Busca
-
Mais Recentes
Famosa pelo pôr do sol nas águas do Rio Doce, Colatina tem até uma praça em homenagem ao espetáculo natural. Ponto de encontro dos moradores, o parque ocupa uma área de 20 mil metros quadrados repleta de jardins, quadras poliesportivas e pistas para caminhada.
A praça guarda também atrativos culturais – são lembranças da estrada de ferro que cortava a região, representadas pelos prédios da antiga estação ferroviária e um vagão de trem que funciona como sede da Casa do Artesão.
O parque chama a atenção, ainda, por abrigar um pomar público apinhado de árvores frutíferas como mangueiras, coqueiros, goiabeiras, abacateiros e cajueiros, além de castanheiras que garantem boas sombras.
No Turismo, a cidade oferece um grande potencial para o ecoturismo, pois há no campo belas paisagens e fazendas bem cuidadas. Destaque para São Pedro Frio, a 600 metros de altitude, e a 40 km do centro, que oferece clima de montanha aos visitantes. Vale a pena conhecer as lagoas: do Limão, Pau Gigante, Coroa Verde, Barbados, Óleo e Patrão Mor. O famoso pôr-do-sol da cidade que é conhecida como Princesa do Norte, representa o cartão-postal, junto com o monumento do Cristo Redentor, que tem 33 metros de altura localizado na parte alta do município no bairro Bela Vista.
Um dos cartões-postais de Colatina é a ponte Florentino Ávidos. Erguida em 1928, fica sobre Rio Doce, cenário de passeios de balsa que levam ao distrito de Itapina. O povoado foi um dos principais pontos de comércio de café do Estado no início do século 20. Hoje, resta apenas o bucólico casario colonial.
De diversos pontos é possível ver a estátua do Cristo, que a todos transmite uma maravilhosa sensação de paz. O pôr do sol de Colatina é o segundo mais belo do mundo.
As festas também acontecem durante o ano inteiro. No aniversário de emancipação do município, no mês de agosto, a comemoração atende a todos os gostos. Há eventos culturais e musicais dos mais variados. Durante o ano, ocorrem os mais animados bailes, um deles é o do Cafona, que ocorre sempre no segundo sábado de maio, é conhecido não só no Espírito Santo, mas também em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pará.
Alguns dos principais pontos turísticos da Princesinha do Norte são: Cachoeira do Oito, Cristo Redentor de Colatina, Avenida Beira-Rio, Praça do Sol Poente, Biblioteca Municipal, Distrito de Itapina e São Pedro Frio.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Portal Férias Brasil.