Porto Real, uma das Primeiras Colônias Italianas do Brasil
Porto Real, uma das primeiras colônias italianas do Brasil, é considerado um município privilegiado por suas características geográficas e históricas. O nome Porto Real faz referência a um ilustre visitante da região, o Imperador Dom Pedro II, que ancorava sua embarcação às margens do Rio Paraíba do Sul.
Os costumes e tradições dos primeiros imigrantes e seus descendentes tornaram-se o principal atrativo turístico da Cidade e estão preservados na Casa do Imigrante, um museu que permite ao visitante fazer uma viagem no tempo através de um rico acervo formado por objetos e fotografias.
E como falar em cultura italiana, sem falar de gastronomia? A culinária porto realense surgiu da mistura dos sabores italianos com os ingredientes aqui produzidos e pode ser saboreada nos restaurantes do município e principalmente na Tradicional Festa da Cultura Italiana.
HORTO MUNICIPAL PIMENTEL – O espaço oferece opções de lazer para toda família. Pista de caminhada, bancos e mesas ao ar livre para prática de jogos como dama, xadrez e dominó, fontes luminosas e parquinho para as crianças. Tudo isso em meio a árvores de diversas espécies, criando um ambiente agradável e um excelente cenário para belas fotografias.
Horário de funcionamento: Terça a Sexta-feira, das 6 às 22h.
Endereço: Av. Dom Pedro II, S/N° – Jardim Real
CASA DO IMIGRANTE – Museu construído em homenagem aos imigrantes e seus descendentes, visa a preservação da cultura italiana através de um precioso acervo formado por fotos e objetos. O espaço conta ainda com uma sala de exposições temporárias de artistas locais.
Horário de visitação: Terça a Sexta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h.
Sábados e Domingos das 14 às 18h.
Endereço: Av. Dom Pedro II, S/N° – Jardim Real – Anexo ao Horto Municipal
CACHAÇARIA ADELINA – Alambique de cachaça artesanal.No local o visitante é recebido pelo proprietário da cachaçaria que é responsável por todo o processo de produção da cachaça desde o plantio e cuidado da cana até a rotulagem da bebida. Descendente de imigrantes italianos, além da apresentação do alambique com riqueza de detalhes, ele conta com orgulho a história de imigração do município e fala da paixão de sua família pela fermentação de produtos, como vinagres e a “picadinha”, um refrigerante a base de cana de açúcar.
Para finalizar a experiência, o turista será convidado a fazer a degustação de produtos e poderá adquiri-los caso deseje.
Endereço: Rua Fernando Bernadelli, s/nº – Porto Real
Horário de visitação: Conforme agendamento
Telefone: (24) 99908-6381
FONTE DE ÁGUA DOM PEDRO E ESPAÇO CÍLIOS DO PARAÍBA – A Fonte de Água Dom Pedro está situada no local onde no passado havia a Fazenda Dom Pedro II. A propriedade contava com duas casas e um pequeno porto onde ficava atracada a embarcação do Imperador. Fato que inspirou o nome da cidade: Porto Real.
Ao lado da fonte existe o Espaço Cílios do Paraíba. Construído com uso de materiais sustentáveis, o espaço possui um Mini Jardim dos Sentidos que visa promover acessibilidade aos deficientes visuais. Endereço: Av. Renato Monteiro, s/nº – Porto Real.
ANTIGA USINA AÇUCAREIRA – Edificada as margens do Rio Paraíba do Sul, a usina foi construída em 1877, com o objetivo de beneficiar a cana de açúcar produzida pelos italianos. Cartão Postal da cidade, o prédio encanta por sua beleza e importância para as famílias do município. Em 1946, foi transformada numa fábrica de refrigerantes. Atualmente encontra-se desativada.
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DAS DORES – Construída no ano de 1910, em estilo neoclássico, abriga a imagem de Nossa Senhora das Dores (Madonna Addolarata) trazida da Itália pelos primeiros imigrantes, simbolizando a fé daquele povo. Ao lado da igreja, existe uma cancha para a prática da boccia, um jogo de origem italiana, muito praticado por alguns descendentes.
Fonte: Turismo Rio de Janeiro.
Deixe um comentário