Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016 lança novas categorias e traz jurados de grande renome


braztoa_agora_MAPA

Prêmio lança categoria Projetos Inovadores, aberta a estudantes de todo o Brasil. Inscrições vão até 3 de outubro.

Foi dada a largada para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2016, maior premiação de turismo sustentável do país. Com inscrições abertas até o dia 3 de outubro no site da entidade (www.braztoa.com.br), esta edição traz novidades para atrair muitos cases de sucesso.

Em quatro edições, o Prêmio já teve mais de 200 projetos cadastrados e 60 cases premiados. Em 2015, chegou ao número recorde de 67 inscritos.

O Prêmio é o principal canal que as empresas que atuam no setor de turismo brasileiro para mostrarem seus projetos de sustentabilidade ambiental, econômica e social. É um projeto que nos enche de orgulho porque nos traz a oportunidade de disseminar as melhores práticas e inspirar cada vez mais iniciativas”, explica Frederico Levy, Diretor de Sustentabilidade da Braztoa.

Cadastro e novas categorias

O sistema de cadastro está simplificado, pensado para poupar o máximo de tempo dos interessados, que deverão responder apenas seis perguntas, fazer um breve resumo e enviar uma apresentação que ajude a demonstrar os benefícios do seu projeto.

Um dos destaques de 2016 é a criação da categoria Projetos Inovadores, que abre oportunidades para estudantes de nível técnico e superior, avaliando projetos submetidos por grupos de alunos representando suas instituições de ensino.

Outra novidade é a fusão das Categorias Parceiros do Trade a Parceiros Institucionais, que passa a se chamar Parceiros do Turismo, mudança feita para trazer mais clareza e abrangência nas inscrições.

Quem pode se inscrever

Associados Braztoa: operadoras de turismo, representantes, colaboradores e convidados.
Agências de Viagem: empresas que comercializam produtos e serviços turísticos diretamente para o cliente final.
Meios de Hospedagem: hotéis, resorts, hotéis fazenda, cama & café, pousada, flat, entre outros (Ex. albergues e campings).
Parceiros do Turismo: abrangem operadoras de turismo não associadas à Braztoa, companhias aéreas, locadoras de veículos, fundações, associações e organizações do terceiro setor, bem como as instituições governamentais, entre outros, não incluindo agências de viagem ou meios de hospedagem, que possuem categoria exclusiva.
Projetos Inovadores: projetos submetidos por grupos de alunos representando instituições de ensino técnico e superior preferencialmente nas áreas de Turismo e Hotelaria.

Sobre a premiação

Serão indicados três projetos por categoria, que passarão pela fase final de avaliação, quando ocorre a dinâmica de escolha dos jurados e a consolidação dos cases pela Consultoria Eccaplan.

A partir desta edição, a premiação ficará mais exclusiva e será eleito um único vencedor por categoria, que ganhará um troféu. A iniciativa que mais se destacar entre as cinco categorias, também será ganhadora do troféu PRÊMIO TOP SUSTENTABILIDADE.

O júri também poderá destacar uma iniciativa não vencedora, fazendo uma menção honrosa.

Além disso, a Braztoa promove a divulgação desses cases de sucesso com a Coletânea de Cases de Sustentabilidade, lançada anualmente, onde dá visibilidade aos vencedores do Prêmio e mostra detalhes das suas ações, para que elas sirvam de exemplo para outros e sejam replicadas. A publicação também fica disponível no site www.braztoa.com.br .

A cerimônia de premiação acontecerá na segunda quinzena de Novembro, em local que será anunciado em breve.

Sobre os jurados

Para garantir total isenção na avaliação das iniciativas, associação faz a seleção dos jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade com máxima minúcia e critério. São profissionais que representam instituições de expressão no Brasil e exterior, como USP (Universidade de São Paulo), UNB (Universidade de Brasília, Rainforest Alliance (Instituição com mais de 17 mil membros em todo o mundo, que tem o objetivo de preservar os ecossistemas por meio de projetos ambientais), Centro de Turismo Alemão (que promove a Alemanha e sua referência em turismo sustentável), ABNT (especialista em diretrizes para uma gestão sustentável) e o BlogClima21, que trabalha informações, discussões e a disseminação do tema sustentabilidade.

Confira os primeiros jurados confirmados para esta edição:

Alexandre Garrido – ABNT
• Caco de Paula – BlogClima21
• Helena Costa – UNB
• Margaret Grantham – Centro de Turismo Alemão – DZT
• Mariana Aldrigui – USP
• Patricia Crespi – Travelport
• Ronald Sanabria – Rainforest Alliance
Sobre o sistema de avaliação

Os inscritos serão avaliados sob o ponto de vista de todos os critérios estabelecidos, como:

Impactos ambientais, socioculturais e econômicos
• Incentivo ao turismo sustentável
• Viabilidade financeira
• Abrangência e Replicabilidade

Parcerias

As parcerias com a OMT (Organização Mundial do Turismo), PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e MTUR (Ministério do Turismo) reforçam ainda mais a chancela e a importância da premiação, disseminando conhecimento sobre o assunto.

Há dois anos, o MTUR ((Ministério do Turismo) oferece apoio institucional ao prêmio com ações como o lançamento de vídeos que relatam as iniciativas sustentáveis dos vencedores das categorias TOP Sustentabilidade, e a impressão anual da Coletânea de Cases vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, obra de referência que traz diretrizes de sustentabilidade para agências, operadoras, companhias aéreas, hotéis e demais fornecedores da cadeia turística.

Além disso, há poucos dias, o PBS teve uma página de menção no “Guia Turismo e Sustentabilidade” que orienta empresários sobre boas práticas, recentemente lançado pelo Ministério do Turismo

Patrocínios: Centro de Turismo Alemão e Travelport.
Parceiros Institucionais: Ministério do Turismo, OMT e PNUMA.
Apoio: Ifaseg e SENAC.

Parceiros de Mídia: Brasilturis, Mercado e Eventos, Panrotas e Travel 3.

Sobre o Programa Braztoa de Sustentabilidade

Desde 2005, a Braztoa tem realizado fortes investimentos em ações de sustentabilidade, buscando estimular e auxiliar seus associados a promover boas práticas do turismo sustentável, tornando-o cada vez mais responsável e voltado aos aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Esse posicionamento fez com que a entidade também se tornasse membro da OMT (Organização Mundial do Turismo).
O Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), criado em 2011, propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas, dando ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e, sobretudo, econômico.

Deste programa, nasceram importantes ações que envolvem questões ambientais, sociais e econômicas, como o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que está em sua quinta edição; o Trip Protector Braztoa, primeiro programa de seguros do mercado voltado para os riscos de comercialização de pacotes turísticos – exclusivo das operadoras Braztoa; e a parceria com a ONG Colmeia, que visa promover ações de capacitações entre estudantes e operadores Braztoa, com o intuito de inserir esses jovens no mercado de trabalho com mais experiência e expertise em turismo.

Informações à imprensa – Agência Guanabara – Tel. (11) 3062-6399
Diego Sierra – [email protected],com.br
Tais Santos –[email protected]

Fonte: http://braztoa.com.br/premio-braztoa-de-sustentabilidade-2016-lanca-novas-categorias-e-traz-jurados-de-grande-renome/