Brasília: Capital do Brasil, conhecida Internacionalmente como Patrimônio Cultural da Humanidade, excelente estrutura para o turismo de negócios e eventos
Rica em arquitetura modernista, Brasília é uma cidade peculiar em todos os aspectos. Nossa Capital Federal foi a única cidade moderna do mundo até agora a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Entre as suas atrações mais visitadas estão os inúmeros projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer e urbanísticos de Lúcio Costa.
A cidade de Brasília nasceu em 1960, quando o então presidente Juscelino Kubitschek decidiu construir uma cidade planejada no meio do nada. Assim nasceu Brasília, em pleno cerrado do Planalto Central, para ser a capital brasileira, com largas avenidas, imensos canteiros e jardins.
As construções surpreendem pelo modernismo, cheias de curvas e ângulos arrojados. Os principais monumentos e edificações diferenciadas encontram-se no Eixo Monumental, desta forma, fica muito fácil visitá-los em sequência.
Em pleno deserto, pousa o traço do arquiteto e a profecia do santo torna-se realidade. A terra vermelha encontra o mais límpido azul. Vista do alto, parece um avião, com as asas abertas. Nesta enorme maquete habitada, as decisões da nação correm velozes em grandes avenidas, em suntuosos templos e igrejas, em construções futuristas e, ao mesmo tempo, a velocidade encontra a calmaria de grandes parques urbanos.
Brasília é a reinvenção da rosa dos ventos idealizada por dois gênios: Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Em 1955, o candidato à Presidência da República, Juscelino Kubitschek, lançou o slogan da campanha: “50 anos em 5”. Nascia, a meta de criar uma cidade para ser a capital do país. Para isso, foi organizado um concurso, que iria eleger o plano-piloto da nova capital. Em 1960, é inaugurado o arrojado projeto urbanístico de Lúcio Costa, arquiteto eleito com base na promessa política de JK, com construções assinadas por Oscar Niemeyer.
Brasília a Capital do Brasil, tem um dos melhores Índices de Qualidade de Vida do país. As preciosidades com o paisagismo de Burle Marx, a arquitetura de Athos Bulcão, os vitrais de Marianne Peretti e as esculturas de Alfredo Ceschiatti e Bruno Giorgi.
Brasília por ter uma excelente estrutura para o turismo de negócios e eventos, também recebe turistas de todos os cantos do mundo. Apesar de ter um cenário político do país, a quantidade de atrativos são muitos para a maioria de seus visitantes, a cidade oferece serviços turísticos de alto padrão e qualidade, que surpreendem os turistas que procuram em Brasília lazer e cultura, além dos que dão uma esticada na permanência antes ou depois de eventos e negócios.
Há muitos espaços e opções de atividades culturais e recreativas nesta cidade, onde vibra a riqueza e diversidade de todos os cantos de Brasília. Viver em Brasília tem sido aclamado por seu uso em larga escala da arquitetura modernista e por seu plano urbanístico um tanto utópico.
Após uma visita a Brasília, o escritor francês Simone de Beauvoir se queixou de que todas as super quadras da cidade exalavam o mesmo ar de monotonia elegante. Como o privilégio dado ao transporte rodoviário, o projeto de Brasília produziu uma cidade de qualidade relativamente alta de vida, em que os cidadãos vivem em áreas arborizadas, com esportes, lazer e estrutura, ladeadas por pequenas áreas comerciais, livrarias e cafés, a cidade é famosa por sua culinária e trânsito eficiente.
Brasília é a Capital de todos os brasileiros, sua população é formada por pessoas vindas de todos os cantos deste grande País. Cada uma dessas pessoas traz consigo a cultura de suas regiões, o que faz de Brasília uma cidade rica e diversificada na sua gastronomia e na cultura.
O Turismo: Bandeira Brasileira na Praça dos Três Poderes. Brasília é classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, uma agência da ONU e recebe cerca de um milhão de visitantes anualmente.
Entre as suas atrações mais visitadas estão os diversos projetos arquitetônicos de Oscar Niemeyer. O turismo cívico é valorizado por estarem localizados na capital os órgãos governamentais da administração direta e os representantes dos três poderes republicanos. O ecoturismo por estar localizado a 1000 metros acima do nível do mar, no imenso platô do Planalto Central.
Os principais monumentos da cidade encontram-se no Eixo Monumental. A Ponte Juscelino Kubitschek, mais conhecida como Ponte JK premiada internacionalmente, o Lago Paranoá entre o Setor de Clubes Esportivos Sul. A Catedral de Brasília é uma obra surpreende por dentro e por fora. O Santuário de Dom Bosco com gigantescos vitrais em várias tonalidades de azul, entremeados por pontos claros, que mudam conforme a luz do sol, nos arcos de 18 metros de altura. O Parque da Cidade, com quatro milhões de metros quadrados, quadras de esportes, kartódromo, lago com pedalinhos, piscina de ondas, hípica, ciclovia, pista de skate e muito mais, tudo assinado pelo paisagismo de Burle Marx.
A cidade ainda conta com várias áreas verdes, como o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral, o Parque Olhos D Água, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico na Candangolândia e o Parque Ecológico Burle Marx. O turismo histórico na capital federal não se restringe ao período posterior à fundação, mas também resgatam locais e fatos anteriores, como a Estrada Geral do Sertão.
Fonte: Guia do Turismo Brasil, Férias Brasil e Viagens e Caminhos.