Bertioga é um polo de turismo ecológico e é certificada como Município Verde Azul
Certificada como Município Verde Azul, as águas calmas das praias de Bertioga, atraem os turistas que procuram tranquilidade e belezas naturais
Porta de entrada para o badalado Litoral Norte de São Paulo, Bertioga reúne atividade e programas para turistas de variados estilos, em especial para aqueles que viajam com a família. Além da boa infraestrutura de restaurantes e hospedagens, a cidade oferece atrativos que vão muito além do banho de mar – mas como estamos falando de um balneário, as praias de Boracéia, Guaratuba e Enseada não podem ficar de fora do roteiro. Projetos urbanísticos,como a revitalização da orla da praia da Enseada, assinada pelo arquiteto Ruy Ohtake, estão conferindo novos ares à região central.
Certificada como Município Verde Azul, Bertioga mantém em suas praias o padrão de qualidade desejado por todos. São 33 km de praias ideais para o banho de mar com a família e para o turismo de acessibilidade. As águas calmas, que atraem os turistas que procuram belezas naturais.
A praia de São Lourenço, que emoldura a Riviera de São Lourenço – um condomínio aberto e formado por casas, apartamentos, shopping e seguranças. Tem como referencia internacional uns dos maiores condomínios do Litoral Paulista. É um bairro planejado, além de ecológico tornando ainda mais charmosa esta cidade praiana. Cercados pela Mata Atlântica, rios e manguezais, a cidade possibilita aos turistas passeios de canoas ou caiaques.
O que chama atenção é a organização e os serviços – de agências bancárias a supermercados, incluindo farmácias, restaurantes estrelados, bares e lojas. A 16 quilômetros do Centro, vale a viagem: para chegar até lá, percorre-se o trecho mais gastronômico da Rio-Santos: tem mariscos frescos, pastel gigante e ostras em diversos restaurantes especializados.
A natureza privilegiada da região – Bertioga está aos pés da Serra do Mar e grande parte de sua área verde está protegida como Parque Estadual – atrai também os adeptos do ecoturismo. Por lá, os aventureiros encontram trilhas em meio à mata Atlântica, cachoeiras e rios para a prática de canoagem.
Bertioga é um polo de turismo ecológico. A cidade possui em seu território uma aldeia indígena – a Aldeia do Rio Silveira – que fica no bairro de Boraceia. Em Bertioga é possível conhecer também uma vila construída em 1910, toda em estilo inglês, e que até hoje mantém suas características originais.
O local abriga os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Itatinga, responsável pelo abastecimento do Porto de Santos. Com o seu território em preservação permanente, a Estância Balneária de Bertioga é destino certo de quem quer conhecer o valor da cultura caiçara, tão característica no litoral brasileiro.
Canal de Bertioga é um braço de mar com, aproximadamente, 30 km de extensão. É um excelente local para a pesca e dele pode-se avistar importantes pontos turísticos da Cidade, como o Forte São João, os píeres, as marinas, os manguezais, a foz do rio Itapanhaú e a balsa que faz a travessia entre Bertioga e Guarujá. Também é possível desfrutar de atividades náuticas com o aluguel de barcos para pescaria ou passeios de escuna.
Margeando o Canal de Bertioga existem diversos restaurantes, sorveterias, cafeterias, lojas de artigos esportivos e barracas de artesanato, conta com duas trilhas abertas para atividades de ecoturismo.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.