Poços de Caldas convida a experimentar uma sensação única, pela natureza com suas águas sulfurosas e atrativos turísticos que despertam sonhos
Poços de Caldas com suas águas sulfurosas e atrativos turísticos que despertam sonhos
Impossível falar de Poços de Caldas sem citar suas famosas águas hidrotermais. Um dos grandes motivos de orgulho da cidade, elas são conhecidas pelas características terapêuticas, atraindo turistas de todas as partes.
São diversas minas, de onde brotam esse precioso líquido, que deu fama a cidade e a firmou no circuito de Turismo Medicinal. Poços de Caldas conta com diversos parques e jardins bem cuidados e, em destaque está o Recanto do Japonês, com toda uma arquitetura nipônica, com lago e peixes ornamentais.
Com belos prédios históricos da década de 30. Um dos grandes pontos turísticos de Poços de Caldas é o teleférico que percorre 1.500 metros até o alto da Serra de São Domingos onde está localizado o Cristo Redentor, com uma das vistas mais belas da cidade. É a única cidade do Brasil que possui um monotrilho, que é um trem suspenso por vigas. O monotrilho percorre 6 km pela cidade e passa por diversos pontos turísticos. Além de misturar o novo e o antigo, tem uma bela natureza, como a Cachoeira Véu das Noivas e a Cascata das Antas.
No séc. XVII foram descobertas suas primeiras fontes e nascentes. As águas raras e com poderes de cura foram responsáveis pela prosperidade e destaque da cidade, podem ser utilizadas para tratamento de doenças cutâneas, desfrutadas em diversas fontes e no Thermas Antônio Carlos, que é um prédio construído na década de 30, com uma bela arquitetura e que ainda possui as características da época.
As fontes de águas termais passaram por um processo de enriquecimento científico no qual, a física e a química contribuíram, sobremaneira para o esclarecimento das propriedades curativas destas águas que já atraiam para Poços de Caldas grande quantidade de turistas.
No entanto, Poços de Caldas de acordo com a opinião dos médicos que aqui clinicavam ainda não era a moderna cidade balneária a exemplo das mais afamadas cidades da Europa que também possuíam fontes de águas medicinais em seu território.
Turismo:
Os pontos turísticos de Poços de Caldas são tantos que você vai conseguir se esquecer, apenas por alguns segundos, de todas as maravilhas gastronômicas que o Estado de Minas Gerais tem a oferecer.
Esses monumentos são dos mais diferentes estilos e agradam a todos, desde os mais aventureiros até os viajantes que buscam lugares bonitos para sua foto nas redes sociais.
Muitas pessoas têm uma ideia pré-formada sobre as cidades mineiras, tendo a impressão de municípios antigos e com grandes casarões ou lugarejos que vivem exclusivamente do agronegócio. Porém, ela conta com lugares nacionalmente turísticos, pois viajantes de todo o Brasil visitam o parque Walter World em Poços de Caldas ou andam de bondinho.
Ao conhecer os pontos turísticos de Poços de Caldas você percebe que se trata de um lugar muito desenvolvido, com lojas de grifes internacionais, praças e vias públicas muito bem cuidadas; sem deixar de lado o jeitinho caipira de ser, mantendo a cultura gastronômica dos tropeiros.
Na avenida principal, se vê como Poços de Caldas é organizada, arborizada, com hotéis suntuosos e sofisticados.
Atrativos turísticos de Poços de Caldas:
-
Fonte dos amores
-
Cristo Redentor
-
Teleférico (bondinho)
-
Thermas Antônio Carlos
-
Parque Walter Word
-
Parque José Afonso Junqueira
-
Recanto do Japonês
-
Relógio Floral
-
Mercado Municipal de Poços de Caldas
-
Ruínas Cascata das Antas
As melhores atrações para se visitar em Poços de Caldas, em Minas Gerais, não são apenas monumentos e sim uma demonstração das tradições e do estilo de vida desta cidade tão turística do Brasil.
A Fonte dos Amores é, sem dúvidas, um dos pontos turísticos de Poços de Caldas que mais atrai turistas por conta da bela queda d’água, a estátua esculpida em mármore de um casal abraçado e as histórias de amor que cercam o local.
Diz a lenda que a filha de um rico fazendeiro se apaixonou perdidamente por um padre e que ele também nutria sentimentos por ela, ao saber do romance proibido, o pai fez de tudo para separar o casal.
Com isso, o sacerdote e a jovem moça viram que a única maneira de viver esse amor era fugindo da região e assim fizeram, ficando no bosque junto à fonte.
O fazendeiro não aceitou a decisão da jovem e contratou dezenas de homens para vasculharem os arredores até encontrarem os apaixonados, mas eles não foram encontrados.
Algum tempo depois, um caçador encontrou o casal abraçado e já sem vida, perto da queda d’água, onde morreram de frio e fome.
Dizem que ao saber da morte da filha, o poderoso agricultor se sentiu culpado e mandou erguerem uma estátua onde o casal foi encontrado, de maneira que um ainda estivesse nos braços do outro, representando o amor que sua filha não pôde viver.
Giulio Starace, arquiteto italiano, foi o responsável pela escultura, inaugurada em 1929 e que até hoje atrai turistas de todas as partes do Brasil.
É também um dos pontos turísticos de Poços de Caldas com entrada gratuita, porém é importante ressaltar que o local não possui banheiros.
-
Horário de funcionamento: diariamente, das 9 horas às 17 horas.
-
Endereço: Rua Piauí, 1.
-
Entrada: gratuita.
Um dos mais famosos pontos turísticos de Poços de Caldas com certeza é o Parque Walter World, parada obrigatória para quem paneja viajar com crianças. O local tem mais de 150 mil m² de área, com 25 atrações divididas em brinquedos radicais, infantis e aquáticos.
Entre eles, os mais famosos são: montanha do dragão; barco pantanal; montanha-russa; tapete voador; barco pirata; monotrilho; bate-bate; castelo encantado; splash e a maria-fumaça, que faz a alegria não só dos pequenos, mas também dos mais velhos, percorrendo todo o parque.
Ainda nas dependências do Walter World, está instalado o Museu do Exército Brasileiro, com diversas relíquias da instituição.
-
Horário de funcionamento: de terça-feira à domingo, das 9 horas às 17 horas e 30 minutos.
-
Endereço: Avenida Ver. Edmundo Cardilo, 3131, no bairro Jardim Del Rey.
A cidade, primeiramente, era conhecida em todo o território nacional por conta das águas termais e seus benefícios curativos; com o passar dos anos, Poços recebeu grandes investimentos no início do século passado para ser uma referência e, de certa maneira, conseguiu.
Poços de Caldas foge, e muito, do estereótipo da pequena cidade mineira, que vive apenas da agropecuária e venda de laticínios. O município aparece entre os destinos mais procurados do país, entrando na categoria “A” do mapa do turismo brasileiro, com mais de 500 mil turistas por ano.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Quero Viajar Mais.