Iguaba Grande, lindas praias com águas calmas e mornas e com recantos pitorescos
Iguaba Grande é um município do interior fluminense, localizado na Microrregião dos Lagos, estando a uma altitude de dezoito metros. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2020, era de 28.837 habitantes.
Com apenas 26 anos de emancipação político administrativa, a cidade não para de crescer… A Orla de Iguaba Grande pertence ao sistema lagunar de Araruama. Iguaba tem muito a oferecer quando se trata de gastronomia. São opções com diversidade de pratos por toda a cidade.
Em Iguaba a orla da lagoa, com 3,6 km de extensão tem praias de águas mornas, próprias para a prática do kitesurf, windsurf e vela. Considerada privilegiada por sua tranquilidade e belezas naturais, Iguaba Grande atrai veranistas e assíduos frequentadores, que desfrutam dos seus recantos pitorescos.
As águas calmas e mornas, bem como a movimentação de turistas entre os quiosques são seus principais atrativos. É um lugar indicado para todo o tipo de turistas. Aqueles que preferem um dia tranquilo de praia ou aqueles que preferem alugar jets-skis e arrepiar em manobras. Existem também as praias “Ponta da Farinha”, “Do Túnel” e “Das Andorinhas”, que não são subdivisões da praia principal. A praia “Ponta da Farinha” fica na reserva ecológica homônima na divisa com o município de São Pedro da Aldeia. É selvagem, e o seu acesso é feito por uma trilha basicamente plana que começa no canto esquerdo da praia principal de Iguaba.
A praia do túnel fica quase na divisa com o município de Araruama. O principal acesso a essa praia é feito por um túnel que passa por baixo da Rodovia Amaral Peixoto, perto do condomínio Vila Branca. É uma praia com pouquíssimo movimento, mas não é selvagem porque fica atrás de dois condomínios. A Praia das Andorinhas é uma continuação da Praia do Túnel, e beira uma reserva ecológica na divisa com o município de Araruama. É uma praia selvagem.
1) Capela de Nossa Senhora da Conceição
A Igreja Nossa Senhora da Conceição é um edifício de estilo colonial concluído em 1761. A igreja é reconhecida em toda a cidade como patrimônio material, e tornou-se atração turística devido à sua grande importância histórica e cultural. Este antigo destino turístico e religioso merece certamente uma visita.
2) Lagoa de Araruama
A Lagoa de Araruama é considerada por muitos um lugar para relaxar. Apesar de ser um ponto turístico muito importante na Grande Iguapa, suas águas não são adequadas para banho por ser uma lagoa de alta salinidade. Ainda assim, é uma ótima opção para aproveitar o sol e tirar fotos.
3) Palmeiras Imperiais
As palmeiras Imperiais, um dos símbolos da cidade, plantadas por escravos e moradores e tem o nome de palmeiras centenárias. Um lugar fresco, ótimo para passear em família.
4) Parque Ecológico Celia Barbosa da Silva
Este espaço é perfeito para um sábado de sol em família. O espaço conta com píer de pesca recreativa, quadra de bola, playground, espaço para caminhada, trilhas, área de food truck e trilha para o Morro da Oração.
5) Monte das Oliveiras
O monte de oração Monte das Oliveiras, está situado no Espaço Ecológico de Lazer Celia Barbosa, mais conhecido como Lagoa de Bulcão. O espaço foi entregue a população no dia 2/7/2020. O Parque possui um lago para pesca recreativa, área para food truck, quadras, banheiro público e parquinho para as crianças.
Fonte: ABIH-RJ – https://abihrj.com.br