• Home
  • Câmara de Cultura
  • Saúde e Bem Estar
  • Passeios Culturais e Turísticos
  • Mostra de Cinema de Mangaratiba
  • Revista Cidadania&Meio Ambiente
  • Revista Guia Cultural & Turístico
  • Desenvolvimento Humano/Cidadania
  • Meio Ambiente
  • Cultura
  • Educação
  • Livro Vidas e Saberes
  • CONTATO
Câmara de Cultura
  • Artigo
  • Cidadania
  • Comércio
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • Gastronomia
  • História
  • Matéria
  • Notícia
  • Pesquisa
  • Saúde e Bem Estar
  • Sem categoria
  • Turismo

Belo Horizonte é a terceira maior cidade do Brasil e oferece belas atrações turísticas espalhadas pela cidade e arredores

2024/06/11   admin

 Belo Horizonte – MG.

A cidade conta com um notável circuito cultural espalhado no entorno da Praça da Liberdade e também no Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Na parte alta da cidade, os parques e mirantes oferecem belas paisagens, como o Mirante de Mangabeiras, com uma vista espetacular do centro.

Belo Horizonte é um destino para ser visitado o ano todo. A cidade possui clima agradável, sem temperaturas extremas durante o ano. As temperaturas mínimas (no inverno) são de 10°C e as máximas (no verão) vão a 28°C.

O que pode atrapalhar os passeios são as chuvas. O clima de Belo Horizonte tem estações bem definidas, com verão quente e úmido e inverno seco. Se você quiser correr menos risco, escolha meses com menor incidência de chuva, conforme a tabela abaixo.

  • Período mais seco: De maio a setembro, com média mensal de apenas 15 mm.

  • Período mais chuvoso: De novembro a janeiro, com média mensal de 270 mm de precipitação.

  • Períodos intermediários: Fevereiro, março, abril e outubro, com média mensal de 128 mm.

Para os fãs da gastronomia, a melhor época para visitar Belo Horizonte é durante o festival “Comida di Buteco”, que acontece entre os meses de abril e maio.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins é a principal porta de entrada para chegar a Belo Horizonte. Localiza-se a 40 km do centro de BH, e recebe voos de todas as regiões do Brasil.

O trajeto do aeroporto ao hotel, no centro de Belo Horizonte pode levar até 1 hora. As opções são de ônibus, táxi, Uber, ou carro alugado.

A maneira mais barata neste deslocamento é o ônibus da Conexão Aeroporto. O problema é que para apenas em pontos determinados do centro de BH e não leva de hotel em hotel.

A cidade é muito grande e há opções por todos os lados. O centro de BH é repleto de opções gastronômicas, sendo uma das melhores localizações para comer. Outro ótimo lugar é no Mercado central de BH, repleto de cafés e restaurantes.

Localizada no coração da cidade, na região do Savassi, a praça da Liberdade oferece um complexo paisagístico e arquitetônico esplêndido.

Além das árvores e do belo jardim, a praça é cercada de belos prédios históricos e museus, onde se encontram 4 importantes avenidas de Belo Horizonte.

Datada de 1897, a praça possui uma rua central (só para pedestres) delineada por belas palmeiras e jardins. Conta também com um grande chafariz, um coreto e alguns monumentos, além das belas construções ao seu redor.

O circuito cultural da Praça da Liberdade é um dos maiores complexos do gênero do país. É formado por 10 espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento e ficam no entorno da praça ou nas proximidades.

A praça Carlos Chagas, mais conhecida como praça da Assembléia fica no centro sul do centro de Belo Horizonte. Possui jardins projetados por Burle Marx e alguns marcos importantes, formando um belo cenário.

Em frente à praça fica o imponente Palácio da Inconfidência (sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais). Em meio à praça fica a igreja de Nossa Senhora de Fátima e outro marco importante é o monumento 20 anos Diretas.

A Pampulha é o cartão postal mais conhecido de Belo Horizonte. Localizada a cerca de 10 km do centro, a lagoa possui em seu entorno, um belo conjunto de construções urbanísticas.

As obras de Oscar Niemeyer marcaram profundamente o espaço urbano local que o tornou um espaço de turismo, lazer e prática de esportes na capital mineira.

Localizada na parte alta da cidade, a praça Israel Pinheiro, mas conhecida como Praça do Papa, oferece um belo visual e vista panorâmica da cidade. Cercada pela Serra do Curral, a praça foi palco de uma missa campal rezada pelo Papa João Paulo II em 1980.

Localizado na parte mais alta do bairro das Mangabeiras, o mirante fica em uma área de preservação ao lado do parque das Mangabeiras.

O mirante possui 2 decks de madeira de onde se tem uma magnífica vista panorâmica do centro da cidade, local perfeito para belas fotos. As fotos pela manhã até o início da tarde oferecem uma imagem mais nítida, já no final da tarde, o destaque é o pôr do sol que baixa sobre os prédios da capital. A visita ao mirante é gratuita e imperdível.

O Parque das Mangabeiras localiza-se aos pés da Serra do Curral, uma área preservada de 2,4 milhões de m². Em meio a área preservada fica o parque, projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx.

Mangabeiras é um belo lugar para fugir do agito da grande BH e curtir a natureza, praticar esportes, ou simplesmente para descansar. O parque oferece belos recantos naturais, trilhas, quadras de esportes, brinquedos e atividades culturais. Abre de terça a domingo, das 8 às 17 horas. Entrada gratuita.

Inaugurado em 2012, o Parque da Serra do Curral é um espaço para contato com a natureza na montanha. O espaço oferece trilhas e mirantes no topo da montanha, que proporcionam belas vistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e das montanhas.

A Serra do Curral, patrimônio nacional tombado pelo IPHAN.

Há10 mirantes distribuídos na área do parque que o visitante pode chegar através de caminhada livre. O Parque abre de terça a domingo, das 8h às 17h (com entrada permitida até as 16h), podendo alterado em condições climáticas desfavoráveis. A entrada é gratuita.

O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o patrimônio ambiental mais antigo da capital. Foi inaugurado em 1897, mesmo ano da fundação da cidade de Belo Horizonte. Com área de 182 mil m², o parque localiza-se no centro da cidade, uma importante área verde e de lazer. O parque possui árvores centenárias de espécies nativas e exóticas, além de um lago. Oferece também monumentos históricos, equipamentos e quadras esportivas, além de outras opções de lazer. Abre de terça a domingo, das 6h às 18, com entrada gratuita.

O zoológico e o jardim botânico de Belo Horizonte dividem uma grande área na Pampulha. Na área também funciona o aquário da Bacia do Rio São Francisco e a reserva ecológica da Pampulha. É uma grande área verde para observação dos animais e plantas em geral. É também um espaço para caminhadas junto à natureza. Abre de terça a domingos, incluindo feriados, das 8 às 17 h.

O parque Guanabara é um parque de diversões fixo que oferece um bom número de brinquedos e atrações. Possui brinquedos variados para crianças e adultos, incluindo brinquedos radicais como a torre de queda livre. O parque se localiza em frente a Igreja de São Francisco e do Lago da Pampulha. Funciona aos sábados, domingos e feriados.

Outros parques de belo Horizonte

Além dos citados acima, BH oferece diversos outros parques: Parque Guanabara, Parque Professor Amílcar, Vianna Martins, Parque Ecológico Padre Alfredo Sabetta, Parque Ecológico Roberto Burle Marx, Parque Carlos de Faria Tavares, Parque Ecológico Vida e Esperança do Tirol, Parque das Nações, entre outros…

Algumas Igrejas, Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte

Construída em 1945, a Capela São Francisco de Assis, mais conhecida como Igrejinha da Pampulha, foi projetada por Oscar Niemeyer, considerada uma grande inovação arquitetônica na época.

Seu interior abriga também belas obras de arte como a Via Sacra, composta por 14 painéis de Cândido Portinari e os jardins assinados por Burle Marx. A Igrejinha da Pampulha é também um dos mais conhecidos “cartão postal” de Belo Horizonte.

A Catedral atual foi inaugurada em 1923, em estilo neogótico. Abriga um belíssimo conjunto arquitetônico e um belo ambiente paisagístico com valor histórico, artístico e cultural. A Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem se localiza no coração de Belo Horizonte e impressiona por sua imponência. A praça ao seu redor ocupa uma quadra inteira.

A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, ou simplesmente Igreja de Lourdes, é uma imponente igreja de belo Horizonte. Teve sua construção concluída em 1923, mesmo ano que a catedral da Boa Viagem.

Em 1958, foi elevada à categoria de basílica por ato do Papa Pio XII. É composta por três naves e possui 47 metros de comprimento e 17 de largura. Uma pena que a igreja não possui um espaço mais amplo em seu redor, pois fica meio que escondida entre outras construções.

Igreja São José – Belo Horizonte. Crédito – Emerson Robert Souza Silva / Fonte: Maps.

A Igreja São José é uma belíssima igreja em estilo neomanuelino, também localizada no centro de Belo Horizonte. É um dos mais notáveis monumentos construídos na capital BH. Sua construção foi iniciada em 1902 e finalizada no ano de 1910. Vista de cima a igreja possui formato de cruz, tem 60 metros de comprimento e 19 de largura. A decoração em seu interior possui belíssimos detalhes artísticos e arquitetônicos.

Museu de Arte da Pampulha.

Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio foi inaugurado na década de 1940 para ser um cassino, durante a administração do prefeito Juscelino Kubitschek. Hoje o prédio abriga o Museu de Arte da Pampulha (MAP). Os jardins externos foram criados pelo paisagista Burle Marx e as estátuas são obras de Ceschiatti, Zamoiski e José Pedrosa. A entrada é gratuita.

Casa do Baile – Belo Horizonte. Crédito: Pedro Vilela / MTur.

Construído em 1943 para ser uma casa de dança, o edifício da Casa do Baile, projetado por Oscar Niemeyer, se tronou um ícone arquitetônico. Faz parte do Conjunto Arquitetônico tombado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. As linhas curvas da Casa do Baile, características do famoso arquiteto, combinam com as curvas do lago da Pampulha, onde está localizado. O local é rodeado por belos jardins projetados por Burle Marx e abrigada exposições temporárias. Abre terça e quarta, das 9h às 18h; quinta, das 9h às 21h; sexta a domingo, das 9h às 18h. Entrada franca.

Instalado no prédio histórico de 1897 que foi Secretaria de Estado da Fazenda, o Memorial de Minas Gerais reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas. O museu interativo constitui elementos que representam a identidade mineira, dividido em 31 espaços de exposição com trabalhos de artistas regionais. Fica em frente à Praça da Liberdade e a entrada é gratuita. Horário de Funcionamento: De terça a sábado, das 10h às 17h30 (na quinta fica aberto até as 21h30). Domingo das 10 h às 15h30.

Conhecido como MM Gerdau, o Museu das Minas e do Metal também funciona em um belo prédio histórico que foi Secretaria de Estado da Educação. O museu abriga um acervo com amostras de pedras e metais e informações sobre mineração e metalurgia. O edifício foi totalmente restaurado e adequado ao projeto. Com auxílio da tecnologia mostra o universo das rochas e os processos de transformação dos minérios. Os visitantes podem interagir em ambientes virtuais preparados para isso. Entrada gratuita. Fica em frente à Praça da Liberdade. Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 12h às 18h, 5ª das 12h às 22h.

O grande e belo prédio de 6 andares foi inaugurado em 1930 para sediar a antiga Secretaria de Segurança do Estado. Após ser cedido ao Banco do Brasil passou por uma ampla restauração e se tornou a quarta unidade do Centro Cultural Banco do Brasil no país. O próprio edifício se destaca tanto na parte externa como interna. Possui duas salas de exposição permanente, teatro, salas multiuso, além de ambientes de convivência, lazer, alimentação e loja. Horário de Funcionamento: 4ª a 2ª das 9h às 21h. Entrada gratuita.

Fonte: Viagens e Caminhos.

Posted in: Cultura, Turismo   Tags: Belo Horizonte, Mangabeiras, mirante, Pampulha, Praça do Papa, Serra do Curral
  • Busca

  • Mais Recentes

    • Volta Redonda, Localizada no Sul Fluminense é Considerada Melhor em Qualidade de Vida no Interior do Estado do Rio De Janeiro

    • Barra do Piraí é um lugar especial por suas belezas naturais !

    • Resende região de belezas naturais, cachoeiras e rios cristalinos, onde o canto dos pássaros e a natureza viva são um convite ao descanso

O conteúdo da Câmara de Cultura é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito à fonte primária da informação
Powered by WordPress and MasterTemplate