Busca
-
Mais Recentes
Linhares um dos maiores resquícios da mata atlântica do Brasil, contando com a Floresta Nacional de Goitacazes, a Reserva Biológica de Comboios, a Reserva Biológica de Sooretama, além da reserva particular da Companhia Vale do Rio Doce, devido a sua topografia extremamente plana, Linhares tem 69 lagoas, algumas de grande porte, como a Lagoa Juparanã, com 30 km de extensão por 4 a 5 km de largura.
As lagoas oferecem um importante atrativo turístico, sendo visitadas por milhares de pessoas constantemente.
A natureza foi generosa com Linhares, presenteando a região com lagoas, praias e cachoeiras, além de fauna e flora da Mata Atlântica. Para preservar tanta riqueza, áreas de proteção ambiental foram criadas. Entre elas está a Reserva Natural da Vale do Rio Doce, com dois mil quilômetros quadrados de floresta, explorada através de trilhas sinalizadas.
Já a Reserva de Comboios tem as tartarugas como foco. São 37 quilômetros de praias isoladas e, no Centro de Visitantes, um aquário apresenta as diferentes espécies. O projeto é desenvolvido na comunidade de Regência, uma simpática vila de pescadores.
Linhares é de fácil acesso, pela proximidade da Capital (Vitória), dotada de porto e aeroporto. A cidade é cortada ao meio pela BR 101, a principal rodovia brasileira. Por ter sido planejada, a cidade possui ruas amplas e longas, bem pavimentadas. As quadras são regulares, como todo o município, é plano, com pequenas colinas levemente onduladas, cercada de florestas, o centro da cidade é visitado por pássaros silvestres e outros animais.
Os seus recursos naturais e sua localização, a cidade está em pleno desenvolvimento. As praias, apesar da dificuldade de acesso (45 km da sede, em estrada parcialmente pavimentada), atraem turistas por serem ótimas para a prática de surf, pesca oceânica e tranquilidade junto à natureza.
Os surfistas marcam presença na praia da Povoação, com ondas grandes e fortes; enquanto Pontal do Ipiranga chama a atenção pela vegetação de restinga e o rústico cenário preservado.
O litoral de Linhares possui uma unidade do Projeto TAMAR (tartarugas-marinhas), na vila de Regência, por ser um local de reprodução desses animais, especialmente da tartaruga de gigante. O Rio Doce, o maior do estado e um dos maiores da Região Sudeste, tem sua foz no município, e atravessa a cidade de Linhares. O Delta do Rio Doce forma um espetáculo natural que atrai a visita de muitos turistas.
Outro atrativo do litoral de Linhares é a Praia de Barra Seca, onde é praticado o naturismo. Primeira praia oficial de nudismo do Espírito Santo. A privacidade é garantida – para chegar lá, só de barco, uma vez que a praia é isolada na foz de encontro do rio com o mar. Na área próxima existe infraestrutura com pousadas para receber os turistas.
Quem é fã de água doce faz a festa na cachoeira de Angeli, rodeada por mata Atlântica, bromélias e orquídeas.
E tem ainda as dezenas de lagoas, como Juparanã – boa para banhos, pesca de dourado e para curtir o pôr do sol – e Nova, procurada para passeios de lancha.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.