Busca
-
Mais Recentes
Balneário Barra do Sul está localizado na região Norte/Nordeste do Estado de Santa Catarina. A princípio, foi denominada Barra do Sul, por estar localizado ao sul da ilha de São Francisco do Sul. Apesar da pequena população, é uma das localidades mais antigas de Santa Catarina e do Brasil, pela proximidade com São Francisco do Sul.
A maior parte da população nativa é descendente de portugueses e indígena, e herdaram de ambos a intimidade com o mar, a culinária baseada em frutos do mar. O crescimento de Balneário Barra do Sul possibilitou a instalação de inúmeras obras que vieram de encontro aos anseios da comunidade.
O município conta com as seguintes localidades: Linguado, Conquista Pinheiros, Costeira, Centro, Boca da Barra e Salinas. O balneário é conhecido pelos aspectos preservados, ainda nativos – mata Atlântica, restingas, dunas, lagoa e também as ilhas: dos Remédios (maior delas); Feia; Araras; Instriptinga e Islobo. O turismo é motivado por praias limpas e pela lagoa, a parte sul do Canal do Linguado, bastante convidativo a pescarias, esportes aquáticos e navegação para pequenas embarcações. O pico de movimento turístico ocorre nas quatro semanas em torno do Ano-novo. Curiosamente, a festa típica da cidade, a Festa da Tainha, ocorre em pleno inverno.
Balneário Barra do Sul tem 12km de praias, onde se reúnem anualmente milhares de turistas, especialmente no verão, por causa dos seus cenários nativos ainda preservados, da vegetação atlântica, restingas, dunas de areia, belas lagoas, areias monazíticas de qualidades terapêuticas e um agradável clima subtropical. Os melhores bares e restaurantes da cidade estão na Praia da Boca da Barra. Também à beira-mar está o local mais concorrido da cidade, conhecido como Point da Dô, ponto de encontro de surfistas e onde se realizam diversos campeonatos.
A natureza é exuberante na Barra do Sul, especialmente pela Lagoa de Barra do Sul e os rios Perequê, Ribeirão Cardoso e Areias Grandes, muito procurados para a pesca. Visite também a Lagoa Maria Fernanda e a Ilha do Remédio. Há também as ilhas Feia, Araras, Instriptinga e Islobo, cujas águas são ideais para pesca de mergulho.
Praias
Apesar do pequeno litoral, Barra do Sul reúne opções para todo tipo de visitante. A Praia do Bispo, com suas belas dunas, é a preferida dos surfistas. A Praia da Picama, de águas calmas, é ideal para banhos de mar e a mais freqüentada por famílias com crianças. A Praia da Salina é muito procurada por suas areias monazíticas, de qualidades terapêuticas, boas para o tratamento de reumatismo, artrose e outras doenças crônicas. A Praia da Boca da Barra é a preferida pelos esportistas, por ser ideal para a natação e a prática de esportes náuticos. Durante o verão, o Projeto Verão da Barra diverte os 50.000 turistas que visitam a cidade.
Além das lanchonetes e restaurantes especializados em frutos-do-mar, Barra do Sul realiza, sempre no mês de junho, a Festa da Tainha. Durante a temporada são realizados inúmeros eventos: shows ao ar livre, torneios de futebol de areia e voleibol, ginástica na praia, futvolei e futsal. Na Praia da Boca da Barra têm lugar os campeonatos de surf da ASB (Associação de Surf de Barra do Sul), como o SURFEST, um dos principais eventos da cidade, que reúne atletas de vários Estados.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Portal Férias.