Mostra de Cinema de Mangaratiba

Mangaratiba também é cinema:

Por muito tempo Mangaratiba povoou o imaginário de diversas gerações com os mais lindos sonhos de liberdade.

Situada cerca de 94 km do Rio de Janeiro, Mangaratiba se destacou historicamente pela beleza incomparável de seus recursos naturais.

Por sua localização privilegiada, e por suas belezas naturais, Mangaratiba é o portão de entrada da região da Costa Verde. 

Distrito de Itacuruçá.

Cine Mangaratiba:

Com tanto jeito e infraestrutura para a área de ‘bussines’, faltava mesmo à cidade um grande evento na área de cinema. Faltava, pois Mangaratiba irá hospedar já a partir de março de 2014, a Mostra de Cinema de Mangaratiba, uma iniciativa que traz para o município um produto cultural da Cortez, Consultoria, Assessoria e Representações e da Câmara de Cultura, que em parceria com a Prefeitura Municipal de Mangaratiba irão realizar o maior evento de cinema da região Costa Verde.

A MRS Logística S.A. já formalizou sua participação no evento como apoiadora financeira.

Mangaratiba.

Já em seu primeiro ano, a Mostra de Cinema de Mangaratiba irá incluir algumas importantes produções da safra recente do cinema brasileiro, a mesma que marcou o saudável reencontro de nosso cinema com o seu público, engrossando as estatísticas de plateia, levando-as aos níveis das produções estrangeiras mais badaladas. Mas a mostra não se restringirá à produção nacional recente, já que exibirá também alguns clássicos de nossa cinematografia, alguns já há bastante tempo fora do circuito comercial. E irá envolver as escolas e a comunidade, trazendo o debate cultural para a cena aberta.

Baía de Ibicuí.

O projeto Cine Mangaratiba abre as portas do cinema nacional e internacional para a população do Sul Fluminense e confirma Mangaratiba como o Polo e centro difusor de cultura de toda região. 

Seu caráter democrático, formando novas plateias, levando até elas os mais novos títulos da filmografia nacional e internacional. Faltam salas de cinema nos municípios brasileiros. E as que existem são destinadas ao público de maior poder aquisitivo. Os espectadores de baixa renda precisam ser inseridos no mercado cultural.

Neste projeto, Mangaratiba, que possui seis distritos, não conta com nenhuma sala de cinema. A ideia bem-sucedida irá também contribuir para fomentar a produção cinematográfica, além de ser um projeto de inclusão social.

A Mostra de Cinema de Mangaratiba traz toda a magia do cinema, promovendo a difusão de longa, médias e curtas-metragens da filmografia brasileira e internacional com projeções em praças públicas, proporcionando a uma população ansiosa por cultura de alto nível, a possibilidade de assistir a grande arte cinematográfica.

Mirante Praia do Saco

Objetivo:

A ideia é, também, promover a formação de novas plateias, levando até elas os mais novos títulos da filmografia nacional e internacional. Faltam salas de cinema nos municípios brasileiros. E as que existem são destinadas ao público de maior poder aquisitivo. Os espectadores de baixa renda precisam ser inseridos no mercado cultural. A ideia bem-sucedida irá também contribuir para fomentar a produção cinematográfica, além de ser um projeto de inclusão social. O projeto Cine Mangaratiba traz toda a magia do cinema, promovendo a difusão de longa, médias e curtas-metragens da filmografia brasileira e internacional com projeções em praça pública, através da montagem de tendas.

A Mostra como resultado esperado, visa atingir um público estimado em quatro mil pessoas, essencialmente de baixa renda.

Todas as tendas contarão com rampas de acesso, facilitadoras para pessoas cadeirantes e/ou com mobilidade reduzida, além de cadeiras especiais, com localização preferencial.

Justificativa para Realização:

O brasileiro viu menos filmes em 2008, 2009, 2010 e 2011. É o que se pode depreender dos números sobre o mercado exibidor divulgados pelo Sindicato das Empresas Distribuidoras Cinematográficas do Município do Rio de Janeiro.

O público de cinema no ano passado foi 2,9% menor do que em 2008, o que, na visão do Sindicato, aponta para uma estagnação do mercado. A queda também se refletiu na quantidade de espectadores do cinema nacional, que diminuiu 0,8% em relação ao ano anterior – mesmo com o número de títulos lançados subindo de 73 para 93, em comparação com 2008.

No entanto, em um país com uma população de 190 milhões de habitantes e cerca de 5.565 municípios, apenas 824 possuem salas de exibição em atividade, perfazendo um total de 2.095 cinemas.

O projeto Cine Mangaratiba é um importante instrumento de difusão do acervo audiovisual brasileiro e internacional, bem como de formação de novas plateias. É mais uma ferramenta de mudança que oferece componentes indispensáveis à cidadania.

Local de realização:

Serão realizadas 18 sessões em 02 polos: Muriqui e Mangaratiba, em tendas montadas, durante o período 21 a 30 de março de 2014.

A Mostra é um retrato de diferentes ângulos do Brasil, onde cada filme escolhido tem um significado todo especial, já que compõe este imenso mosaico verde-amarelo. São produções que abordam a música, o futebol, a política, as cidades, os sertões. Que focam os versos poéticos de sorrisos e lágrimas nos rostos brasileiros.

Durante dez dias, Mangaratiba será um Polo do Cinema Brasileiro e Estrangeiro.

As tendas contarão com rampas de acesso, facilitadoras para pessoas cadeirantes e/ou com mobilidade reduzida, além de cadeiras especiais, com localização preferencial.

A exibição será realizada com ingressos a preços populares (R$ 5,00), além dos acessos por gratuidade, visando atingir o maior público possível, em uma região caracteristicamente com população de baixa renda.

3 Responses to Mostra de Cinema de Mangaratiba

  1. ROGERIO RIMES disse:

    OLÁ, SOU PRODUTOR CINEASTA. PRODUZI O LONGA “PECADO OCULTO” QUE TEVE CENAS GRAVADAS EM MANGARATIBA, NA PRAÇA E NA PRAIA. COMO FAÇO PARA EXIBIR NOSSO LONGA METRAGEM QUE TEVE MATÉRIAS NAS TV GLOBO E TV BRASIL E JORNAIS O GLOBO, EXTRA E MAIS DE TRINTA SITES.
    http://www.youtube.com/watch?v=bdFoPWZlkjY
    FICARIA MUITO HONRADO COM O CONVITE DE EXIBIR “PECADO OCULTO” NESTA CIDADE. MEU CONTATO. (21) 87898727 – 91262084 – 34097851

  2. […] Mangaratiba vai hospedar, já a partir de março de 2014, a “Mostra de Cinema de Mangaratiba”, uma iniciativa que trará para o município um produto cultural da Câmara de Cultura e da Cortez, Consultoria, Assessoria e Representações que, em parceria com a prefeitura e a Fundação Mário Peixoto, pretendem realizar o maior evento de cinema da região da Costa Verde. A MRS Logística S.A. já formalizou sua participação como apoiadora financeira. Todavia, apesar de o município contar com seis distritos bem definidos e, na prática, quase isolados, em vista da dificuldade de transporte público, as dezoito sessões só serão realizadas em dois polos: Muriqui e Mangaratiba, em tendas montadas, no período 21 a 30 de março de 2014. A exibição terá ingressos a preços populares (R$ 5,00), além dos acessos por gratuidade. Maiores informações em http://camaradecultura.org/cine-mangaratiba/ […]

  3. […] Mostra de Cinema de Mangaratiba […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *