Considerada uma das 10 mais belas praias do mundo, Jericoacoara é intocada pela sua beleza, dunas que surgem e desaparecem
Jericoacoara possui muitos fatores que encantam os turistas: as belezas naturais, o aspecto selvagem e pitoresco de um lugar pouco tocado pela tecnologia. Neste local, é possível praticar windsurfe, sandboard e kitesurf. Jericoacoara é um dos poucos lugares no Brasil onde é possível assistir ao sol nascer e se pôr no oceano.
A duna mais próxima da vila é ritualisticamente ocupada pelos turistas para assistir ao pôr-do-sol, devido a sua grande altura e posição privilegiada frente ao mar. Ao redor da vila enormes dunas surgem e desaparecem com a constante ação do vento, popularizando o sandboard na região. Jericoacoara conta com praias de enseada e mar calmo, de mar aberto, ondas grandes (quase propícias ao surfe) e praias rochosas.
A Pedra Furada é uma das maiores atrações da vila de Jericoacoara. Ela é uma rocha de cerca de cinco metros de altura com um grande buraco esculpido pela ação da natureza. No mês de julho, é possível assistir ao sol se pondo “dentro” do buraco da pedra.
Outro local para se conhecer é a Lagoa de Jijoca, formada pelo barramento das águas dos Córregos do Paraguai e do Mourão, que acontece devido a migração de dunas móveis na planície costeira. Jericoacoara a 300 km de Fortaleza, um santuário ecológico, está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública. Conhecida também como Jeri, praticamente intocada sua beleza natural. Gigantescas dunas móveis, coqueirais, lagoas de águas cristalinas, manguezais, cavernas, praias de enseada e de oceano, misturam aspectos do sertão e da Costa Litorânea nessa antiga aldeia de pescadores.
E como o destino paradisíaco, a apenas 300 quilômetros de Fortaleza, se mantém intocado? Graças a dois fatores: o primeiro é o acesso precário – só se chega à Jeri em veículos com tração nas quatro rodas, depois de muito sacolejo (nos últimos anos, porém, a quantidade de motos na vila, além dos carros de passeio que enfrentam as estradas de areia para circular pelas praias, mudou o cenário. É preciso ficar atento ao circular a pé). Em 2017, porém, a região ganhou um aeroporto. Mas os preços ainda salgados das passagens contribuem para manter o estilo roots da vila. No mesmo ano, foi introduzida a cobrança de Taxa de Turismo.
O segundo é a transformação da região em Área de Proteção Ambiental, o que aconteceu em 1984, e posteriormente em Parque Nacional, em 2002, preservando da especulação imobiliária uma área de cerca de 200 quilômetros quadrados repleta de dunas douradas, mangues e lagoas de águas transparentes.
As lagoas, aliás, são as melhores “praias” de Jeri. A principal é Jijoca, dividida em duas partes: Lagoa Azul, rústica e com barracas simples; e Lagoa do Paraíso, com pousadas confortáveis e restaurantes que oferecem redes e espreguiçadeiras.
Por todo o espelho d´água, os bons ventos da região – considerada uma das melhores do país para a prática de esportes náuticos – conduzem jangadas e pranchas de kitesurf, que dividem o espaço em perfeita harmonia. Aproveite o passeio de bugue ou de jardineira pra chegar até lá.
Já a praia do centro de Jericoacoara, frequentada pelos windsurfistas em especial, tem como destaque a duna do Pôr do Sol. Todos os dias, no final da tarde, nativos e turistas sobem o morro de 30 metros de areia para apreciar o espetáculo do sol mergulhando no mar. Depois, a vila vira festa.
O final de tarde é clássico em Jeri, levando turistas e nativos ao alto da duna do Pôr do Sol, no canto esquerdo da praia de Jericoacoara. Às cinco horas o movimento é intenso, já que por volta das cinco e meia o sol mergulha no mar. Ao longo do espetáculo, a duna, de 30 metros, muda gradativamente de cores, indo do amarelo ao cor-de-rosa. Para descer, experimente praticar o sandboard – surf na areia – em pequenas pranchas de madeira.
Com restaurantes transados, bares animados e forrós pé-de-serra, oferece programas para todos os gostos. Nas noites de lua cheia, porém, o programa preferido é simplesmente apreciar o céu, sempre repleto de estrelas.
Fonte: Guia do Turismo Brasil Férias Brasil.