, pesca e gastronomia. Cercado de montanhas e banhado por rios e represas de águas límpidas e puras, Paraibuna tem uma nata vocação turística, está situado no Alto do Paraíba, na escarpa da Serra do Mar, onde, do encontro das águas do Rio Paraitinga com as do Rio Paraibuna, se forma o Rio Paraíba do Sul.
No caminho do Litoral Norte, a cidade sabe receber muito bem os turistas que chegam em busca de ar puro e muita natureza. Com uma arquitetura colonial barroca do período cafeeiro ainda preservado e igrejas que revelam o traço marcante da religiosidade do povo.
Paraibuna mantém as festas folclóricas na praça da Igreja Matriz, com diversas manifestações culturais que perpetuam as tradições locais como as danças: Forró, Arrasta-Pé, Quadrilhas, Moçambique entre outras; a Música Sertaneja que sempre se fez presente no cotidiano paraibunense, e as rodas de moda de viola frequente na zona rural.
A tradição do “bolo casamenteiro”, distribuído à população todos os anos no dia de Santo Antônio que também é o dia do aniversário da cidade. A cidade conta com um grande número de restaurantes da culinária típica da roça, como por exemplo: o “afogado”, leitoa pururuca, quirera com frango, vaca atolada, e o tradicional café caipira. E para os apreciadores de uma boa cachaça, a cidade conta com diversos alambiques.
Bica DÁgua, este Patrimônio Municipal conserva lembranças de um passado famoso por tamanha fartura e pureza. Fundação Cultural e Casarões da Praça, quase todos os casarões, ou melhor, prédios em estilo colonial. Destaque para as represas, cachoeiras e o Turismo Rural.
Paraibuna, localizada no estado de São Paulo (SP), foi fundada no ano de 1666. A localidade está em uma altitude de 634,252m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.009 habitantes. A área total de Paraibuna é de 809,8km², e sua densidade demográfica é de 21,00hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Paraibuna-SP é 12260-000.
Paraibuna é opção de passeio para os que buscam belezas naturais e ambiente caipira. Viagem que pode incluir passeios náuticos, culinária tropeira e degustação de café gourmet.
Os turistas que descem a rodovia Tamoios, em busca do contato com a natureza e belezas naturais do litoral norte, têm uma opção extremamente agradável e diferente de passeio. Em vez de praia e areia aparece um cenário de montanhas, além de paisagens aquáticas que contemplam proporcionadas pelos rios existentes na região.
Assim é Paraibuna (SP), município fundado em 13 de junho de 1666 e que, atualmente, conta com pouco mais de 17 mil habitantes e área total de 811,7 km², sendo primordialmente rural, com 786,7 km² de áreas com fazendas, sítios e recursos naturais e 25 km² de localização urbana. Com a movimentação frequente de visitantes do Brasil e exterior, atualmente o município tem o turismo como o principal aquecedor de sua economia. Isso se deve ao comércio, restaurantes, lanchonetes, bares e locais para hospedagem, como sítios e pousadas.
Na gastronomia, o prato mais popular do município é o “afogado” na língua dos turistas, porém “fogado” no sotaque dos nativos. A iguaria, considerada um patrimônio histórico e cultural desde 2005, é feita com carne bovina cozida com temperos e servida com farinha de mandioca e arroz.
Entre as opções de lazer estão a prática de mountain bike, trilhas e esportes náuticos. Uma das atrações mais badaladas e queridinhas dos turistas é a represa do município, que conta com uma extensão de 760 km para navegação, além de um espelho d’água com 230 km de águas cristalinas e mais de 200 ilhas. O local é muito visitado por pessoas que buscam locais ideais para a prática de esportes náuticos variados. A represa ainda oferece passeios de lancha e moto aquática como opções de lazer.
Os pesqueiros da região são primordialmente ocupados por pessoas em busca de passeios familiares e interessados em desfrutar da emoção de fisgar espécies como piabas, pacus, lambaris e tilápias, entre outras.
Para os apaixonados e interessados por café, a visita guiada pela fazenda cultural Valsugana é uma parada fundamental. Tudo isso porque, no local, é produzido um ótimo café gourmet orgânico. Além de conhecer mais sobre a história do cultivo cafeeiro no País e explorar diversos tipos de acessórios domésticos e ferramentas disponíveis no local, os visitantes podem experimentar a deliciosa bebida produzida na fazenda.
Por ser uma cidade primordialmente rural, as opções de hospedagem também seguem o estilo caipira e as opções são pousadas e sítios preparados para receber seus visitantes com uma espécie de aconchego encontrado apenas em cidades pequenas.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Portal Férias.