novo

Prêmio Cidade Pró-Catador recebe inscrições até 1º de novembro


img_res_duos s_lidos_md

Iniciativa reconhece boas práticas de prefeituras e consórcios municipais na gestão de resíduos sólidos com inclusão de catadores de materiais recicláveis. Projetos vencedores vão receber até R$ 120 mil.

Até o dia 1º de novembro estão abertas as inscrições para prefeituras e consórcios municipais para a terceira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador. A iniciativa é da Fundação Banco do Brasil e da Secretaria de Governo, em parceria com o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Até o momento, mais de 60 gestores municipais manifestaram interesse em participar.

Haverá quatro categorias de premiação conforme o número de habitantes no município. Os critérios para a seleção são: inclusão socioeconômica dos catadores, sustentabilidade, caráter inovador, reaplicabilidade, impacto no público-alvo, integração com outras políticas, participação da comunidade, existência de parcerias e escopo do projeto. Para concorrer, é necessário ter mais de um ano de execução do projeto.

As iniciativas vencedoras, uma em cada categoria, vão receber da Fundação BB até RS 120 mil mediante apresentação de projeto da prefeitura, da cooperativa ou da associação de catadores.

Acesse o edital

Formulário de inscrição

Sobre o Prêmio

A primeira edição do Prêmio Cidade Pró-Catador foi lançada em setembro de 2013 com o objetivo de reconhecer as iniciativas de inclusão de catadores de materiais recicláveis na gestão de resíduos sólidos dos municípios. Houve a inscrição de 63 municípios, dos quais 10 foram selecionados na primeira etapa. As vencedoras foram Arroio Grande (RS), Bonito de Santa Fé (PB), Crateús (CE) e Ourinhos (SP).

A segunda edição, em 2014, premiou municípios ou consórcios intermunicipais com projetos conjuntos com entidades de catadores. Foram mais de 80 inscrições em quatro categorias e quatro iniciativas vencedoras – Londrina (PR), Santa Cruz do Sul (RS), Manhumirim (MG) e Brazópolis (MG).

www.fbb.org.br/@fundacaobb/facebook.com/fundacaobb/ youtube.com/fundacaobb / www.instagram.com/fundacaobb

Fundação BB – Imprensa – [email protected]

Telefones: (61)3104-4654 / 3104-4667 / 3104-4657