Busca
-
Mais Recentes
Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes destinos turísticos da Serra Gaúcha e do Brasil. A vocação industrial e turística, as paisagens ‘bordadas de parreirais’ e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante.
Já faz mais de um século que os primeiros imigrantes italianos aportaram em Bento Gonçalves. E a cada ano que passa, as raízes ficam mais profundas e preservadas através da arquitetura, da música, da alegria dos descendentes, da mesa farta e, em especial, da arte de saborear bons vinhos. A bebida produzida na região vem sendo reconhecida como a melhor entre as fabricadas no Brasil e se destacando no exterior ao abocanhar alguns prêmios internacionais.
A Capital Brasileira da Uva e do Vinho tem na hospitalidade uma de suas características mais marcantes. As inúmeras feiras e congressos nacionais e internacionais marcam os eventos da cidade.
Na capital nacional do vinho, conhecer as vinícolas que se espalham pela cidade e seus arredores é programa obrigatório. Em muitas casas, há visitas guiadas por enólogos que começam nos parreirais e terminam com degustações, passando por criptas e corredores tomados por tonéis de carvalho.
Bento Gonçalves recebe também muitos visitantes interessados na farta gastronomia herdada dos imigrantes italianos e aqueles visitantes que preferem desfrutar do contato direto com a natureza, visitando o interior dos distritos ou praticando atividades de ecoturismo. Bento Gonçalves, sendo pioneira como destino enoturístico do país, sedia eventos de grande importância na área como a Avaliação Nacional de Vinhos, o maior evento do gênero no ramo da vitivinicultura e também o Concurso Internacional de Vinhos do Brasil, que em 2014 apresentou a maior edição da história do evento, com 709 amostras de 18 países, e premiando vários vinhos produzidos pela vinícolas de Bento.
Tanto a Avaliação Nacional quanto o Concurso Internacional são eventos credenciados pela Organização Internacional da Uva e do Vinho – OIV e pela União Internacional de Enólogos – UIO. As temperaturas tipicamente européias, que chegam a até três graus negativos no inverno e trinta e seis graus no verão, proporcionam um espetáculo magnífico da natureza. As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera.
A atividade, batizada como enoturismo, leva os visitantes ao Vale dos Vinhedos, uma área de 80 quilômetros quadrados recortada por estradinhas e emoldurada por colinas e muitos parreirais, onde fica a maioria das vinícolas. Por lá estão as instalações da Miolo, uma das mais movimentadas; e da tradicional Casa Valduga, que abriga uma charmosa pousada, além de um restaurante aberto ao público nos finais de semana.
Depois de experimentar os tintos, os brancos e os espumantes, não deixe de conhecer o roteiro Caminhos de Pedra, uma vila salpicada de construções em madeira e pedra que abrigam casas de massas, de teares, de erva-mate e capelas.
Aproveite para saborear os queijos e os salames produzidos na região, mas guarde espaço para se entregar à boa e farta mesa dos restaurantes de Bento Gonçalves, especializados em galeto. Para acompanhar a ave assada na brasa, as opções vão de salada à polenta, passando por sopas e massas. Não se preocupe com as calorias extras – elas podem ser queimadas durante as atividades radicais praticadas no Vale do Rio das Antas, como trekking e rafting.
Ficou com saudades dos brindes? Siga a Rota Vinhos de Montanha (no município vizinho de Pinto Bandeira) e a Rota dos Espumantes (Garibaldi). Ou pegue a Maria-Fumaça que leva ao município de Carlso Barbosa. A divertida viagem surpreende já no embarque, com degustação de queijos e bebidas. Ao longo do trajeto de uma hora e meia, os vagões são animados por grupos folclóricos que capricham no repertório de músicas italianas. Chegando ao destino, as estrelas são os espumantes, servidos em larga escala.
A Prefeitura de Bento, através da Secretaria de Turismo promove uma programação temática para tornar a sua visita ainda mais interessante: O Bento em Vindima, de janeiro a março, movimenta a atividade da colheita da uva; o Bento Sensação, de junho a agosto, com a diversidade e atrativos do inverno na serra gaúcha e também: O Estação Primavera em Bento, de setembro a novembro, que promove o encontro com a natureza e cultura locais.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.