• Home
  • Câmara de Cultura
  • Saúde e Bem Estar
  • Passeios Culturais e Turísticos
  • Mostra de Cinema de Mangaratiba
  • Revista Cidadania&Meio Ambiente
  • Revista Guia Cultural & Turístico
  • Desenvolvimento Humano/Cidadania
  • Meio Ambiente
  • Cultura
  • Educação
  • Livro Vidas e Saberes
  • CONTATO
Câmara de Cultura
  • Artigo
  • Cidadania
  • Comércio
  • Cultura
  • Entretenimento
  • Entrevista
  • Gastronomia
  • História
  • Matéria
  • Notícia
  • Pesquisa
  • Saúde e Bem Estar
  • Sem categoria
  • Turismo

Três Rios – Levando a adrenalina a mil, rapel, tirolesa e escalada também são esportes radicais bastante procurados

2025/05/12   admin   No comments

                                                                                                   Três Rios

Três Rios é conhecido por sua natureza e prédios históricos. As atividades ao ar livre e os esportes radicais são as atrações mais procuradas, como a prática de rafting no rio Paraibuna. O encontro dos Três Rios é a grande atração da região, em meio a jequitibás-rosa e bambuzais. A apenas  8 km do centro, o Encontro dos Três Rios se dá em local amplo, aonde chegam os botes de rafting que descem as corredeiras do rio Paraibuna. Lá, os turistas têm a oportunidade de descer 22 km, entre seis corredeiras. O ponto final de descida é no encontro dos rios Paraibuna, Paraíba do Sul e Piabanha, formando o único delta triplo fluvial da América Latina. Na região, ainda é possível realizar rapel, tirolesa e escalada.

A prática do rafting no rio Paraibuna fica mais rica associada à existência de várias empresas que operam atividades do turismo de aventura em Três Rios. Além do rafting, o município oferece diversos atrativos, tanto na sede quanto no seu entorno, e ainda promove uma das melhores festas de carnaval do interior do Estado. Vale a pena visitar a produção de cachaça local e experimentar as cervejas artesanais. Há, ainda, gastronomia diversificada e rica produção de artesanato.

A Cidade também possui importantes patrimônios históricos, como a Ponte das Graças, o coreto da Praça da Autonomia e o Teatro Celso Peçanha. Igrejas históricas, como a Capela Nossa Senhora da Piedade e a Igreja de São Sebastião, construídas no século XIX e XX, respectivamente, são opções de passeios.

A Casa da Cultura – está instalada no prédio do antigo Fórum de Três Rios. Construído na década de 1920, sendo o primeiro prédio a ser construído na Praça São Sebastião.  

Praça da Autonomia – é uma das mais valiosas relíquias de Três Rios.

Teatro Celso Peçanha – foi inaugurado em 8 de Dezembro de 1962, com a apresentação da peça Dona Xepa, estrelado por Violeta Silveira, filha de Isaltino Silveira que foi Presidente do grupo.

História da Ferrovia Trirriense – roteiro curto panorâmico auto guiado
O roteiro conta um pouco da história do município de Três Rios através dos traços da antiga ferrovia que ainda hoje sobrevivem em meio as mudanças modernas. O passeio começa na Ponte das Garças, inaugurada em 1861 com a presença do Imperador D. Pedro II que veio inaugurar a antiga Estação de Entre-Rios no mesmo dia. A ponte foi inaugurada para servir à Estrada União Indústria, porém em 1898 sofreu alteração em seu perfil original para servir à Estrada de Ferro Leopoldina Railway. Ainda hoje é possível visitar a construção centenária que fica paralela à ponte de concreto da década de 50 e serve hoje como pistas para ciclistas e pedestres. Logo depois seguindo em direção ao centro da cidade, como próxima parada, é possível conhecer a antiga Guarita da Estação Entre-Rios, conhecida hoje como Marco Ferroviário. Inaugurada em 1871, é um monumento histórico que marcou o início do funcionamento do ramal central da Estrada de Ferro D. Pedro II. Como última parada, temos a Casa de Pedra, como é chamada hoje. A antiga estação de carga e descarga da extinta Estrada de Ferro Leopoldina Railway, tem sua construção centenária datada do final do século XIX, Sua beleza é marcada por sua arquitetura toda em pedra e madeira e simboliza hoje o único imóvel que restou da ferrovia no município.

Capelas e Igrejas – Na parte da manhã comece o passeio com a centenária Capela de Nossa Senhora da Piedade (1864), considerada um dos últimos marcos da fundação que deu origem a cidade de Três Rios. Nela existe uma réplica da imagem La Pietá, de Michelangelo além de um cemitério histórico onde estão sepultados o barão e a Baronesa de Entre Rios e alguns membros da família do Visconde de Entre Rios. Saindo da Capela, seguindo em direção ao centro da cidade, é possível conhecer a Igreja Matriz São Sebastião que foi construída na primeira metade do século XX. Em frente à Igreja é possível ver o obelisco que foi originalmente instalado na antiga sede da Fazenda do Cantagalo em memória da Condessa do Rio Novo porém transferido para o centro em 1948. Após o almoço, pegando um pequeno trecho da BR 393, siga em direção ao Distrito de Bemposta e visite a Igreja Nossa Senhora da Conceição. A igreja possui painéis de ladrilhos e a sacristia é revestida por azulejos em relevo. No salão principal, os ladrilhos têm pinturas de anjos e figuras bíblicas. No final da tarde, próximo ao horário do pôr do sol visite o Mirante do Anjo e logo depois o mirante da Capela São Judas Tadeu. A Capela de arquitetura simples fica situada em local aprazível de fácil acesso e com uma vista panorâmica do centro da cidade.

História e belezas de Três Rios – Passeio panorâmico de 02 (dois) dias auto guiado.
Na manhã do primeiro dia, vá até a Casa de Pedra e conheça um pouco da construção centenária datada do final do século XIX. Sua beleza é marcada por sua arquitetura toda em pedra e madeira, sendo hoje o único imóvel que restou da antiga ferrovia no município. Logo depois, passe pela Praça da Autonomia (1911) e conheça o Coreto e a Praça que foram palco do movimento de emancipação de nosso município e foi cenário dos mais variados eventos políticos, culturais, cívicos, entre outros. Em seguida, siga para o Encontro dos Três Rios, único delta triplo fluvial da América Latina e segundo do mundo. O local que serviu de inspiração para o nome de nosso município, abriga um ótimo espaço de lazer bem como um restaurante rústico onde o visitante poderá almoçar com uma rica natureza ao seu entorno. Na parte tarde, vá até a famosa Praça São Sebastião e conheça os patrimônios de seu entorno ricos em histórias e tradições como o prédio da Prefeitura do Município datado de 1941, a Igreja Matriz de São Sebastião inaugurada em 1942, o prédio do Teatro inaugurado em 1962 e a Casa de Cultura, inaugurada em 1928 para servir como o primeiro Grupo Escolar do município conhecido como Grupo Escolar Condessa do Rio Novo. No segundo dia, na parte da manhã passe pelo Casarão Generoso Portela. O casarão mais antigo de Três Rios possui 118 anos de existência. A construção centenária localizada na esquina da Rua da Maçonaria com a Rua Nelson Viana possui bela arquitetura de estilo neoclássico. O prédio abrigou, segundo relatos, diversas reuniões à liderança autonomista para traçar as ações e a vitória do movimento separatista de Três Rios. Em seguida passe pela Praça Juscelino Kubitschek onde fica situado o busto em homenagem ao presidente de mesmo nome, lá será possível ver o prédio da Câmara Municipal de Vereadores. Logo depois visite a centenária Capela de Nossa Senhora da Piedade (1864), considerada um dos últimos marcos da fundação que deu origem a cidade de Três Rios. Após o almoço vá a Avenida Beira Rio, faça uma caminhada por sua extensão e conheça a nossa “orla”. Logo depois visite o Parque Municipal Domingos Espíndola de Aguiar e o Horto Municipal, situados na margem direita do rio Paraíba do Sul. Em seguida encerre seu passeio no Mirante do Anjo e aprecia a vista panorâmica do Centro da cidade.

Fonte: Guia do Turismo Brasil e Turismo Rio de Janeiro.

Posted in: Artigo, Cultura   Tags: Casa da Cultura, Ponte das Graças, Praça da Autonomia, Rio Paraibuna, Teatro Celso Peçanha, Três Rios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Busca

  • Mais Recentes

    • Três Rios – Levando a adrenalina a mil, rapel, tirolesa e escalada também são esportes radicais bastante procurados

    • Volta Redonda, Localizada no Sul Fluminense é Considerada Melhor em Qualidade de Vida no Interior do Estado do Rio De Janeiro

    • Barra do Piraí é um lugar especial por suas belezas naturais !

O conteúdo da Câmara de Cultura é “Copyleft”, podendo ser copiado, reproduzido e/ou distribuído, desde que seja dado crédito à fonte primária da informação
Powered by WordPress and MasterTemplate