Porto Seguro com suas praias paradisíacas, seu patrimônio histórico, na Cidade Alta, Igreja da Misericórdia, é o Terceiro polo Turístico do Nordeste
Ao avistar terra, a frota de Pedro Álvares Cabral, viu primeiro um alto e redondo monte ao qual deram o nome de Monte Pascoal. A primeira missa foi celebrada na Coroa Vermelha por Frei Henrique de Coimbra, no hoje município de Cabrália e onde está o monumento do descobrimento do Brasil.
Boa parte dos monumentos históricos de Porto Seguro fica na Cidade Alta, como a Igreja da Misericórdia. O sítio histórico da cidade é um dos primeiros núcleos habitacionais do país. O passeio de ultraleve pela baía é uma ótima opção.
A travessia de balsa entre Porto Seguro e Arraial D’Ajuda e Trancoso dura cerca de dez minutos. Pelas praias ao norte da cidade, espalham-se as grandes cadeias de hotéis à beira-mar e também acontecem os famosos luaus. Mais ao sul, as melhores praias desta região são as de Arraial D’Ajuda e Trancoso. No sul, também existem as grandes mansões de artistas famosos e há redutos de naturalistas.
Trancoso fundada por jesuítas no século XVI, é ideal para quem quer fugir da agitação e do estresse do dia a dia. Com uma natureza exuberante e o misto perfeito entre rústico e sofisticado, o lugar atrai pessoas de todas as partes do mundo. Possui praias com belos visuais, entre elas as praias de Curuípe, Espelho, Itapororoca, Ponta de Corumbáu e Taipe. E rios que deságuam nas praias, destaque para os rios da Barra, dos Frades e Verde. Localizada no sul do Estado da Bahia, Trancoso é um distrito da cidade de Porto Seguro. Uma cidade tranquila, que não possui carros e que recebe todos os anos um grande número de turistas atrás de suas belezas naturais. Com um ecossistema fantástico, é um ótimo destino para quem quer curtir com tranquilidade a natureza.
Quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica… não foi à toa que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias, transformando a região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, no berço do Brasil.
Mais de quinhentos anos depois, as belezas naturais que conquistaram Cabral e sua turma continuam sendo as responsáveis pela leva de turistas que chegam por terra e ar. Mas elas não são mais as únicas razões.
A fama da animação da Costa do Descobrimento corre o mundo e chama a atenção de grupos de jovens que procuram agito 24 horas por dia. Entretanto, embora a palavra de ordem seja axé – em especial na praia de Taperapuã e na Passarela do Descobrimento (mais conhecida como Passarela do Álcool) -, há opções também para quem chega em busca de paz e tranquilidade como as charmosas vilas de Arraial d´Ajuda e de Trancoso, próximas à Porto.
Os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade não foram conferidos por acaso. Porto Seguro guarda com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais, reunindo-as harmoniosamente. Da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante.
No quesito praias, a cidade oferece uma boa gama de ofertas, todas com piscinas naturais de águas mornas, perfeitas para repor as energias. Entre elas, a tranquila Curuípe e a agitada Mundaí, ambas com estrutura de barracas. Mas nem só de praia, burburinho e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Descobrimento, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia.
E tem ainda o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. São bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Para os adeptos do ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica – entre elas, o Parque Nacional de Monte Pascoal – permitem a prática de caminhadas para a observação de centenas de espécies de animais e vegetais.
Em resumo, Porto Seguro é um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.