O Jalapão é repleto de belezas naturais, o melhor destino para a prática do turismo de aventura
Mateiros está repleta de belezas naturais da região do Jalapão. Esta cidade é um dos melhores destinos do Brasil para a prática do turismo de aventura.
Mateiros recebeu este nome, devido ao grande número de veados da espécie mateiro que existem na região. A cidade é um dos maiores produtores de soja do Tocantins. O grão é cultivado na Serra Geral, divisa com o Maranhão, Piauí e Bahia.
Antigamente, o vilarejo não possuía energia elétrica e estava sem infraestrutura alguma. A cidade era um lado esquecido do extremo sudeste do Tocantins.
Quando Mateiros foi descoberta, em razão ao seu ecoturismo, virou um centro de expedição do IBAMA. A partir deste momento, foi criada a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins e o Parque Estadual do Jalapão. Na região localizam-se alguns atrativos naturais importantes como a cachoeira da Formiga, a cachoeira da Velha, o Fervedouro, as dunas do Jalapão, além da Serra da Muriçoca e a Pedra da Baliza.
Pouco conhecido e selvagem, o Parque Estadual do Jalapão é afastado e de difícil acesso. Apesar do isolamento, a região está entre as mais bonitas do país graças à vida e às cores que emanam da natureza. No meio do cerrado surgem jardins de capim dourado, enquanto longínquas estradas de muita terra levam a verdadeiros oásis cercados por cachoeiras, poços de águas verde-esmeralda, dunas gigantescas…
A incomunicabilidade – celulares não pegam em boa parte dos roteiros -, reforça o contato total e exclusivo com natureza e seus encantos. A infraestrutura para explorar cada recanto, porém, existe.
Por conta das grandes distâncias e das poucas opções de hospedagem e alimentação, diversas agências de viagens oferecem roteiros para conhecer o Jalapão – e contratar uma é a maneira mais indicada para encarar a “expedição”.
Os serviços costumam incluir traslado em veículos 4×4 a partir de Palmas – a 152 quilômetros de Ponte Alta do Tocantins, considerada a porta de entrada do parque e acessível por estrada asfaltada – além de passeios rumo aos principais atrativos, como a cachoeira da Velha, o Fervedouro, as Dunas e o Mirante da Serra do Espírito Santo, todos distantes entre si e próximos do município de Mateiros. Os pacotes também incluem pernoites em acampamentos com direito a banho quente e refeições.
Na cidade de Mateiros também existe uma comunidade bastante conhecida, chamada de Mumbuca. Ela ficou conhecida por seu artesanato de capim dourado que passou a ser vendido em todo o país e em alguns lugares no exterior.
Calor, sacolejo e cansaço andam de mãos dadas na região. A trinca, porém, perde força quando o visitante aprecia o pôr do sol do alto dos montes de areia alaranjada, mergulha nas águas cristalinas das quedas d’água e das prainhas ou curte um rafting no Rio Novo.
Quem não abre mão de fazer compras, mesmo estando em um lugar como o Jalapão, encontra uma agradável surpresa: o artesanato em capim dourado, produzido na comunidade quilombola de Mumbuca. As belas peças também são encontrados em um mercadinho de artesanato em Mateiros e também nos acampamentos.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.