Salto São Francisco,196 metros de maior quedas d’água do Brasil num cânion de mata nativa, localizada no Município de Guarapuava
Guarapuava é o município mais populoso da região centro-sul do Paraná e o 9º mais populoso do estado e o maior município em área do Paraná, sendo um polo regional de desenvolvimento com forte influência sobre os municípios vizinhos.
O município faz parte também de um entroncamento rodoferroviário de importância nacional, denominado corredor do Mercosul, entre os municípios de Foz do Iguaçu e Curitiba. Sua localização no alto do Terceiro Planalto Paranaense faz de Guarapuava uma dos municípios mais frios do estado, com ocasionais registros de neve.
O bioma predominante é a floresta subtropical, com vastas áreas de mata de araucárias. O município é, ainda, o maior produtor brasileiro de cevada e possui uma das maiores fábrica de malte do mundo, responsável por vinte por cento da produção nacional.
No centro-sul do estado do Paraná, Guarapuava está no trajeto entre a cidade de Curitiba e Foz do Iguaçu, nas margens da BR 277, principal Rodovia do Mercosul, que liga o Porto de Paranaguá ao Paraguai e à Argentina.
Os parques e as praças espalhados pela área central da cidade garantem à Guarapuava um cenário sempre verde. Entre eles estão os concorridos Parque do Lago, com pista de cooper ao redor do espelho d’água, quadras de esportes e playground.
Já a Lagoa das Lágrimas é procurada pelos pedalinhos e aparelhos de ginástica, enquanto o Parque do Rio Jordão, com pista de motocross, passeios de balsa, piscinas naturais e quedas d’água.
Nos arredores do Centro, a natureza é ainda mais exuberante. Em uma área de preservação, localizada a 46 quilômetros da cidade está o Parque São Francisco da Esperança, o belo salto de São Francisco, com 196 metros de queda, destaca-se na paisagem. Os 196 metros de queda livre se encontram no centro de um belíssimo cânion, coberto de vegetação, e frondosos pinheiros araucária.
Próximo dali, o Parque das Araucárias abriga cerca de quatro mil pinheiros em meio a um bosque de cem hectares, com direito a uma fauna rica e variada.
Com 200 anos de história, Guarapuava é um lugar perfeito para aprender muito da história do nosso país e desfrutar das belezas naturais que a cidade oferece. A cidade conta com belíssimos parques, praças, casarões antigos, igrejas e capelas, além de um museu, que registra a colonização da região e do estado.
Em cooperativa, os agricultores produzem milho, soja, cevada e malte. O centro comercial é a colônia Vitória, sede do Museu Agrária, que conta a história dos imigrantes.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.