Busca
-
Mais Recentes
Outro dia desses estava ouvindo um samba de Paulinho da Viola e um trecho da música me chamou particularmente a atenção. Cantando para sua Nêga, com o peito cheio de remorso, narra por meio da viola os azares do mundo.
Um com cachaça demais, outro com dinheiro de menos, um corpo estirado que calou sua viola, chega em casa e diz: “Hoje eu vim, minha Nêga, sem saber nada da vida. Querendo aprender contigo a forma de se viver…As coisas estão no mundo só que eu preciso aprender”.
Aprender, seja o que for, é realmente um grande desafio. Mas tem outro que considero ainda maior: quando a vida nos obriga a desaprender. A gente nasce e nos ensinam uma solução matemática: estudo + dedicação = trabalho bem remunerado; casamento+amor= felicidade; integridade+ honestidade= justiça. E a gente se esmera para fazer tudo corretamente, usar as ferramentas certas e o resultado muitas vezes é totalmente inesperado. As coisas estão no mundo, só que é preciso aprender a desaprender… Será?
Desaprender que a vida é matemática. Então, o melhor é não se frustrar se o resultado for diferente, mesmo quando a gente resolveu a equação da maneira certa. Desaprender que quanto mais se tem melhor é a vida. Acho que o segredo está em simplificar. Quanto menos variantes tivermos, mais saberemos lidar com elas. Desaprender que sucesso é ganhar muito dinheiro, viver rodeado de gente, ter muitos bens. As coisas e pessoas mais prazerosas não se compram.
Desaprender que o bom é ser dono da razão. O bom mesmo é ter humildade para aceitar que sobre a vida nenhuma questão se esgota e tudo pode mudar, até mesmo a sua certeza. É ter humildade para aceitar novas verdades, afinal, vida é constante aprendizado. É ter coragem para desconstruir conceitos que são verdadeiros cárceres. As coisas estão no mundo e enquanto estivermos nele, sempre precisaremos aprender!
Anoushe Duarte Silveira é brasiliense, jornalista e bacharel em direito, pós graduada em documentário – com especialização em roteiros. Possui textos publicados em jornais e revistas e nos blogs http://www.amigas-da-leitura.blogspot.com/ e http://www.recantodasletras.com.br. Possui livros publicados em co-autoria, selecionados em concursos literários.