Belém proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer e é uma das sete maravilhas do Brasil. É também, o Portal de Entrada da Amazônia
Belém é a capital do estado do Pará. A cidade é classificada como uma das capitais com melhor qualidade de vida do país.
Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial. A cidade exerce significativa influência nacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus. Alguns dos pontos turísticos da cidade são: o Teatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o mercado do Ver-o-Peso, e eventos de grande repercussão como o Círio de Nazaré.
Conhecida também como Portão de Entrada da Amazônia, através de seus imensos rios. A cidade é muito conhecida pelo Círio de Nazaré (maior procissão católica do país), mercado Ver-o-Peso e seu prato típico, Pato no Tucupi.
Belém proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer. A cidade é rica em construções históricas, praias, cultura, tem a mais original do Brasil e possuí uma exuberante natureza, entrincheiradas no meio das edificações modernas da capital, podendo ser observado nos seus diversos pontos turísticos.
A capital paraense desponta como grande roteiro turístico do Brasil, gerando uma excelente oportunidade para investimentos turísticos, e está entre as 10 cidades mais movimentadas e atraentes do Brasil e a mais visitada da Amazônia.
Pontos Turísticos: Conheça alguns dos principais pontos turísticos da cidade: Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré: é a única basílica da Amazônia Brasileira. Sua história, seu simbolismo e sua importância religiosa exercem uma profunda influência no imaginário religioso paraense. O complexo Feliz Lusitânia: o complexo contempla a Catedral Metropolitana de Belém, Praça Dom Frei Caetano, Casa das Onze Janelas, Corveta Museu Solimões, Forte do Presépio e o complexo de Santo Alexandre, onde se encontra a Igreja e o Museu de Arte Sacra do Pará, considerado um dos mais belos do Brasil. Complexo Ver-o-Peso: composto pela Feira do Açaí, as praças do Relógio, relógio original da Inglaterra, Pescador, dos Velames, o Solar da Beira e o Mercado Municipal. O mercado de Ferro, que completa o Ver-o-Peso, foi todo transportado da Inglaterra e eleito uma das sete maravilhas do Brasil.
Estação das Docas: é um complexo de arte, lazer e gastronomia. A Estação como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial: o Amazon River. Espaço São José Liberto: era um antigo presídio da capital. Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, mais antiga instituição de pesquisas da região.
Desde 2000, a cidade de Belém vem passando por um processo de revitalização, mas sempre mantendo as características originais. Exemplo disso, foi a Estação das Docas, que era um conjunto de armazéns do porto, abandonado às margens da baía do Guajará.
Com a restauração a estrutura em ferro inglês recebeu paredes de vidro e ar-condicionado. Tornou-se um espaço cultural e gastronômico, reunindo bares, restaurantes, exposições de arte e cinema. Ficou bem parecido com o Puerto Madero, de Buenos Aires.
Belém é uma cidade muito quente, mas também muito chuvosa. Você pode ir a qualquer época do ano, mas para evitar que as chuvas atrapalhem o seu passeio, o período ideal é entre os meses de Junho e Novembro.
No mês de outubro é uma boa época para fazer turismo em Belém do Pará, quando é realizado o Círio de Nazaré, maior evento da capital. Para participar dessa festa é recomendado se programar bem antes, e fazer uma reserva com antecedência. Neste período se prepare para pagar um pouco mais caro que em outras épocas.
Em Maio acontece o festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. O evento reúne chefes do Brasil inteiro, preparando delicias com ingredientes regionais.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Viagens e Caminhos.