Búzios com ares de cidade pequena, tem na sua arquitetura o charme de antigamente
Armação dos Búzios (ou Búzios), é uma estância brasileira situada numa península oceânica a este do Rio de Janeiro. É conhecida como um sofisticado destino de férias com inúmeras praias. Estas incluem Ferradura, numa calma baía em forma de ferradura com desportos aquáticos, e Geribá, um local de surf popular. Entre as ruas da vila, a Rua das Pedras, calcetada, é um centro de restauração e de vida noturna.
Os meses de abril e maio são o meio termo quando se trata de temperaturas e chuvas. É um dos melhores períodos para visitar a cidade, especialmente porque os preços de hospedagem já começaram a cair. A chegada do inverno traz as temperaturas mais baixas. Há a grande vantagem, entretanto, da estiagem.
A cidade de Búzios se mantém charmosa durante todo o ano, mas claro que a variação de temperatura e alta temporada influenciam bastante no clima do lugar. E, nesse caso, não estamos falando necessariamente da previsão do tempo, mas sim do número de turistas que vão até lá para curtir dias de praia.
Búzios está localizada muito próxima ao Rio de Janeiro, exatamente por isso é um dos destinos prediletos entre os cariocas para escapadinhas de final de semana. Se a previsão do tempo em Búzios for de sol, dificilmente você encontrará a cidade tranquila nos dias de sábado e domingo. Ela é o típico destino de praia que sempre enche quando há folga no calendário. E a proximidade com a capital do Rio de Janeiro ajuda muito na escolha dos viajantes de última hora.
-
Meses mais chuvosos: novembro e dezembro;
-
Meses mais secos: junho, julho e agosto;
-
Alta temporada: dezembro até a Semana Santa;
-
Melhores meses para viajar: durante todo o ano, com destaque para abril e maio.
Alta temporada em Búzios
Todos os feriados prolongados e períodos de férias escolares são alta temporada em Búzios. Especialmente em datas comemorativas — como Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo —, Búzios recebe um número bem maior de turistas do que consegue comportar. A principal alta temporada na cidade vai de dezembro até o final do carnaval. Caso deseje o destino mais tranquilo, é recomendável evitar os períodos que atraem mais turistas.
Nos dias de maior volume de turistas em Búzios, o desconforto pode ser grande e o excesso de pessoas gera alguns problemas. É comum que a cidade sofra com a falta de água, engarrafamentos constantes, pouco espaço nas praias e até filas para jantar. Ah! E as hospedagens também ficam mais caras e disputadas. Se você está preparado para enfrentar a alta temporada de Búzios, seja bem-vindo a dias de muito calor e boa praia! Caso contrário, prefira datas mais tranquilas.
Clima em Búzios
As temperaturas em Búzios não variam muito ao longo do ano e o clima é sempre agradável. Os meses mais quentes coincidem com o verão, quando a média máxima é de 28°C em fevereiro. O verão, especialmente dezembro e janeiro, também é o período mais chuvoso. A boa notícia é que Búzios tem um dos menores índices pluviométricos do Rio de Janeiro e você sempre encontrará uma pontinha de sol. O período de chuva começa em outubro e tem auge nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Um autêntico verão de clima tropical.
Logo após o verão, a temperatura começa a cair e as chuvas se tornam menos constantes. É hora de aproveitar o início da baixa temporada (que vai de abril a novembro) para conseguir preços melhores nas pousadas de Búzios e curtir o clima mais tranquilo nas praias. Os meses de abril e maio são o meio termo quando se trata de temperaturas e chuvas. É um dos melhores períodos para visitar a cidade, especialmente porque os preços de hospedagem já começaram a cair.
A chegada do inverno traz as temperaturas mais baixas. Há a grande vantagem, entretanto, da estiagem. Esse é o período que menos chove em Búzios, com apenas 40 mm em junho. Por mais que a temperatura não esteja muito alta, você terá belos dias de sol à beira da praia. O período mais seco do ano vai de junho a setembro, quando também acontece o auge do frio. Nos meses de inverno, as hospedagens ficam mais baratas e a cidade bem mais vazia. A desvantagem é que alguns estabelecimentos fecham as portas na baixa temporada, mas nada que atrapalhe a viagem.
Os meses de outubro e novembro marcam a passagem para o verão, quando as temperaturas começam a subir e as chuvas se intensificam. Ainda em baixa temporada, é um bom período para quem deseja a cidade tranquila, com bons preços, mas um pouquinho mais de calor. Esta é a porta de entrada para a alta temporada de verão, que começa em dezembro.
O que fazer em Búzios
As praias de Búzios são as principais atrações do destino. E nem tem como ser diferente! Búzios tem praias incríveis e cada uma delas merece a sua visita. Além das praias, quem visita Búzios poderá curtir intensamente pousadas maravilhosas, aproveitar a excelente gastronomia, comprar em lojinhas irresistíveis, se divertir em animadas baladas, fazer passeios de barco e se deslumbrar com paisagens magníficas.
Durante os meses de verão, Búzios é fervilhante. As praias estão quase sempre lotadas, a Orla Bardot oferece o espetáculo do pôr do sol para centenas de turistas e a Rua das Pedras atrai multidões ao anoitecer para deliciosos jantares. Já na baixa temporada, o clima é dos mais tranquilos, digno dos melhores destinos para recarregar as energias.
Búzios cabe em todos os desejos! De quebra, você ainda poderá explorar as cidades vizinhas, como Cabo Frio e Arraial do Cabo. Aproveite os dias em Búzios. Você terá tanto o que fazer que nem perceberá que a cidade é bem pequenina.
Um pouco sobre a história de Búzios
A cidade de Búzios, habitada por índios tupinambás até o século XVII, que já foi focada na atividade pesqueira, palco de tráfico de escravos e exploração de pau-brasil, hoje vive absolutamente voltada para o turismo. É um destino que recebe bem a todos os visitantes e, o mais importante, com todos os orçamentos! Búzios cabe no bolso e no gosto de todos os turistas. Encontre a sua porção predileta de praia e curta dias maravilhoso à beira-mar.
Após visita durante o verão de 1964, a atriz Brigitte Bardot, de tão encantada com Búzios, espalhou a sua descoberta pelo mundo, tornando a cidade balneário dos que viam no lugar um verdadeiro paraíso. A pacata vila de pescadores ganhou ares charmosos, pousadas requintadas, lojas de grife e um delicioso polo gastronômico. Hoje, com 30 mil habitantes, Búzios mantém um certo glamour daqueles anos 60 que a transformaram em um dos destinos de praia mais procurados no estado do Rio de Janeiro.
Ficou com vontade de conhecer este paraíso a apenas 170 km da cidade Rio de Janeiro? Búzios é um lugar realmente fácil de se apaixonar. Um convite a deliciosos dias de felicidade à beira-mar.
Fonte: Guia Melhores Destinos
Deixe um comentário