Criciúma, a cidade mais populosa do sul catarinense é polo industrial em diversos setores, principalmente o carvão
Conhecida por ser a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico, a mina Octávio Fontana, permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade
Município da Região Sul, a 200 km de Florianópolis no estado de Santa Catarina, sendo a principal cidade da Região Metropolitana, além de ser a cidade mais populosa do Sul Catarinense, a quinta maior do estado de Santa Catarina.
A cidade é polo industrial em diversos setores: confecção, embalagens, cerâmico, plástico e descartáveis, metal mecânico, extração do carvão mineral, construção civil e material gráfico.
Uma das maiores reservas de carvão mineral do país fica em Criciúma, famosa também pela produção de pisos e azulejos. Lá fica a primeira mina modelo do Brasil, aberta à visitação desde 1984 e que funcionou entre 1920 a 1955. O percurso de 150 metros é percorrido em vagonetas e termina em um museu onde os visitantes encontram fotografias, documentos e ferramentas.
Conhecida por ser a Capital Brasileira do Carvão e do Revestimento Cerâmico. No seu subsolo abriga uma das maiores reservas minerais do país, a mina de visitação Octávio Fontana, permite uma visão da evolução histórica da riqueza extrativa da cidade, colonizada por italianos, alemães, poloneses, portugueses e árabes, a cidade preserva a cultura dos variados povos através da arquitetura e dos costumes. O maior legado foi o deixado pelos italianos, em especial, na cozinha. Nos restaurantes do bairro de Nova Veneza, a 17 quilômetros, as receitas seguem as tradições da mamma. O destaque é a galinha caipira ensopada com polenta, muitas vezes acompanhada por massa caseira e almeirão com bacon.
Para saber como era a rotina dos colonos vindos da Itália no começo do século 20, siga para o Museu ao Ar Livre, também chamado de Museu do Imigrante. Por lá estão réplicas de construções como engenho, casa de farinha e cantina de vinho.
Entre tantas festas populares que acontecem no Sul, uma delas é em Criciúma, realizada há mais de 24 anos, a Festa das Etnias, que nas primeiras edições recebeu o nome de Quermesse por ser realizada na Praça Nereu Ramos.
Ao lado da Catedral São José, reúne todas as tradições étnicas da região e tem como principais objetivos promover as manifestações culturais e integrar os colonizadores de Criciúma, repassando assim sua história cultural.
Vale a pena conhecer: O Parque das Nações Cincinato Naspolini e o Parque Centenário. Outra atração da cidade é a Barragem do Rio São Bento, com visitas guiadas até à central de controle. Não esqueça de fazer agendamento. Da estrada, avista-se a torre da igreja do antigo vilarejo de São Pedro, hoje submerso.
O aeroporto que supre o município de Criciúma é o Aeroporto Diomício Freitas, localizado no município de Forquilhinha. Nas proximidades das rodovias, que interligam a cidade de Criciúma com as cidades de Forquilhinha, Meleiro e outras cidades da região sul de Santa Catarina. O aeroporto Diomício Freitas também é um polo de voos.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.