Busca
-
Mais Recentes
Apenas 13 quilômetros separam as belezas de Niterói da Cidade Maravilhosa. Uma visita já se justificaria pela bela vista que se tem dos maiores pontos turísticos do Rio de Janeiro. Entretanto, Niterói é muito mais.O Museu de Arte Contemporânea (MAC) Caminho Niemeyer, o Complexo dos Fortes, o conhecido Mercado de Peixe, o Polo de Moda, o comércio diversificado e a gastronomia de excelência apontam Niterói como destino turístico de relevância no cenário nacional.
Niterói integra a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi a capital da província do estado do Rio de Janeiro com o estado da Guanabara, quando a capital estadual foi transferida para a cidade do Rio de Janeiro.
Seus principais acessos são a Ponte Rio-Niterói e as linhas de barcas até a cidade do Rio. Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais, sendo umas das melhores cidades brasileiras para negócios.
Niterói vem acompanhando um alto índice de investimentos na cidade, como imobiliário e de comerciário, tanto advindos da herança de ter sido, a capital estadual, como por sua proximidade geográfica à Cidade do Rio de Janeiro, como pelo intenso desenvolvimento das atividades de exploração de petróleo da Bacia de Santos e Bacia de Campos.
Em terrenos à beira mar, foi erguido um complexo arquitetônico de arte e cultura de caráter popular com edificações que juntas com o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) formam ao longo da orla o Caminho Niemeyer. Composto por sete equipamentos urbanos, o Caminho abriga o Centro de Memória Roberto Silveira, a Fundação Oscar Niemeyer, e o Teatro Popular de Niterói. Ele continua pela orla da Baía de Guanabara, passando pela Praça Juscelino Kubitschek, o Museu Petrobras de Cinema até chegar ao MAC.
O aterro da Praia Grande possibilitou grandes obras de potencialidades econômicas e turísticas, como o Caminho Niemeyer, a Praça Juscelino Kubitschek e a Estação das Barcas.
A Região Oceânica é o grande ponto de belezas naturais por contar com praias como: Praia de Fora, Praia do Imbuí, Praia de Piratininga, Praia de Camboinhas, Praia de Itaipu e Praia de Itacoatiara, as mais famosas e visitadas, Praia do Sossego, Praia Adão e Eva e Prainha.
O relevo é constituído por terrenos cristalinos, divididos em maciços e colinas costeiras. Os maciços predominam no sul e formam as serras do Malheiro, do Calaboca e da Tiririca, onde está a Pedra do Elefante, ponto mais alto do município, a cerca de 400 metros acima do nível do mar.
O Horto Botânico de Niterói (também conhecido por Jardim Botânico de Niterói) conta com espécies de plantas e árvores como jatobás, jequitibás, jacarandás e sapucaias e também com espécies raras, como o pau-mulato, só encontradas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e na Amazônia.
Niterói é a terceira cidade que mais recebe turistas do Estado do Rio de Janeiro, atrás apenas da capital e de Búzios. A cidade atrai pelos seus centros culturais e históricos e pelas suas praias oceânicas.
Não são poucos os índices que apontam Niterói como uma das melhores cidades do Brasil para viver, trabalhar e investir. Apostando na capacidade produtiva de seus moradores e no seu potencial de negócios, a exemplo da indústria naval, Niterói conquistou, de forma sólida, um espaço de destaque no cenário fluminense e nacional.
Município mais escolarizado do país, segundo dados do INEP (Ministério da Educação/2000), Niterói tem o maior índice de frequência escolar entre a população de 7 a 14 anos (97,52%). A média de anos de estudo chega a 9,5 com uma taxa de alfabetização de 96,4% na população acima de 15 anos. Os investimentos de base dão à cidade a melhor qualificação de mão de obra de todo o Estado do Rio de Janeiro, superando inclusive a capital.
Terceiro Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, segundo o PNUD, Niterói oferece a sua população exemplos de prevenção na área de saúde e saneamento básico.
Pioneiro na implantação do Programa Médico de Família, o município é um dos poucos no Brasil a ter 100% de sua área atendida com fornecimento de água tratada e 75% dos dejetos coletados e tratados em uma ampla rede de esgoto que inclui cinco Estações de Tratamento.
Niterói adotou políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano, aliadas a um extenso e planejado processo de inclusão social, priorizando as áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, educação, cultura e saneamento.
Quem vive em Niterói tem motivos para se orgulhar. Durante anos considerado “cidade-dormitório”, o município é, hoje, referência em serviços e qualidade de vida, mostrando que é possível crescer de forma unificada, gerando empregos, renda e investimentos.
Niterói é uma cidade repleta de atrações turísticas. Aqui estão algumas das principais atrações turísticas que você pode visitar:
Museu de Arte Contemporânea (MAC): Projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, o MAC é um dos marcos arquitetônicos mais icônicos de Niterói. O museu abriga uma coleção de arte contemporânea e moderna, além de oferecer vistas deslumbrantes da Baía de Guanabara.
Parque da Cidade de Niterói: Este parque é um ótimo lugar para relaxar e desfrutar de vistas panorâmicas da cidade. O parque tem uma área de 1,2 milhão de metros quadrados e oferece trilhas para caminhadas, áreas para piquenique e um mirante com vistas para a cidade.
Forte de Santa Cruz da Barra: Este forte histórico foi construído no século XVI e é um dos mais antigos do Brasil. O forte oferece vistas deslumbrantes da Baía de Guanabara e abriga um pequeno museu militar.
Caminho Niemeyer: Este complexo arquitetônico é composto por várias estruturas projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. As estruturas incluem um teatro, uma galeria de arte e um centro cultural.
Praias de Niterói: Niterói tem várias praias bonitas, incluindo a Praia de Icaraí, a Praia de Itacoatiara e a Praia de Camboinhas. Essas praias são ótimas para nadar, fazer caminhadas e desfrutar do sol.
A melhor época para visitar Niterói é entre maio e setembro. Durante esses meses, a cidade tem temperaturas médias entre 20°C e 35°C e há pouca precipitação 12. No entanto, é importante lembrar que o clima pode ser imprevisível, então é sempre uma boa ideia verificar a previsão do tempo antes de planejar sua viagem.
Durante o verão em Niterói, a temperatura média varia entre 24°C e 30°C 1. As temperaturas máximas diárias ficam por volta de 30°C, raramente caindo abaixo de 25°C ou ultrapassando 35°C. O dia cuja temperatura máxima tem média mais elevada é 15 de fevereiro, com 31°C. As temperaturas mínimas diárias ficam por volta de 23°C, raramente caindo abaixo de 20°C ou ultrapassando 26°C.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Prefeitura de Niterói.