Vila Velha e suas belas Praias com águas transparentes
A Cidade é sede do terceiro maior evento religioso do Brasil, em homenagem a Nossa Senhora da Penha
Vila Velha pertence à Região Metropolitana de Vitória e, está situado a 12 km ao sul da capital do estado. A cidade é uma das mais antigas, possuindo várias construções históricas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, o Forte de São Francisco Xavier de Piratininga, o Farol de Santa Luzia e o Convento da Penha, sendo este último um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo.
O Convento da Penha foi construído entre os séculos XVI e XVII e tombado como patrimônio histórico cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1943. O convento foi erguido sobre uma grande rocha com 154 metros de altura. Deste local, é possível avistar toda Vila Velha, a cidade de Vitória e parte de alguns municípios vizinhos.
Além do convento, a cidade possui diversas praias que são apreciadas pelos turistas. Algumas sugestões são: a Praia da Costa, de Itapoã e de Itaparica. Anualmente, também realizam-se diversos eventos que fortalecem ainda mais a presença de turistas, como a Festa da Penha, em homenagem a Nossa Senhora da Penha. Esta festa é considerada o terceiro maior evento religioso do Brasil.
Vila Velha possui uma grande variedade gastronômica. Em todos os calçadões de suas praias, pode-se encontrar uma grande variedade de iguarias como por exemplo: derivados de milho, variedades de peixes fritos, moquecas e caldos, tudo muito bem preparado.
Outros pontos turísticos de Vila Velha são: o Sítio Histórico de Vila Velha, Palácio Anchieta (linda arquitetura), Museu Ferroviário, Farol de Santa Luzia, Morro dos Morenos e a 3ª Ponte.
Recomendamos aos turistas visitarem a Igreja de Nossa Senhora da Glória, a Casa da Memória, a Igreja de São Pedro, Galeria Artes da Vila, Teatro Municipal Hélio Viana, Ponte da Madalena e a Igreja Nossa Senhora do Rosário.
As belas praias de Vila Velha atraem os moradores da vizinha Vitória, que chegam ao destino através das pontes que ligam as duas cidades. O agito – dia e noite – acontece na praia da Costa, emoldurada por calçadão, ciclovia, quiosques, bares, restaurantes e hotéis. Já Barra do Jucu reúne a turma do surf. Rústica, a praia oferece clima de vila de pescadores, igrejinha e lagoa para a prática de canoagem. Na praia da Sereia, o movimento é das famílias, por conta das águas calmas e perfeitas para passeios de caiaque.
Completam o cenário as praias da Baleia, com boas ondas; Itapoã, procurada para a prática de vôlei e futebol; e Itaparica, com águas transparentes, ondas fortes e movimento constante por conta dos quiosques.
Para apreciar as belezas naturais do alto, siga para o Convento de Nossa Senhora da Penha, um dos mais antigos do país, erguido em 1558.
A construção é um dos cartões-postais do estado e fica no topo de um morro de 154 metros. Acrescente ao tour cultural uma visita ao Museu Ferroviário, que funciona na antiga estação de Pedro Nolasco, datada de 1927.
Vila Velha é famosa também por abrigar a fábrica de chocolates Garoto. O espaço é aberto a visitas guiadas – o Chocotour. Durante uma hora e meia, os visitantes percorrem os “chocodutos”, que se estendem por seis quilômetros dentro da fábrica. E o melhor: em cada linha de produção visitada há uma ilha de degustação! É preciso fazer reserva com antecedência, já que a fila de espera costuma ser grande. No espaço funciona uma lojinha para venda dos produtos.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.