Busca
Cascavel: Venha conhecer os pontos culturais e as belezas naturais desta cidade jovem e promissora
Cascavel possui uma topografia privilegiada, fato que facilitou seu desenvolvimento e permitiu a construção de ruas e avenidas largas e bairros bem distribuídos. Hoje, Cascavel é conhecida como a Capital do Oeste Paranaense, por ser o polo econômico da região e um dos maiores municípios do Paraná.
O termo “cascavel” origina-se de uma variação do latim clássico “caccabus”, cujo significado é “borbulhar d”água fervendo”. Segundo a lenda, o nome surgiu de um grupo de colonos que, pernoitando nos arredores de um rio, descobriram um grande ninho de cobras cascavéis, denominando então o local como “Cascavel”.
Cascavel é uma cidade jovem e promissora, que consolidou a posição de pólo econômico regional e epicentro do Mercosul. A cidade destaca-se como pólo universitário, de ensino superior em sete instituições de ensino. É também referência na medicina e na prestação de serviços. Seu comércio e grande infraestrutura industrial e de serviços demonstram toda a grandiosidade tecnológica da cidade. A cidade é também pólo cultural de expressão mundial, sediando eventos anuais como os festivais de música, dança, teatro, cinema e Mostra Cascavelense de Artes Plásticas.
Cascavel mantém espaços culturais que propiciam e estimulam o saber, preservando assim a cultura de sua gente. Os espaços Museu de Arte de Cascavel, Museu da Imagem e do Som, Museu Histórico de Cascavel Celso Sperança, Espaço Cultural Igreja do Lago e a Biblioteca Pública Sandálio dos Santos demonstram o poder e a sabedoria do povo cascavelense em edificar e realizar um futuro glorioso.
As muitas áreas verdes espalhadas por Cascavel incentivam à prática de esportes e passeios em família. Ponto de encontro dos moradores nos finais de semana, o Parque Ecológico Paulo Gorski tem ciclovia, lago para pesca e canoagem, zoológico e playground. Completam o cenário a igreja de Nossa Senhora de Fátima e oTeatro do Lago, com espetáculos para públicos de todas as idades.
Já o Parque Municipal Danilo Galafassi abriga o Museu de História Natural e um zoológico com mais de 300 animais. Trilhas conduzem às áreas onde estão araras, pavões, tucanos, leões, onças, macacos e veados, além de jacarés, tartarugas e capivaras, entre outros.
Para tomar banhos de cachoeira, escolha o Parque Ambiental, com águas cristalinas e mirantes.
Durante um passeio pelo Centro, visite a Casa Dirceu Rosa, uma das construções mais inusitadas da cidade. O espaço abriga a residência e o ateliê do escultor e chama a atenção pela fachada ornamentada. Lá dentro, uma exposição permanente apresenta trabalhos feitos com barro, madeira, cimento e bronze.
Termine o tour circulando pelo Calçadão da Avenida Brasil. São cinco quadras repletas de cafés, sorveterias, revistarias e uma feirinha de artesanato.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.