O Complexo da Plataforma é um dos cenários mais bonitos da Praia de Mongaguá
Mongaguá é uma palavra indígena que significa “água pegajosa”, nome dado pelos índios guaranis que viviam às margens dos rios.
A hidrografia da localidade conta com o Rio Branco, Rio Aguapeí e o Oceano Atlântico. A cidade oferece 13 quilômetros contínuos de litoral que lotam no verão. Entre as praias mais concorridas está a do Centro, com orla urbanizada e barracas. É lá que fica a Praça de Eventos Dudu Samba, construída sobre a areia e palco para os principais eventos da cidade como o Festão na Praia e a festa junina. No Carnaval, é ponto de encontro dos foliões por conta dos desfiles de escolas de samba e blocos carnavalescos.
O acesso à região é pela SP-55, a economia da cidade se baseia em Turismo. O Parque Turístico Umberto Salomone é uma das principais atrações de Mongaguá, um dos pontos turísticos mais visitados.
O Parque Turístico Ecológico, ideal para quem procura lazer e contato direto com a natureza, pois o parque que fica de frente para o mar.
A Imagem de Nossa Senhora Aparecida, com mais de 15 metros de altura e cerca de duas toneladas, instalada numa trilha urbana feita em uma passarela de madeira com 150 metros de extensão. São 139 degraus em meio à mata nativa.
Praia do Centro, uma das principais praias da cidade, sendo uma das mais movimentadas, situa-se próximo ao centro comercial.
Praia do Agenor de Campos, a praia mais movimentada da cidade, localizada no Complexo da Plataforma. Por ali está a Plataforma Marítima de Pesca Amadora, um dos cenários mais bonitos de Mongaguá. Trata-se de uma estrutura de concreto armado que avança 400 metros mar adentro, formando um “T” e se lançando 86m para cada um dos lados.
O Complexo Zona Rural, pode-se desfrutar de diversas atrações, como passar o dia todo pescando, curtindo as piscinas de águas naturais.
Feira de Artes Plataforma, com infraestrutura de madeira maciça e tijolos de barro, está localizada no Complexo da Plataforma, conta com artesãos locais e é um ótimo lugar para compras.
O Belvedere está localizado no morro do Jardim Aguapeú, possui um mirante, de onde é possível ter uma vista panorâmica da Cidade e do Mar.
Nos arredores fica o Parque Umberto Salomone, com cachoeiras, piscinas naturais e trilhas, além de pontes e lanchonetes. Nos fins de semana, o recanto ganha a presença das famílias, que aproveitam o espaço em meio a verde para fazer piqueniques.
Os pequenos também se divertem no Parque Ecológico A Tribuna. São 15 mil metros quadrados de frente para o mar e divididos em nichos para várias espécies: jabutis, cobras, aves, quatis, jacarés, tucanos… além de aquários tropicais e marinhos com peixes de diversas partes do mundo. E ainda tem um acervo de conchas, sementes, pedras e areias de todas as praias do litoral de São Paulo.
Para apreciar a cidade de cima, siga para o Morro da Padroeira, no centro, que guarda uma imagem de Nossa Senhora Aparecida de 15 metros de altura. O acesso é por uma trilha urbana com passarela de madeira e degraus em meio à mata nativa. Um deck aos pés da santa descortina vista privilegiada da região. Por ali fica o Skate Park, com pista, arquibancadas e iluminação.
Na hora das compras, as feirinhas de arte e artesanato espalhadas pela cidade são as melhores opções. Entre elas está a feira Maria del Carmem Mariño Telle, com quase cem quiosques de madeira e tijolos nos arredores da Praça Jacoub Koukdjian Cento. Já a Vera Cruz reúne artesãos locais em uma praça na beira da praia. Também pertinho do mar é a feira da Agenor de Campos, próxima à Plataforma de Pesca.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.