Busca
-
Mais Recentes
Umas das maiores e poucas reservas ecológica do Brasil está na Estância Turística de Iguape, umas das cidades mais antigas do Brasil, e conhecida nacionalmente pela tradicional Festa do Bom Jesus de Iguape e pelo famoso Carnaval. Está localizada a 220 km de São Paulo no Litoral Sul Paulista. A região era o divisor de águas ao sul do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha, por este motivo pode-se dizer que a cidade nasceu quase junto ao descobrimento do nosso país.
A cidade foi palco dos Ciclos do Ouro e do Ciclo do Arroz e, conta-se que nesta época a riqueza era tanta, que as mulheres enfeitavam seus cabelos com ouro em pó. Conheça algumas opções turísticas de Iguape: A Igreja do Rosário (guarda peças dos séculos 18 e 19) e a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape (estilo barroco, foi construída em pedra, argamassa e óleo de baleia).
O museu abriga a imagem de Nossa Senhora das Neves, e a do Senhor Bom Jesus de Iguape. Outro local para se conhecer é a Fonte do Senhor. Ela é um recanto turístico do Parque Florestal Municipal do Morro do Espia, com uma grande área de lazer e piscinas de fontes naturais. Já nas atrações ligadas a natureza, os visitantes tem a opção de conhecer o Pólo Ecoturístico de Lagamar. Os limites deste pólo turístico estão na área total da Estação Ecológica da Juréia – Itatins. Nessa Estação encontra-se a Cachoeira do Pocinho que é ótima para tirar a água salgada do corpo.
A prática de Rapel é feita no Sítio Arqueológico Benedito Fortes, mais conhecido por Caverna do Ódio. A melhor maneira de conhecer o Estuário do Mar Pequeno é a bordo de um barco. Este local é considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do mundo. Em Iguape é possível visitar o Museu Histórico e Arqueológico, às margens do Mar Pequeno, no centro da cidade. O museu abriga a exposição e venda permanente de artesanato e produtos caseiros.
A Estação Ecológica de Chauás possui várias praias, rios, cachoeiras, montanhas e manguezais. Para aqueles que amam a prática de esportes radicias, recomendamos a trilha do Morro do Espia no Mirante da Pedra Lisa, que abriga a estátua do Cristo Redentor. Neste local é possível se encantar com uma vista espetacular da cidade.
A cidade é pequenina, mas abriga interessantes e variadas atrações. Para a turma da praia, basta atravessar a ponte do Mar Pequeno para chegar à Ilha Comprida e seu cenário formado por dunas e piscinas naturais. Ou pegar a balsa para a Barra da Ribeira, ponto de partida para deserta praia da Jureia.
Já no Centro de Iguape, os passeios a pé revelam um belo casario formado por construções históricas dos séculos 18 e 19. Não deixe de visitar a Basílica do Bom Jesus de Iguape, com uma bela imagem do santo esculpida no século 18. Entre o final de julho e o começo de agosto, uma festa religiosa atrai milhares de romeiros.
Os adeptos do trekking não abrem mão de percorrer a trilha que leva ao Morro do Espia. São dois quilômetros de caminhada em meio à mata Atlântica e muitas figueiras, embaúbas, bromélias e orquídeas. Do mirante da Pedra Lisa, a vista panorâmica descortina a paisagem formada por Iguape e Ilha Comprida.
Antes de voltar para casa vale conferir os sabores e as artes locais. Na culinária, os frutos do mar reinam absolutos em forma de caldeiradas, moquecas e receitas típicas – tainha recheada, bagre cozido com banana verde e bolinho de marisco branco. O artesanato tradicional é encontrado no antigo Mercado Municipal, com destaque para as esculturas em madeira e as panelas de barro.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.