Busca
-
Mais Recentes
Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens dos doze profetas em tamanho real e que são visitadas anualmente por turistas
Congonhas é uma das cidades históricas de Minas Gerais. Assim como Ouro Preto e Mariana, surgiu na época da exploração do ouro. Está localizada a 70 km de Belo Horizonte, famosa por fazer parte do Ciclo do Ouro no país e, também por sua expressão cultural. Foi nesta cidade que Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, construiu parte de um dos mais famosos e belos conjuntos arquitetônicos do Brasil.
A principal atração da cidade e Cartão-postal de Congonhas é a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Situada no alto de uma colina, constitui um dos mais famosos e belos conjuntos arquitetônicos do Brasil.
Além da igreja se destacam os 12 profetas esculpidos em pedra-sabão. O autor desses tesouros da arte barroca foi Aleijadinho, entre 1800 e 1805.
No adro do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Aleijadinho esculpiu em pedra-sabão as famosas imagens dos doze profetas em tamanho real, que são visitadas anualmente por turistas do Brasil e de todo o mundo. Além disto, as seis capelas que representam os Passos da Paixão de Cristo e compõem o Jardim dos Passos, em frente à basílica, representam a via Sacra com belíssimas imagens esculpidas em cedro com tamanho natural, também por este grande artista barroco e pintadas pelo Mestre Athayde. O interior delas abriga 64 imagens esculpidas em cedro.
No total são 78 esculturas em tamanho natural, os 12 profetas confeccionados em pedra-sabão e as 64 esculpidas em cedro, formando um excepcional conjunto de obras de arte. Esse conjunto monumental foi tombado pela Unesco e transformado em Patrimônio da Humanidade em 1985. As capelas abrem à visitação de terça a domingo, até 20h30.
Sobre Aleijadinho
Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, natural de Ouro Preto (1738-1814), foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial.
Deixou um acervo estimado em 400 obras realizadas principalmente nas cidades de Ouro Preto, Sabará, São João del Rei e Congonhas.
Os principais monumentos que contém suas obras são a Basílica de do Bom Jesus de Matosinhos e a Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.
O município também é muito procurado por suas festas religiosas, que a cada ano reúne mais fiéis durante as romarias. Quem visita Congonhas, além de se deliciar com a beleza histórica, pode saciar o apetite com a deliciosa comida típica mineira.
Essa cidade é considerada perfeita para o turismo e lazer, porque reúne arte, história, culinária e beleza num só lugar. Os principais atrativos de Congonhas são: Basílica Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Romaria, Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja do Rosário, museu da Imagem e Memória e o Parque da Cachoeira.
Antes de ser a “Cidade dos Profetas”, Congonhas foi e ainda é um grande centro de peregrinação. Todo ano, o município reúne milhares de fiéis em busca da cura das suas aflições.
Romaria é um prédio de forma circular com um enorme pátio em seu interior. O local servia de abrigo aos pobres que iam à Romaria do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, todos os anos. Com o tempo, o espaço foi vendido a um hotel e depois (em 1993), recuperado e restaurado pela prefeitura de Congonhas.
Hoje o espaço é destinado à preservação da história, cultura, artes, lazer e turismo em Congonhas. Além disso, é um lugar bonito para visitar e tem se tornado ponto de encontro e de realização de shows.
Por ser um destino de atrações históricas e culturais, a cidade de Congonhas pode ser visitada em qualquer época do ano. Para pegar menos chance de chuva vá entre abril e setembro. De outubro a março são os meses mais chuvosos.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Viagens e Caminhos.