Resumo do Livro Ana Folha e a Turma do Lixão: “Vamos preservar nossas florestas”

Neste nosso trabalho enfatizamos o reconhecimento das florestas por meio de uma abordagem ecopedagógica como perspectiva de construção de mundo que ao mesmo tempo problematiza e soluciona a respeito dos desastres ambientais que continuamente vem acontecendo no planeta Terra.

O despejo de resíduos sólidos, o desperdício de água, a extinção da fauna e flora, e outros contingentes na natureza se revelam como malefícios ao meio ambiente e por isso desejamos despertar na criança uma consciência crítica, ética e cidadã em relação ao seu meio social e em todos os ambientes da natureza.

Como forma de explicar o consumo desenfreado e seus malefícios para o homem e o universo destacamos os personagens do “lixão” e em contra partida ressaltando a necessidade de debates e de implementação das leis que protegem a natureza, de maneira simbólica, por intermédio da “Ana Folha” nossa protagonista principal.

Luciana Ribeiro

Ana Folha