Busca
-
Mais Recentes
Porto de Galinhas composta por belíssimas praias, principalmente pelas belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais
O nome curioso – Porto de Galinhas -, reza a lenda, veio após a abolição da escravatura, quando negros africanos continuavam sendo escravizados clandestinamente. Desviados de Recife, onde havia fiscalização, os negros desembarcavam em uma praia nos arredores, escondidos em engradados de galinhas-d’angola. Os contrabandistas exclamavam: “Tem galinha nova no porto!”. Esta era a senha utilizada e que deu origem ao nome da vila de pescadores. O que os escravos e os contrabandistas não imaginavam era que, um século depois, o paradisíaco cenário de águas verdes, céu turquesa e areias brancas se transformaria em um dos mais badalados balneários do litoral pernambucano, com praias para todos os gostos.
Localizada no município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é emoldurada por piscinas naturais com águas mornas e transparentes repletas de peixes coloridos e jangadas deslizando de um lado para o outro na maré baixa.
O Município tem também praias com ondas fortes, perfeitas para a prática de surf – a praia de Maracaípe é um dos principais points. Os esportes náuticos, aliás, vêm ganhando cada vez mais adeptos na região, transformando a praia de Muro Alto em ponto de encontro dos apaixonados por esqui aquático, wakeboard e jet-ski.
Apesar das ruas estreitas e da vida correr devagar em Porto de Galinhas, a vila ferve no verão, quando recebe turistas de todas as partes do Brasil, além de estrangeiros dos quatro cantos do planeta.
Todos chegam atraídos pelos aquários naturais, entretanto, surpreendem-se com a riqueza de atrativos e opções de lazer da região, como passeios de bugue, de jangada ou a cavalo, quase sempre emoldurados por coqueirais, areias brancas e um mar de nuances ora verdes, ora azuis.
Porto de Galinhas é uma conhecida praia da Região Nordeste do Brasil, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Entre os principais pontos turísticos de Porto de Galinhas está a Orla de Porto, composta por belíssimas praias, aulas de mergulho, passeios de bugue, engenho Canoas, muito famoso pela produção de mel, rapadura e cachaça entre outras atrações turísticas.
Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Inicialmente a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau brasil.
Porto de Galinhas foi eleita a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes consecutivas. Toda a região é muito frequentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. Porto de Galinhas também é frequentado por surfistas de diversas nacionalidades. A praia de Porto de Galinhas esbanja beleza e encantos naturais. O local é repleto de cores observado através do azul-esverdeado das águas translúcidas, o colorido dos peixes tropicais, o verde da vegetação, o branco dos bancos de areia, o azul do céu e o amarelo do sol.
Quem vai ao balneário tem uma ótima oportunidade de estar em contato com a natureza. Isso porque a região abriga projetos de preservação ambientação. O balneário de Porto de Galinhas oferece diversão para todas as tribos, tanto para quem está solteiro ou acompanhado.
Os visitantes podem realizar passeios de jangada ou bugue, caminhar à beira-mar, visitar o pólo gastronômico da Vila de Todos os Santos ou fazer compras na Vila de Pescadores. Porto de Galinhas também é famosa por sua beleza natural e encanta turistas do Brasil e do exterior.
A extensa faixa de areia branca, os coqueirais e as águas transparentes tornam as praias de Camboa, Muro Alto, Pontal de Cupe, Porto de Galinhas, Maracaípe, Pontal de Maracaípe, Enseadinha, Serrambi e Toquinho um paraíso.
No centro da vila, andar a pé é melhor maneira para conferir de perto o artesanato produzido pelos nativos. São galinhas de cerâmica – o souvenir oficial -, bordados, redes, mantas… A gastronomia também ocupa lugar de destaque, com restaurantes que oferecem pratos à base de frutos do mar e também da cozinha regional, como carne-de-sol e galinha cabidela.
E Porto de Galinhas ainda tem fôlego para o agito depois que o sol se põe. Nos bares, a música rola solta até altas horas. Todos os estilos têm vez e, do forró ao eletrônico, a ordem é não deixar ninguém parado.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.