Busca
-
Mais Recentes
A mais nova capital do país, Palmas foi fundada em 1989. Graças ao planejamento urbano, a cidade tem avenidas longas e largas, intercaladas por rotatórias ajardinadas e parques. Um dos mais procurados pelos moradores nos finais de semana é o Parque Cesamar, com pista de corrida, lago e trilhas.
Com temperaturas médias em torno dos 27 graus, Palmas oferece praias de água doce para refrescar os visitantes. Ao redor do lago da usina – uma área de 160 quilômetros de extensão – ficam a praias da Graciosa, do Prata e das Arnos, contornadas por quiosques e barracas e perfeitas para a prática de esportes náuticos. O pôr do sol é concorrido em Graciosa, praia de melhor infraestrutura.
Quando o assunto é cultura, o orgulho da cidade é o Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer. O espaço conta com salão de exposições e acervo formado por fotografias, documentos e objetos doados pela família Prestes. Já para conhecer a arte local visite a Feira do Bosque, que acontece aos domingos no Bosque dos Pioneiros; e o Espaço Popular, com trabalhos de artesãos da capital e de cidades vizinhas. As peças em capim dourado, como bijuterias, bolsas e utensílios encantam mulheres de todas as idades.
No quesito ecoturismo, as principais atrações ficam no distrito de Taquaraçu, a 27 quilômetros. O clima é ameno e propício para caminhadas que levam a dezenas de cascatas em meio à serra do Lageado. Contrate um guia e inclua no roteiro a cachoeira da Fazenda Encantada, uma sequência de seis quedas-d’água em meio à mata nativa. A área oferece ainda poços para banho e prática de rapel. Já as cachoeiras do Roncador, com 50 metros; e de Sambaíba chamam a atenção por conta das piscinas naturais.
Palmas é a capital e também a maior cidade do Tocantins, A cidade foi construída pelos trabalhadores que vieram do interior do Tocantins e de vários outros estados do país. Em 1990, Palmas passou a ser a capital do estado.
De um modo geral a cidade é caracterizada pelo seu planejamento, pois foram criadas quase na mesma forma de Brasília, com a preservação de áreas ambientais, boas praças, hospitais e escolas.
O município caracteriza-se também por ser a segunda capital com melhor qualidade de vida do Norte do Brasil. O crescimento de Palmas foi demasiado grande durante a década de 1990. Sua urbanização também cresceu nos últimos anos. A cidade tem um crescimento econômico maior do que o índice nacional e do Tocantins.
Palmas é moderna, arrojada, e cresce a cada dia aliando desenvolvimento e progresso à qualidade de vida. Seus atrativos turísticos e culturais são as praias fluviais, as cachoeiras de Taquaruçu, o Parque Cesamar, artesanato de capim dourado e monumentos com arquitetura moderna e futurística que compõem a sua paisagem.
O Memorial Luis Carlos Prestes, projetado por Oscar Niemeyer, é uma homenagem à marcha realizada pela Coluna Prestes. O local conta com salão de exposições, auditório com 99 lugares, sala de vídeo e salas abertas para pesquisas e estudos. Lago da Usina Hidrelétrica, com 163 km de extensão e área de 630 km2, o lago tem a capacidade de armazenamento de 5,5 bilhões de metros cúbicos de água, onde vivem aproximadamente 300 espécies de peixes.
A Feira do Bosque, já se tornou uma tradição para a família palmense, que desfruta de lazer e cultura em um ambiente agradável, junto à natureza. A feira da 304 Sul é um dos principais pontos turísticos de Palmas. A praia da Graciosa tem uma ótima infraestrutura, com bares, restaurantes, quadras de esportes e marina. A partir da praia da Graciosa, o turista tem acesso à Ilha Canela.
Na praia da Prata o visitante tem quiosques de palha, banheiros, telefone, bares e restaurantes. A praia das Arnos é uma das mais populares, com infraestrutura mais simples, porém, o suficiente para divertir os turistas. Encantos de Taquaruçu, encravado no pé da Serra do Carmo, são o clima ameno. No distrito, encontram-se localizados aproximadamente 70 atrativos naturais. Há restaurantes, bares e o Centro de Atendimento ao Turista com guias disponíveis para passeios. Jalapão, distante 300 km da capital Palmas, na divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, em uma região com mais de 34 mil km², que engloba o Parque Estadual do Jalapão e área dos municípios de Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix, entre outros. Esses municípios concentram os principais pontos turísticos do Jalapão e recebem durante todo o ano viajantes em busca do intenso contato com a natureza no cerrado brasileiro.
Fonte: Guia do Turismo Brasil e Férias Brasil.