Caxias do Sul é uma cidade privilegiada, a maior do Roteiro Turístico da Serra Gaúcha, hospitaleira e tem a tradicional Festa da Uva
Um dos destinos preferidos dos apreciadores de bons vinhos e espumantes nacionais, Caxias do Sul mescla atrações que vão além das vinícolas. Na programação turística estão museus, igrejas, casas históricas, cantinas e, nos anos pares, a tradicional e concorrida Festa Nacional da Uva. O evento acontece no mês de fevereiro – época das colheitas -, com desfile de carros alegóricos, degustações e espetáculos de música e de dança.
A ocupação por imigrantes italianos, em sua maioria camponeses da região do Vêneto (Itália), deu-se a partir de 1875, localizando-se em Nova Milano. Estes por sua vez, buscavam um lugar melhor para viver, no entanto encontraram lombrados, trentinos e outros. Muitos imigrantes eram camponeses, porém alguns eram pequenos comerciantes que começaram a montar as primeiras fábricas na cidade.
As lembranças e referências dos colonizadores italianos estão por toda a parte, em especial na zona rural, onde a paisagem é emoldurada por parreiras, construções em pedra e capelinhas. A área foi dividida em roteiros, uma maneira de facilitar as visitas e não deixar nenhum atrativo de fora.
O desenvolvimento e o crescimento local ocorreram, mas até hoje a cidade apresenta traços dessa colonização, como o processo de produção de vinho e alguns passeios no “Caminhos da Colônia”, que oferece aos seus visitantes a chance de conhecer um pouco da origem da cidade. Outros lugares também são de grande importância para Caxias do Sul, como o Museu Municipal, o Museu da Casa da Pedra e o Parque Centenário que realiza a famosa e nacionalmente conhecida Festa da Uva, que atrai muitos turistas.
A cidade é muito hospitaleira, e seus visitantes além de aproveitar de momentos de muito lazer conhecem também o prato típico regional, o Galeto Al Primo Canto que é uma mistura da culinária brasileira com a italiana.
Caxias do Sul é uma cidade privilegiada, pois consegue unir tranquilidade e progresso. A Festa da Uva é a principal festividade de Caxias do Sul, dedicada a celebrar a colonização italiana e reavivar as tradições históricas da comunidade. Realiza-se a cada dois anos desde 1931, e anima toda a cidade em uma variedade de eventos que se desenrolam nos quinze dias de sua duração.
No Parque de Exposições são montados centenas de estandes que apresentam os produtos agrícolas típicos da região, naturalmente com destaque para a uva, além de outras seções darem uma amostragem da atividade local nos setores da culinária, da indústria e do comércio.
Acontecem também shows de música, teatro, danças, distribuição gratuita de uva, exposições temáticas, artísticas e históricas, jogos desportivos típicos da vida colonial como arremesso de queijo, amassamento de uva com os pés e corrida de tratores, as cantinas e vinícolas se abrem para os turistas, mas o evento mais marcante é o desfile de carros alegóricos, que ilustram vários aspectos do tema proposto para cada edição. No desfile aparecem a rainha e as princesas da Festa, consideradas verdadeiras embaixatrizes da cidade, divulgando-a em outros lugares. Embora os imigrantes italianos sejam os protagonistas da Festa, outras etnias que participaram da construção da cidade também são representadas e homenageadas.
No Centro da cidade, o legado dos colonos se faz presente na Igreja de São Pelegrino, com portas de bronze, murais de Aldo Locatelli e uma réplica da Pietá, de Michelangelo.
No acesso para Flores do Cunha, por exemplo, fica o Caminhos da Colônia, que apresenta as cantinas Zanrosso e Tonet, com restaurantes, fabricação e venda de vinhos e produtos coloniais. Já na Estrada do Imigrante está o Museu Zinani, de 1915, com objetos da época; e a Casa Bonet (1877), toda de pedra. No Vale Trentino, o Museu Municipal da Uva e do Vinho é a principal atração e guarda máquinas utilizadas em vinícolas desde o século 19. Outro roteiro é o Ana Rech, que leva ao Château Lacave, uma réplica de castelo medieval com salas temáticas, adega, degustação e venda de vinhos.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.