Santarém e suas belas atrações turísticas incluídas pela biodiversidade da Amazônia
Localizada no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, entre Belém e Manaus, Santarém oferece belas atrações turísticas, com a praia fluvial de Alter do Chão.
O estado do Pará fica na Região Norte do Brasil. Faz divisa com os estados do Maranhão, Tocantins, Mato Grosso, Amazonas, Roraima e Amapá.
As atrações turísticas no estado estão principalmente em sua capital, Belém, Ilha do Marajó, e Alter do chão em Santarém, com suas praias fluviais.
Santarém se localiza no meio da rota fluvial do Rio Amazonas, entre Belém e Manaus. O destino oferece belas atrações turísticas incluídas pela biodiversidade da Amazônia, com áreas de floresta tropical, grandes rios, igapós e cerrado.
Os principais atrativos turísticos de Santarém, são: Alter do Chão (que já foi considerada a mais bela praia fluvial do mundo); e o encontro das águas azuis do rio Tapajós com as águas barrentas do Amazonas.
A melhor forma de chegar à cidade é pelo aeroporto Maestro Wilson Fonseca. Outra forma tradicional são os barcos que fazem a maior parte do transporte da região circulando para todos os cantos, incluindo Manaus e Belém.
O acesso por estrada é complicado por contar ainda com grandes trechos de estradas de terra que ficam intransitáveis em períodos de chuva.
As melhores opções de hospedagem em Santarém se encontram na orla do Rio Tapajós, próximo ao calçadão e ao comércio.
No distrito de Alter do Chão, bastante procurado pelas praias fluviais, há um bom número de boas pousadas.
Assim como toda Amazônia, Santarém conta com dois períodos bem distintos. Na época das cheias a cidade fica mais bela, quando o Rio Tapajós atinge seu nível máximo, emparelhando com o calçadão. Já as praias do Rio Tapajós, como Alter do Chão perdem seu encanto, pois a água encobre as praias.
Na época da vazante (de agosto a janeiro) o nível dos rios baixa muito e as belas praias do rio Tapajós se mostram, formando cenários paradisíacos.
Assim como Manaus, Santarém também tem seu encontro das águas. A cidade se encontra junto à foz do rio Tapajós, onde suas águas azuis se juntam com as águas barrentas do Amazonas.
Este fenômeno pode ser visto a partir do mirante, próximo à orla ou através de passeios de barco, que saem do Terminal Fluvial Turístico diariamente. Neste passeio, o visitante conhece também vários canais do rio Amazonas, como o Igarapé dos Padres e o Igarapé Açu.
Apelidada de Caribe da Amazônia, a vila de Alter do Chão tem a praia que foi considerada por algumas revistas como a “mais bela praia fluvial do mundo”.
A praia de Alter do Chão só aparece no período de vazante do rio Tapajós (entre os meses de agosto e janeiro), onde se forma a Ilha do Amor, entre a água azul-turquesa e areias brancas.
Pequenos barcos e canoas atravessam os turistas que passam o dia na ilha paradisíaca, onde há árvores e cabanas cobertas de palha.
A vila fica a 35 km do centro de Santarém, com acesso asfaltado, onde é possível chegar de táxi ou por linha de ônibus, que passa pelas ruas do centro.
O calçadão da orla de Santarém é o ponto de encontro da cidade, principalmente à tardinha e a noite, quando o forte calor da região diminui e as pessoas saem para caminhar, comer fora, pescar no Rio Tapajós ou simplesmente passear.
No local os vendedores expõem seus produtos, os jovens saem para paquerar, pescadores pegam belos peixes, em pleno centro, e muito mais
O porto dos barcos de linha de Santarém chama a atenção pelo grande número de barcos e pela intensa movimentação de passageiros e mercadorias. No local foi construído uma espécie de dique que represa a água do rio Tapajós e serve de calçadão, um fato curioso é que na época das cheias o nível do rio fica mais alto que a rua que acompanha a orla.
A Floresta Nacional do Tapajós é uma área preservada, onde se pode ver trechos naturais da floresta Amazônica com árvores gigantescas como a Sumaúma, entre tantas outras espécies. Além da floresta a área conta com terras ribeirinhas com seus igapós, lagos, onde se pode avistar jacarés e pássaros. A unidade se encontra a cerca de 50 km da cidade, com acesso pela rodovia BR 163.
A bela praia de Ponta de Pedras, do Rio Tapajós, que se destaca por suas formações rochosas em meio a areia branca, que se mostra mais na época da vazante. Além de sua beleza natural, a praia dispõe de alternativas de passeios, como o Lago Preto, Lago do Tapari, Lago do Jacaré, Canal do Jari e a Ilha do Meio. A praia se localiza a 35 quilômetros da cidade, sendo 23 km pela Rodovia Everaldo Martins e mais 12 km por estrada de terra.
Fonte: Viagens e Caminhos.