Prefeito Rodrigo Drable recebe Quarteto Arianna no I Festival Internacional de Música de Barra Mansa


Evento reunirá, durante 15 dias, nomes consagrados da música nacional e internacional para apresentações, palestras, workshops e oficinas em vários locais da cidade

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable recebeu a imprensa na manhã de ontem, segunda-feira, dia 17, para uma coletiva em seu gabinete, quando anunciou oficialmente, a abertura do I Festival Internacional de Música de Barra Mansa. Ao lado da vice-prefeita Profª Fátima; do maestro e do diretor geral do festival, Vantoil de Souza; do presidente da Associação da Orquestra Sinfônica, Alexandre Martins; do secretário de Cultura, Marcelo Bravo e do assessor institucional do UBM, Mário Sila, o prefeito recebeu parceiros, imprensa e os músicos do Quarteto Arianna (EUA) para explicar detalhes sobre as próximas duas semanas que prometem movimentar a cultura musical de Barra Mansa e região. O festival se encerra no próximo dia 29.

O prefeito Rodrigo Drable elogiou o desempenho de todos os parceiros envolvidos na realização do festival, realizado em conjunto entre a prefeitura, a Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e o Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

Estamos muito felizes em receber este evento que será motivo de orgulho para a população da cidade. A música é um dos caminhos para que o município viva um momento melhor. Os recursos para o festival foram conquistados com a finalidade de realizar o evento, não estamos retirando a verba de nenhum programa. De braços dados, Barra Mansa será muito melhor do que é hoje, e se tornará referência tanto no estado quanto em todo o Brasil”, declarou o prefeito.

Rodrigo ainda ressaltou que a música é uma grande ferramenta geradora de emprego e renda na cidade. “Iremos ainda gerar emprego e renda para o município durante os dias de festival. Nossa rede de hotelaria e gastronomia irão receber mais pessoas, de diversos lugares, que irão movimentar nossa economia nas próximas semanas”, destacou.

A vice-prefeita Profª Fátima disse que o município está começando a colher os frutos da boa administração. “Se não fosse a firmeza do prefeito, nada disso estaria acontecendo. Por causa de Barra Mansa, nós teremos uma região musical aqui no Sul Fluminense”, comentou a vice-prefeita.

Intercâmbio coloca Barra Mansa na vanguarda, diz Vantoil

O diretor geral do festival, maestro Vantoil de Souza reiterou o desejo de transformar a região em pólo de formação de músicos. “Esse intercâmbio com grandes artistas e diversas culturas será muito importante para nossos jovens do Projeto Música Nas Escolas. Queremos criar um ambiente cultural em Barra Mansa, transformando a cidade em um grande centro musical do país”, enfatizou.

A Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa também tem papel ativo no festival, organizando diversas apresentações ao longo da programação com grupos variados do Projeto Música nas Escolas, como a Orquestra de Jazz, Orquestra Juvenil, Banda Marcial, a própria Orquestra Sinfônica, entre outros. “Estamos contando com um apoio incondicional da prefeitura, temos desenvolvido um projeto que vai além das nossas fronteiras. É um projeto que sempre acreditamos e agora juntos, tornamos realidade”, disse Alexandre Martins, presidente da associação.

A coletiva contou com a apresentação do Arianna String Quartet – quarteto de cordas dos Estados Unidos que fará um concerto no Teatro do Sesc nesta quarta-feira, dia 19, às 20h, com entrada gratuita e aberto à população. “Estamos honrados em fazer parte deste maravilhoso programa, que irá beneficiar as crianças e estudantes de Barra Mansa, além de fomentar a arte e ter a participação de toda a sociedade”, disse John McGrosso, violinista do quarteto.

Oficinas serão ministradas por professores renomados

Além do lado musical, o festival trabalhará também o lado pedagógico dos participantes. No UBM e na sede do Projeto Música nas Escolas, oficinas de diversos instrumentos serão ministrados por profissionais renomados, como os violinistas John McGrosso e Julia Sakharova. No dia 28, véspera do encerramento do evento, os alunos farão um recital das oficinas às 15h no Salão Nobre Profº Jayme Dantas, no Centro Universitário.

As oficinas reforçarão o caráter educacional do festival. Tudo será feito para a população e queremos que os moradores sintam felicidade e orgulho de morar em Barra Mansa. A cultura é de todos e para todos, ela não possui proprietários”, afirmou Mário Silas, assessor institucional do UBM.

Mais informações sobre a Programação de Concertos e Recitais, gratuitamente e aberta ao público, podem ser vistas pelo site www.musicanasescolas.com/ofestival e no www.facebook.com/MusicanasEscolasBM.

O festival conta com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, SESC, Colégio Verbo Divino, Transporte Generoso e Colitur.

                            Programação de Concertos e Recitais – Festival 2017

GRUPOS EVENTOS DIAS HORÁRIO LOCAL
DANIEL GUEDES E PATRÍCIA GLATZL RECITAL DE PIANO E VIOLINO 18/07 20h SALÃO NOBRE JAYME DANTAS UBM
GRUPO DE CHORO SÔDADE BRASILIS WOKSHOP + APRESENTAÇÃO 18/07 16h SALA DE ENSAIO- SEDE DO PROJETO
QUARTETO ARIANNA (USA) CONCERTO 19/07 20h TEATRO DO SESC
BANDA SINFônica CONCERTO 20/07 19h30 SALÃO NOBRE DO INSTITUTO CULTURAL MUNICIPAL
QUARTETO ARIANNA E CRISTIANO ALVES RECITAL 21/07 20h TEATRO DO SESC
QUARTETOS,QUINTETOS, CAMERATA DE ALUNOS E DRUM LATAS CONCERTOS EM LOCAIS PÚBLICOS 22/07 10h CENTRO, BOA VISTA, VISTA ALEGRE, BOA SORTE, ANO BOM, FLORIANO, COLÔNIA
BANDA MARCIAL DESFILE E APRESENTAÇÃO 22/07 11h30 PRAÇA DA MATRIZ
GINÁSTICA RÍTMICA APRESENTAÇÃO PÚBLICA 22/07 18h SALÃO NOBRE DO INSTITUTO CULTURAL MUNICIPAL
QUARTETO ARIANNA (USA) PARTICIPAÇÃO DO FESTIVAL NO RIO DE JANEIRO 22/07 20h SALA CECÍLIA MEIRELES
ORQUESTRA DE JAZZ CONCERTO 23/07 10h CORREDOR CULTURAL
PROFESSORES E ALUNOS DO FESTIVAL CONCERTOS 24/07 20h SALÃO NOBRE JAYME DANTAS UBM
ORQUESTRA JUVENIL CONCERTO 25/07 19h30 SALÃO NOBRE DO INSTITUTO CULTURAL MUNICIPAL
PROFESSORES DO FESTIVAL CONCERTO 26/07 20h SALÃO NOBRE JAYME DANTAS UBM
PROFESSORES E ALUNOS DO FESTIVAL CONCERTO 27/07 20h SALÃO NOBRE JAYME DANTAS UBM
ORQUESTRA DE JAZZ PARTICIPAÇÃO DO FESTIVAL NA ABERTURA DO BEATLES FEST 27/07 19h SALÃO NOBRE DO INSTITUTO CULTURAL MUNICIPAL
ALUNOS DO FESTIVAL RECITAIS DE ENCERRAMENTO DAS OFICINAS 28/07 15h SALÃO NOBRE JAYME DANTAS UBM
OSBM E ALUNOS DO FESTIVAL CONCERTO DE ENCERRAMENTO 29/07 16h COLÉGIO VERBO DIVINO

PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS NO FESTIVAL- JULHO 2017       

DATA

HORA

OFICINA

PROFESSOR

LOCAL

17 a 21

09h VIOLINO JOHN MCGROSSO E JULIA SAKHAROVA UBM

17 a 21

09h VIOLA JOANNA MENDONZA UBM

17 a 21

09h VIOLONCELO KURT BALDWIN UBM

17 a 21

09h CLARINETE CRISTIANO ALVES UBM

17 a 21

09h SAXOFONE MARCO TÚLIO SEDE DO PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS

17 a 21

14h ORQUESTRA DE JAZZ MARCO TÚLIO SEDE DO PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS

17 a 21

09h TROMBONE JOÃO LUIS AREIAS UBM

18

16h OFICINA DE CHORO SÉRGIO ÁLVARES SEDE DO PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS

19

09h OFICINA DE EDUCAÇÃO MUSICAL (ORFF) SÉRGIO ÁLVARES UBM

24 a 26

09h VIOLINO KOH KAMEDA UBM

24 a 28

09h VIOLINO JOHN MCGROSSO UBM

24 a 28

09h VIOLA HORÁCIO SCHAEFER UBM

24 a 28

09h VIOLONCELO FÁBIO PRESGRAVE UBM

24 a 28

09h CONTRABAIXO RODRIGO FAVARO SEDE DO PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS

24 a 28

09h FLAUTA EDUARDO MONTEIRO UBM

24 a 28

09h OBOÉ ALEXANDRE BOCALARI UBM

24 a 28

09h CLARINETE CRISTIANO ALVES UBM

24 a 28

09h FAGOTE ELIONE MEDEIROS UBM

24 a 28

09h TROMPA MÁRIO ROCHA UBM

24 a 28

09h TROMPETE AMARILDO NASCIMENTO UBM

24 a 28

09h PERCUSSÃO RODRIGO FOTI SEDE DO PROJETO MÚSICA NAS ESCOLAS

Fonte: Jornalismo PMBM – [email protected] em 17/07/2017.