Busca
-
Mais Recentes
As praias são cercada de árvores de restingas que propiciam uma aconchegante sombra à beira mar
Aracruz reúne atrativos para todos os gostos. Além das belezas naturais, formadas por praias, restingas e manguezais; a cidade guarda também riquezas culturais, como construções históricas e aldeias indígenas.
No quesito praias, boa parte fica delas fica no distrito de Santa Cruz, a 30 quilômetros do Centro. Basta pegar a ES-010 e escolher em que trecho parar. Uma das mais movimentadas é a da Formosa, em frente ao SESC e emoldurada por piscinas naturais, areias finas e amareladas e coqueirais.
Entre as mais concorridas está a da Barra do Sahy, com vila de pescadores e muitas castanheiras. Apesar do cenário bucólico, é o point do verão por conta das boas ondas e dos quiosques que servem peroás e pescadinhas. À noite, o calçadão se transforma em passarela. Também a praia dos Padres tem agito, garantido pelos restaurantes e pelas boas condições para a prática de esportes náuticos.
Nas praias de Formosa, Coqueiral e Mar Azul, os destaques são as águas calmas e protegidas por recifes, que formam piscinas naturais. Em Sauê, a mata preservada e o rio que forma uma lagoa enfeitam o cenário. Já em Putiri e Barra do Riacho, o mar agitado atrai os surfistas; enquanto na praia de Comboios o atrativo é uma base do Projeto Tamar.
Conheça as principais praias da cidade de Aracruz: A Praia de Coqueiral é visitada principalmente por mineiros e pessoas da região centro-oeste do país em temporadas de verão. Praia de Gramuté – localizada no extremo sul, litoral de Aracruz ao lado do portal. A praia é cercada de árvores de restingas que propiciam uma aconchegante sombra à beira mar. Praia Formosa – com aproximadamente 6 km de extensão, a praia se destaca pelas suas areias amareladas e finas, águas rasas, tranquilas, excelentes para banhistas e pescadores. Com uma vasta vegetação de coqueiros, restinga e remanescentes da Mata Atlântica, torna-se indispensável uma caminhada pela areia, proporcionando uma excelente sensação de contato com a natureza. A praia é própria para banho e excelente para a pesca devido a variedade de fauna marinha. Praia de Santa Cruz – praia de águas claras e formações rochosas, parques e reservas. A praia fica dentro da bucólica Vila de Santa cruz. É o local ideal para quem procura tranquilidade. A praia de Santa Cruz confunde-se em alguns momentos com o Rio Piraquê que corta grande parte do município, inclusive as aldeias indígenas. Praia de Coqueiral – a primeira praia referências de ondas. A vegetação predominante de coqueiros e castanheiras, existência de arrecifes. Próximo à praia encontra-se a Aldeia Tekoá Porã da tribo Guarani. Praia da Sauna – areia grossa e amarelada. As suas águas são bem calmas e dotada de muito verde, com castanheiras e coqueiros. Praia dos Padres – localizada no Distrito de Santa Cruz, com faixa de areia de aproximadamente 5 metros. Esta praia é uma das mais procuradas do verão, repleta de bons restaurantes, apresenta trechos de águas calmas e outros com mar mais forte, tornando-se boa para a prática de esportes aquáticos. Praia do Sauê – é indicada para banho e pescaria. Em suas areias forma-se a Lagoa do Rio Sauê, margeado por vegetação de aroeiras.
Um dos passeios mais bonitos da região é o de escuna pela Reserva do Manguezal Piraquê-Açu. O tour dura cerca de duas horas e apresenta toda a biodiversidade do encontro do rio com o mar. Os barcos partem do cais da Avenida Piraquê-Açu, em Santa Cruz.
Visitar as aldeias indígenas pode ser um interessante programa. Além de conhecer os costumes e as tradições dos índios, é possível acompanhar de perto a produção do artesanato típico. Nas aldeias de Caeiras Velha e de Boa Esperança (Tekoá Porâ) é grande a variedade de bijuterias feitas com sementes coloridas, palha e madeira; cestos e peneiras à base de palha e cipó; e panelas de barro.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.