Busca
-
Mais Recentes
Nos Lençóis Maranhenses, um polo turístico de renome internacional, pacata e acolhedora com vasta dunas de areias brancas e diversos lagos
Barreirinhas é conhecido por ser a “porta de entrada” da região turística conhecida como Lençóis Maranhenses. O turista vai encontrar uma vasta área de dunas com areias brancas e diversos lagos, nesta região que também é denominada de “Deserto Brasileiro”.
Considerado um dos destinos mais bonitos do país, os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros e quilômetros de dunas branquinhas pontilhadas por lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Barreirinhas. De lá, é dada a largada para a exploração do cenário, que fica ainda mais exuberante entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas estão completamente cheias.
A cidade teve um crescimento bastante acelerado, em razão ao surgimento dos bairros Canequinho, Cebola e Aeroporto. Barreirinhas atraiu o turista com a suas belezas. Alguns lugares que o visitante não pode deixar de conhecer são: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Caburé, Atins e Mandacaru. Barreirinhas é uma cidade pacata e acolhedora, que ao longo dos anos se transformou rapidamente em um polo turístico de renome internacional.
Para conhecer os principais cartões-postais dos Lençóis – e outros recantos pouco conhecidos -, é fundamental o apoio das agências de turismo. Para entrar na reserva, por exemplo, é necessário acompanhamento de um guia credenciado.
Já para circular pela região, repleta de trilhas de areia e rios, somente em veículos com tração nas quatro rodas ou de barco. Estas são as únicas maneiras de se chegar às lagoas Azul, uma imensa piscina que faz jus ao nome; e Bonita, que exige a escalada de uma duna de 40 metros de altura.
Todos os sacrifícios, porém, são recompensados pelos banhos refrescantes, pelas paisagens únicas e pelo pôr do sol em meios aos montes de areia.
Contam os mais antigos moradores, que o nome de Barreirinhas teve a sua origem devido às paredes de barro (argila) que existem às margens do Rio Preguiças, que às vezes eram ladeadas por dunas de areia e que foram denominadas popularmente de “barreirinhas”. Este termo já era utilizado na região desde o final do século XVII. Pontos turísticos: Lagoa Azul: localizada no parque nacional dos Lençóis Maranhense. Lagoa Santo Amaro: a maior lagoa do Parque, onde é possível também visitar o Farol das Preguiças.
Também são os jipes e barcos que levam aos povoados vizinhos, com atrações menos exploradas. Em Santo Amaro do Maranhão fica a maior lagoa da região, a da Gaivota.
Já o vilarejo de Atins é o acesso mais fácil para a praia de Lençóis, com 70 quilômetros de extensão e completamente deserta – exceto na temporada de ventos, que atrai brasileiros e estrangeiros adeptos do kitesurf, que garantem um colorido a mais no cenário fantástico.
O cenário paradisíaco do parque espalha-se por uma área de 155 mil hectares, abrigando dunas que chegam a 40 metros de altura, lagoas de águas transparentes com nuances que vão do azul turquesa ao verde escuro, praia desertas e aves migratórias. A principal porta de acesso para a reserva é Barreirinhas, de onde partem os passeios de jipe e as caminhadas que levam às atrações, como as lagoas Bonita e Azul.
Dentro do parque, as estradas e as trilhas são de areia e sem sinalização, sendo obrigatório o tráfego em veículos 4×4 e a contratação de guias credenciados (inclusive para os percursos a pé). É recomendável levar água e comidas leves para os passeios, uma vez que não há infraestrutura de apoio na área protegida pelo parque.
Não deixe de visitar as áreas do parque próximas dos vilarejos de Atins e Santo Amaro – por lá estão algumas das lagoas mais bonitas da região e o melhor: com pouquíssimo movimento de turistas.
Como chegar em Barreirinhas e aos Lençóis Maranhenses – MA
Saindo de São Luís o percurso até Barreirinhas é feito pela BR-135, MA-402, em aproximadamente 250 km, quatro horas de viagem.O transporte de São Luís para Barreirinhas é realizado em diversos horários, saindo dos hotéis, rodoviária e aeroporto.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.