Promessas, artigo de Anoushe Duarte Silveira.
Mais um ano… E, como sempre, chega marcado de promessas: emagrecer, parar de fumar, fazer aulas de música, começar a fazer exercícios, estudar mais, trabalhar menos ou mais, aproveitar mais o tempo com filhos e amigos. Mil e uma metas que colocamos em nossas vidas e que na verdade são nossas molas propulsoras: uma vida sem objetivo abre espaço para a depressão, tristeza, sensação de vazio…
Lembrei de um filme que assisti com meu filho, “Megamente”. No desenho, o vilão, logo no início, derrota o mocinho e entra nesse vazio porque passou a não ter mais graça alguma arquitetar planos mirabolantes para destruir a cidade, já que não havia mais ninguém para impedi-lo. Perdeu suas metas malévolas, mas que não deixam de ser metas, e nos deparamos com um vilão deprimido…
Para 2012, nada de metas malévolas, é claro, e vamos prospectar!!!! A ideia é planejar, mover-se, realizar, conjugar verbos de ação na primeira pessoa, pois o condutor da sua vida é você, delegar as rédeas a outro cocheiro pode te trazer surpresas nada agradáveis, te levar a caminhos tortuosos. E se a sua decisão foi errada, você adquire experiência, como disse Oscar Wilde: “A experiência é o nome que damos aos nossos erros”. Mas se tomaram a decisão por você, só te resta acatar…
Quem sabe possamos encarar 2012 como o ano de executar as promessas dos anteriores. Sair da zona de conforto e efetivamente fazer algo para obter resultados, pequenos ou grandes, mas frutos de nossas escolhas. Seja qual for o seu objetivo, apenas comece, dê o primeiro passo, pois só caminhando é que a vida te apresentará opções de novos caminhos.
Anoushe Duarte Silveira é brasiliense, jornalista e bacharel em direito, pós graduada em documentário – com especialização em roteiros. Possui textos publicados em jornais e revistas e nos blogs http://www.amigas-da-leitura.blogspot.com/ e http://www.recantodasletras.com.br. Possui livros publicados em co-autoria, selecionados em concursos literários.