Programa Educativo CAIXA Gente Arteira Celebra Dia Internacional de Museus com Bate-Papo sobre Representatividade


Evento ocorre no dia 18 de maio e faz parte da 15ª Semana Nacional de Museus

Em celebração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira oferece ao público, no próprio dia 18 (quinta-feira), às 19h, o bate-papo Museu: memórias, representações e ausências, com participação de Bruno Brulon Soares, professor de museologia da Unirio. O evento é voltado para estudantes e profissionais das áreas de museologia e artes visuais a partir dos 18 anos. A entrada é franca e as inscrições devem ser realizadas pelo e-mail [email protected].

Como parte da 15ª Semana Nacional de Museus, o debate abordará a memória dos grupos sociais ausentes nesses espaços. A partir de uma reflexão sobre as narrativas museográficas, os participantes discutirão as representações sociais que não se observam presentes nos museus, bem como as razões dessa ausência.

E por falar em museus e centros culturais, o Programa Educativo CAIXA Gente Arteira ainda oferece a maneira perfeita de explorar o espaço da CAIXA Cultural Rio de Janeiro e aprender mais sobre seu patrimônio na atividade educativa Em busca da obra de arte. No dia 27 de maio (sábado), às 15h, crianças a partir dos 5 anos serão apresentadas às características arquitetônicas da CAIXA Cultural e suas riquezas patrimoniais com os painéis de Bandeira de Mello. Ao mesmo tempo, poderão conhecer um pouco mais sobre o prédio da CAIXA e seu entorno, tudo em linguagem adaptada ao público infantil.

Atividades mensais:

A programação também apresenta atividades que ocorrem mensalmente, incluindo a nova ação Você gosta de poesia?. A atividade ocorre todas as sextas do mês de maio, das 13h às 20h, e incentiva o público a construir seus próprios versos a partir de uma série de palavras imantadas que podem ser coladas e descoladas de painéis metálicos. 

Durante todos os sábados, das 14h às 15h, e domingos, das 15h às 16h, são promovidos os ateliês criativos, atividades para as quais os visitantes são convidados depois de apreciarem as exposições em cartaz, estimulando sua criatividade. Enquanto isso, as ações de galeria proporcionam experiências educativas, reflexivas e sensoriais ao público espontâneo que passa pela CAIXA Cultural, de terças às sextas-feiras, das 13h às 14h e das 17h às 18h.

O programa CAIXA Gente Arteira tem, como objetivo, explorar diversas linguagens artísticas, possibilitando ao público a experimentação prática e teórica sobre artes visuais, música e dança, através de oficinas, vivências e bate-papos. Mais informações sobre as atividades podem ser obtidas pelo telefone (21) 3980-4898 e pelo e-mail [email protected].

Programação – Maio:

Bate-papo Museu: memórias, representações e ausências

Com: Bruno Brulon Soares, professor de museologia da Unirio

Data: 18 de maio (quinta-feira)

Horários: 19h

Local: Cinema 1

Classificação indicativa: 18 anos

Atividade educativa Em busca da obra de arte 

Data: 27 de maio (sábado)

Horário: das 15h às 16h

Local: Foyer

Classificação indicativa: Livre

Serviço:

Programa educativo CAIXA Gente Arteira

Entrada franca

Ateliê Criativo: sábados, às 14h; e domingos, às 15h

Você gosta de poesia?: sextas-feiras, das 13h às 20h

Ações de galeria: terça a sexta-feira, das 13h às 14 e das 17h às 18h

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Classificação Indicativa: a partir dos 5 anos

Agendamento e informações: (21) 3980-4898 | [email protected]

Assessoria de Imprensa:

Mateus Vasconcelos – [email protected] Tel. (21) 99001-9915

Assessoria de Imprensa da CAIXA Cultural Rio de Janeiro (RJ) Tel. (21) 3980-3096 / 4097

www.caixacultural.gov.br|@imprensaCAIXA

https://www.facebook.com/CaixaCulturalRioDeJaneiro

Fonte: Mateus Vasconcelos [email protected] , em 15/05/2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *