Busca
-
Mais Recentes
Ouro Preto uma das 7 maravilhas Brasileiras, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e muitas atividades a oferecer, uma delas são os passeios ecológicos de tirar o fôlego dos turistas
Ouro Preto foi a primeira cidade brasileira a ser declarada pela Organização das Nações Unidas como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, no ano de 1980. O município possui um rico e variado ecossistema em seu entorno, com cachoeiras, trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais.
O mais recente destes situa-se próximo ao distrito de São Bartolomeu. Ouro Preto também se destaca pela atividade cultural. Todos os anos, a cidade é sede do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes. A cidade tem também o maior Carnaval Estudantil do Brasil, onde as festas são organizadas pelos moradores das Repúblicas Estudantis.
Recentemente, Ouro Preto foi eleita uma das Sete Maravilhas Brasileiras. Além de ser um “museu a céu aberto”, a cidade tem instituições que guardam acervos variados como: Museu das Reduções, Museu do Chá, Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, Museu da Música, Museu Casa dos Contos, Ludo Museu, Museu do Oratório, Museu Casa Guignard, Museu de Pharmacia, Museu de Arte Sacra do Pilar, Museu Aberto Cidade Viva, Museu Aleijadinho além do Museu do Ouro.
Uma das características mais marcantes de Ouro Preto são suas igrejas construídas durante o período colonial brasileiro. As igrejas que mais se destacam são: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja São Francisco de Paula, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia. As igrejas barrocas e o casario colonial de Ouro Preto foram evidenciados de forma positiva pelo movimento modernista, na década de 1920. Nesse momento, as obras de Aleijadinho e Mestre Ataíde passaram a ser vistas como manifestações de uma cultura genuinamente brasileira.
A cidade tem muitas atividades a oferecer. Uma delas são os passeios ecológicos de tirar o fôlego dos turistas e dar orgulho aos que são da terra como: as belas paisagens pertencentes à Mata Atlântica e ao Cerrado, variedade de quedas d’água e trilhas como no Parque Natural Municipal das Andorinhas e Nascente do Rio das Velhas.
O título de Patrimônio Histórico da Humanidade não foi concedido por acaso a Ouro Preto. A cidade abriga o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, preservando jóias como as igrejas de São Francisco de Assis, considerada o ícone do estilo no país e obra-prima de Aleijadinho; e de Nossa Senhora do Pilar, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro.
Em meio às ladeiras de paralelepípedo que recortam toda a antiga Vila Rica, estão ainda chafarizes, capelas, museus e um belo casario colonial que guardam e contam histórias dos séculos 17 e 18, épocas da pujança das minas e da Inconfidência Mineira.
São mais de 200 moradias abrigando os cerca de cinco mil alunos da Universidade Federal de Ouro Preto. Essa turma é responsável ainda pela alegria que toma conta do cenário em períodos como Carnaval – há desfiles de blocos – e Festa do Doze, em outubro, quando o aniversário da instituição de ensino reúne antigos e atuais estudantes.
Na Semana Santa o movimento também é grande. Muita gente vem de longe para conferir a beleza das procissões e dos tapetes de flores e serragens que colorem ruas e ladeiras.
Para fugir do burburinho, as opções são embarcar na antiga maria-fumaça que leva à vizinha Mariana; ou seguir para o Pico do Itacolomi, protegido em um parque estadual com 75 quilômetros quadrados repletos de mirantes naturais.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.